Quanto a solubilidade dos ácidos graxos em água o que pode interferir?

Índice

Introdução

Dentre os compostos orgânicos que constituem os organismos, os lipídios compõem um grupo bem diverso em estrutura, características e funções.

A principal característica dos lipídios é sua insolubilidade em água. Como são compostos apolares, a água, sendo polar, não exerce influência na sua estrutura. Por outro lado, são solúveis em solventes orgânicos como álcoois, éteres e cetonas.

Os lipídios mais básicos são constituídos predominantemente por carbono, hidrogênio e oxigênio, embora existam outros com nitrogênio, fósforo ou magnésio em sua cadeia. Formam também longas cadeias carbônicas (por isso sua apolaridade) e, quando ligados a ácidos carboxílicos (COOH), formam os ácidos graxos.

Quanto a solubilidade dos ácidos graxos em água o que pode interferir?
Exemplo de ácido graxo. Uma longa cadeia carbônica com um grupo carboxílico em sua extremidade.

A síntese de lipídios, geralmente, ocorre no próprio organismo, mas também é possível ingeri-los através da alimentação, principalmente como óleos e gorduras.

Sua degradação geralmente envolve a ação de bases fortes para formar sais, alcoóis e outros produtos no processo conhecido como hidrólise alcalina ou saponificação. A estrutura diversa e as funções dos lipídios permitem classificá-los em algumas classes.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Carotenóides

São substâncias que compõem os pigmentos encontrados em vegetais, algas, fungos e bactérias. De coloração amarela, laranja, vermelha ou roxa, possuem ação oxidante importante para a fotossíntese, protegendo a clorofila do excesso de luz.

Os carotenóides são parte relevante na alimentação humana, principalmente os betacarotenos, que atuam como precursores da vitamina A e que está relacionada diretamente na respiração celular e nos pigmentos da retina, auxiliando na visão.

Além da síntese de Vitamina A, podem atuar como poderosos antioxidantes. São encontrados em alimentos como cenouras, beterraba, abóboras, brócolis, pimentões, mamão e batata-doce.

Ceras

Produzidas através da interação entre um ou mais ácidos graxos e um álcool diferente do glicerol (que forma os glicerídeos). A função principal das ceras é atuar na impermeabilização de componentes dificultando a entrada e saída de água.

Estão presentes na epiderme de vegetais, superfície de frutas, exoesqueleto de insetos e compondo as chamadas “ceras de ouvido”, que protegem o canal auditivo da entrada de água, formigas e outros insetos.

Fosfolipídios

Os fosfolipídios são um dos exemplos de lipídios que contém em sua estrutura mais do que apenas carbono, hidrogênio e oxigênio. O fosfolipídio é o principal componente da membrana plasmática celular e possui um íon de fósforo ligado em uma extremidade, chamada de cabeça.

O restante do fosfolipídio é composto predominantemente por ácidos graxos formando sua cauda. Como dito anteriormente, os ácidos graxos são apolares, não se interagindo com a água (hidrofóbicos).

A cabeça, porém, contendo o íon fosfato, é polar, interagindo com a água (hidrofílica). O fosfolipídio possui, dessa forma, uma região hidrofóbica e outra hidrofílica, sendo uma molécula anfipática.

Devido a essa característica, os fosfolipídios se organizam formando uma dupla camada na membrana plasmática. Essa bicamada lipídica faz com que a parte hidrofílica não entre em contato com a água.

Além de compor a membrana plasmática celular, os fosfolipídios também compõem a membrana de organelas celulares como mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático e complexo golgiense.

Estrutura de um fosfolipídio.

Glicerídeos

Podem ser apresentados como óleos, quando líquidos na temperatura ambiente, ou gorduras, se sólidos na temperatura ambiente.

Os glicerídeos são sintetizados a partir de um álcool chamado glicerol e três ácidos graxos, formando o triglicerídeo.

Esse tipo de lipídio atua, principalmente, como reserva energética em animais e vegetais. A quebra dos triglicerídeos gera compostos que entram na respiração celular gerando ATP para doar energia para as reações metabólicas.

Além da função de reserva, também atuam como importantes isolantes térmicos e amortecedores de impacto. Está presentes em óleos de sementes e vegetais ou em gorduras de proteínas de origem animal.

Esteroides

Os esteroides se diferem bastante dos demais compostos lipídicos lineares, geralmente constituídos de ácidos graxos. Seu composto mais conhecido é o colesterol, que tem como uma estrutura um conjunto de quatro anéis aromáticos interligados.

O colesterol está presente membrana plasmática dos animais atuando na estabilização e garantindo maior integridade da membrana. Além disso, assim como os demais esteroides, o colesterol auxilia na síntese de hormônios, principalmente os sexuais como testosterona (hormônio masculino) e estrógeno (hormônio feminino).

Estrutura química do colesterol.

A concentração de colesterol na corrente sanguínea está relacionada a doenças cardiovasculares. Para entender esse conceito é importante diferenciarmos os lipídios esteroidais em dois grupos:

  • HDL: Lipídios de alta densidade;
  • LDL: Lipídios de baixa densidade.

A relação entre esses dois tipos de lipídios (que são colesteróis associados a proteínas para transporte – lipoproteínas) garante a estabilidade dos vasos sanguíneos.

Os LDL são colesteróis oriundos, geralmente, de uma dieta gordurosa e podem sofrer oxidação e se acumular na parede dos vasos sanguíneos formando ateromas.

Os HDL, em concentrações adequadas, não se acumulam nos vasos e até auxiliam no transporte de colesterol para o fígado. Pode ser sintetizado no próprio organismo ou ser consumido na dieta em alimentos ricos em ômega 3, como óleos de peixe, alimentos integrais e vegetais.

Exercício de fixação

UEL-PR

O óleo vegetal, componente do biodiesel, é do grupo dos triglicerídeos, podendo ser extraído de várias fontes, como amendoim, mamona, algodão e girassol. Sobre os triglicerídeos, é correto afirmar:

A São substâncias hidrofílicas sintetizadas nos vacúolos das células.

B São lipídios estruturais sintetizados nos cloroplastos das células.

C São lipídios que formam as membranas celulares.

D São lipídios de reserva energética.

E São produtos diretos da fotossíntese.

O que interfere no ponto de fusão dos ácidos graxos?

A presença de ligações duplas influi muito nas propriedades físicas do ácido graxo, notoriamente no ponto de fusão. Quanto maior é o número de ligações duplas da molécula, mais baixo é o ponto de fusão.

O que e um ácido graxo e quais suas características em relação a solubilidade?

Ácido Graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São pouco solúveis em água (quanto maior a cadeia carbônica, menor a solubilidade), e podem ser usados como energia pelas células.

Como varia a solubilidade de acordo a saturação dos ácidos graxos?

Quanto maior o número de carbonos da cadeia de um ácido graxo saturado, maior o seu ponto de fusão e menor a solubilidade. Lipídeos compostos por AGs saturados tem alta probabilidade de estar em estado sólido em temperatura ambiente. Quanto maior o número de insaturações, menor o ponto de fusão.

Como os ácidos graxos interferem na classificação dos lipídios?

Classificação dos lipídios Podemos classificar os lipídios em três grupos: simples, compostos e derivados. Os lipídios simples são aqueles que, quando sofrem hidrólise (quebra de uma molécula pela água) total, originam somente ácidos graxos e álcoois. Como exemplo temos gorduras, óleos e ceras.