Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

O Detran.SP tem mais uma facilidade para você: a renovação online da CNH. Com ela você pode renovar a carteira de habilitação sem precisar ir a uma unidade de atendimento.

Validade

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

Depois da renovação, a CNH pode ter validade de até 5 anos, definida pelo exame médico. Para motorista acima de 65 anos, a validade máxima é de 3 anos.

Depois da renovação, a CNH pode ter validade de até:

  • 10 anos para os motoristas com idade inferior a 50 anos.
  • 05 anos para os motoristas com idade entre 50 e 69 anos.
  • 03 anos para os motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

A validade da CNH pode ser reduzida a critério médico.

Condições

  • Ter habilitação com foto e em situação regular (nem suspensa, nem cassada). Veja como regularizar aqui.
  • Estar com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento. Saiba mais.
  • Não ter qualquer processo em andamento.
  • Não solicitar alteração de dados para o novo documento, exceto a inclusão ou exclusão do exercício de atividade remunerada. Para renovação da CNH com rebaixamento de categoria, . No caso de alteração de outros dados, como mudança de nome, sobrenome, filiação, data de nascimento, número de documento ou inclusão de nome social e filiação afetiva, faça a renovação da CNH presencialmente, clique aqui.
  • Para a renovação de CNH das categorias C, D ou E, será exigido exame toxicológico, além do médico e/ou psicológico, caso solicite exercer atividade remunerada. Veja no Passo a passo.
  • Obrigatória avaliação psicológica para quem exerce atividade remunerada (EAR), como exemplos motorista de caminhão, taxista, motorista de ônibus, ou alguma outra atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas.

Atenção!
Se precisar fazer uma nova foto (por exemplo, aparência diferente à anterior após cirurgia bariátrica) ou se a coleta da biometria não for validada pelo médico, o serviço deverá ser solicitado pessoalmente

Onde solicitar

Faça pelo serviço online do portal do Detran.SP e receba o documento em seu endereço de residência cadastrado no Detran.SP ().

Se desejar, assim que o seu documento for emitido, faça também o download da versão digital da sua habilitação no aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito”. Verifique detalhes abaixo, no campo Passo a passo.

Quem solicita

Passo a Passo

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

para iniciar o seu processo de renovação da CNH.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Exame toxicológico - apenas para renovação da CNH das categorias da C, D ou E

Se este for o seu caso, veja detalhes aqui.

Atendendo legislação federal de trânsito, todos os motoristas que forem renovar a CNH nas categorias C, D ou E devem fazer o exame toxicológico de larga janela de detecção para consumo de substâncias psicoativas

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

O teste é feito mediante a coleta de cabelo, pelo ou unhas com o objetivo de detectar o consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção. O resultado precisa dar negativo para os três meses anteriores ao teste, pois a janela de detecção é de 90 dias.

Conduzir veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico sujeita o motorista à infração prevista no art. 165-B do CTB.

Consulte aqui os laboratórios credenciados pelo Senatran para realização do exame toxicológico.

Atenção!

  • O motorista que não quiser realizar o exame toxicológico tem a opção de pedir o rebaixamento da categoria ao Detran.SP, retornando para a CNH B, que dá o direito de dirigir veículo motorizado, cujo peso bruto total não exceda a 3.500kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista. Caso o motorista tenha interesse em solicitar o rebaixamento da categoria, deverá fazê-lo antes de realizar o exame toxicológico mediante solicitação no portal do Detran.SP
    Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

A solicitação de rebaixamento de categoria pode ser feita pelo portal do Detran.SP, desde que o motorista tenha cadastro e faça login. para acessar.

Documentos necessários para a solicitação:

  • Requerimento para rebaixamento de categoria devidamente preenchido e assinado, conforme modelo disponível no portal do Detran.SP (clique aqui).
  • Documento de identificação pessoal do motorista.
  • Se o requerimento for assinado por procurador, será obrigatório o envio de procuração juntamente com o documento de identificação pessoal do procurador.

Uma vez realizado o exame toxicológico, o médico também poderá entender necessário rebaixar a categoria do motorista. Pode ser solicitado o rebaixamento também após avaliação do profissional ou em qualquer momento do processo.

  • Os procedimentos e prazos para a realização do exame toxicológico deverão ser consultados diretamente com os laboratórios credenciados pelo Senatran. O Detran.SP não interfere em qualquer etapa da realização deste exame.

  • Validade do exame toxicológico
    Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

A renovação do exame toxicológico passará a ser obrigatória a cada período de 02 anos e 06 meses para os motoristas das categorias C, D e E com idade inferior a 70 anos.

Motoristas acima de 70 anos não precisarão renovar o exame toxicológico antes do vencimento da sua CNH.

Atenção!

Para fins de aplicação da penalidade prevista no art. 165-B do CTB, o prazo-limite para a realização do exame toxicológico periódico será estabelecido em função do mês da data de validade indicada na CNH do motorista, conforme cronograma definido pelo Contran.

Mês de validade indicado na CNH do motorista

Prazo-limite para a realização do exame toxicológico periódico

Data de início da fiscalização para aplicação da penalidade prevista no art. 165-B do CTB

De julho a dezembro de 2021

De janeiro a junho de 2022

De julho a dezembro de 2022

Até 30 de setembro de 2021

De janeiro a junho de 2023

Até 31 de outubro de 2021

De julho a dezembro de 2023

Até 30 de novembro de 2021

De janeiro a abril de 2024

Até 31 de dezembro de 2021

A partir de 1º de janeiro de 2022, até 30 dias após o vencimento do prazo estabelecido no § 2º do art. 148-A do CTB

A partir de 1º de janeiro de 2022

Independentemente de o prazo para renovação da CNH ter sido ou venha a ser prorrogado, o prazo limite para realização do exame toxicológico fica mantido.

O descumprimento do prazo-limite definido pelo Contran para a realização do exame toxicológico periódico sujeita o motorista à infração prevista no art. 165-B do CTB a partir do dia imediatamente subsequente.

O exame toxicológico periódico poderá ser utilizado para fins de renovação da CNH em até 90 dias após a data da coleta da amostra. Após decorridos mais de 90 dias, o motorista deverá realizar novo exame toxicológico para fins de renovação da CNH.

Motorista que exerce atividade remunerada com o veículo

Não se aplica a penalidade prevista no parágrafo único do art. 165-B do CTB pela não realização do exame toxicológico periódico ao motorista da categoria C, D ou E que exerce atividade remunerada com o veículo, cuja data de validade da CNH seja anterior a 12/10/2023.

  • Caso haja resultado positivo para alguma substância, o motorista deverá:
    • solicitar dentro do prazo de 3 meses, contado da data de realização do exame, contraprova ao mesmo laboratório onde fez o teste; ou
    • aguardar o prazo de 3 meses, contado da data de realização do exame, para fazer um novo teste em qualquer laboratório.
  • Se tiver alguma comprovação de que o resultado ocorreu por causa do uso de algum medicamento, o motorista deve informar ao laboratório para análise do médico revisor.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

Após a confirmação dos dados e realização do exame toxicológico (apenas para a renovação da CNH das categorias C, D ou E), selecione data e horário para fazer o exame.

O teste toxicológico deve ser feito antes do exame médico. O intervalo da realização entre eles deve ser de até 90 dias. Você deve fazer o exame médico menos de um ano antes da emissão da CNH. Consulte aqui os laboratórios credenciados pelo Senatran para realização do exame toxicológico.

Vá ao profissional credenciado (indicado pelo sistema do Detran.SP, conforme divisão equitativa), na data e horário agendado.

A taxa do exame é paga diretamente ao médico. Não concorda com o resultado do exame médico? Clique aqui.

Para motorista que faz uso de medicação controlada

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?


Dependendo dos critérios adotados pelo profissional que realizar o exame médico, poderá ser solicitado a apresentação de exames complementares (como laudo médico). Recomendamos levar laudo médico ou exames complementares na ocasião do exame com médico credenciado do Detran.SP.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

Obrigatória avaliação psicológica para quem exerce atividade remunerada (EAR) ligada ao meio de transporte (bens e pessoas). A remuneração pode decorrer de salário, da prestação de serviços como autônomo, ou de contrato firmado com terceiros (seja pessoa física ou jurídica), inclusive quando há necessidade de utilizar veículos da empresa ou de terceiros.

Dúvidas? Clique aqui para exemplos.

Para categoria A: Motoboy, Moto táxi, ou qualquer usa de motocicleta para transporte de pessoas ou objetos (documentos, alimentos, etc), mediante remuneração.

Para categoria B: Taxista, Motorista particular, Motorista de aplicativo, Motorista de empresas, Motorista autônomo, ainda que use o veículo para obter remuneração esporadicamente.

Para categoria C: Caminhoneiro (Todos os tipos, com carga seca ou não), e Empilhadeirista, como empregado ou proprietário do caminhão.

Para categoria D: Motoristas de ônibus e micro-ônibus, para transporte de escolares, universitários e pessoas por meio de fretamento ou frota de coletivos, pertencente a particulares ou a órgão público.

Para categoria E: Motoristas de carretas (Veículo Articulado, Cavalo Mecânico, Reboque ou Semirreboque), utilizado para transporte de mercadorias de qualquer espécie, ou de pessoas em situações especiais (exemplo: trenzinho elétrico ou equivalente)."

Vá ao profissional credenciado (indicado pelo sistema do Detran.SP, conforme divisão equitativa), na data e horário agendado.

A taxa da avaliação é paga diretamente ao psicólogo. Não concorda com o resultado da avaliação psicológica? Clique aqui.

Validação da avaliação psicológica - saiba mais.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Pagamento de taxa ao Detran.SP

Pague a taxa de emissão da renovação da CNH com o custo de envio pelos Correios, depois de aprovado no exame médico e/ou avaliação psicológica. Verifique detalhes abaixo, no campo Pagamento.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Acompanhe o andamento do processo

para acompanhar seu processo de renovação online da CNH.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Emissão da CNH Digital e entrega do documento físico

CNH Digital - documento opcional

Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa.

Selecione a opção de acordo com a sua situação:

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Baixe o aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” na loja de aplicativos do seu telefone celular

Aplicativo disponível no Google Play ou na Apple Store.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Depois de baixar, clique em “Entrar com gov.br” e, depois, digite o seu CPF e senha

Se você ainda não tiver conta no gov.br, clique em “Crie sua conta”, aparecerá algumas opções de cadastro para você escolher, siga as instruções do aplicativo e faça o seu cadastro.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
O aplicativo CDT mostrará algumas opções de tipos de documentos

Clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH".

Aviso importante! Você só vai conseguir baixar se a sua CNH impressa tiver o QRcode no verso (tiver sido emitida a partir de maio de 2017). Se a sua CNH não tem o QR Code, solicite uma 2ª via do documento. Veja como solicitar aqui.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
A próxima tela pede o número de registro e o código de segurança da sua CNH

Atenção! O número do registro é o número da sua CNH e o código de segurança é o número pequeno que fica no canto inferior da sua CNH.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Clique em "Baixar CNH digital", cadastre uma chave de acesso e pronto!

Sua CNH digital já vai aparecer para você e vai ficar salva no aplicativo.

Se for a primeira vez que usa o aplicativo CDT para baixar um documento digital, você precisará cadastrar uma chave de acesso, que é como uma senha de 4 dígitos que ficará cadastrada no seu aplicativo para qualquer uso futuro.

Atenção!
Na CNH Digital, independentemente do município de registro da CNH, sempre irá constar a cidade sede de cada Detran no campo "Local" do documento de habilitação, que no caso do Detran.SP será a cidade de São Paulo (capital).

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Baixe o aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” na loja de aplicativos do seu telefone celular

Aplicativo disponível no Google Play ou na Apple Store.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Depois de baixar, clique em “Entrar com gov.br” e, depois, digite o seu CPF e senha

Se você ainda não tiver conta no gov.br, clique em “Crie sua conta”, aparecerá algumas opções de cadastro para você escolher, siga as instruções do aplicativo e faça o seu cadastro.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
O aplicativo CDT mostrará algumas opções de tipos de documentos

Clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH".

Aviso importante! Você só vai conseguir baixar se a sua CNH impressa tiver o QRcode no verso (tiver sido emitida a partir de maio de 2017). Se a sua CNH não tem o QR Code, solicite uma 2ª via do documento. Veja como solicitar aqui.

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
A próxima tela pede o número de registro e o código de segurança da sua CNH

Atenção!

  • Verifique o recebimento de e-mail do Senatran (remetente: [email protected].) com os dados da sua CNH e o código de segurança na caixa de entrada, spam ou lixeira do seu e-mail.
  • Se preferir, o código de segurança da sua CNH pelo portal do Detran.SP (necessário cadastro e senha).
Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?
Clique em "Baixar CNH digital", cadastre uma chave de acesso e pronto!

Sua CNH digital já vai aparecer para você e vai ficar salva no aplicativo.

Se for a primeira vez que usa o aplicativo CDT para baixar um documento digital, você precisará cadastrar uma chave de acesso, que é como uma senha de 4 dígitos que ficará cadastrada no seu aplicativo para qualquer uso futuro.

Atenção!
Na CNH Digital, independentemente do município de registro da CNH, sempre irá constar a cidade sede de cada Detran no campo "Local" do documento de habilitação, que no caso do Detran.SP será a cidade de São Paulo (capital).

Receba o documento físico no endereço cadastrado em até 14 dias após a conclusão do processo 

Quanto custa o exame médico para renovar a CNH CE?

No momento da solicitação do serviço, se desejar, o motorista poderá cadastrar um endereço alternativo para o recebimento da sua CNH, que valerá somente para este fim, não alterando o endereço de cadastro do seu prontuário.

Para informações sobre como atualizar o endereço de cadastro do seu prontuário, utilizado para envio de notificações e multas do Detran.SP, clique aqui.

Para verificar se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios, acesse "Acompanhamento de serviços de CNH".

Quanto custa para renovar a CNH 2022 CE?

O valor total para o ano de 2022 é de R$ 217,82. Esse valor não inclui o Exame Médico a ser realizado em Clínica Credenciada, o qual tem seu valor máximo que pode ser cobrado de R$108,91.

Qual o valor do exame médico para renovação da CNH CE?

As clínicas credenciadas para exames médicos e psicológicos atuam com livre concorrência entre elas, desde que o preço praticado não ultrapasse o valor máximo estabelecido pelo Detran-CE que é de R$ 108,91 para exame médico e R$ 93,35 para exame psicológico. Os valores devem ser pagos diretamente na clínica.

Como renovar CNH Detran CE 2022?

O Detran-CE informa ainda que os condutores que desejarem efetuar a renovação do seu documento antes do novo prazo estabelecido pelo Contran, poderão fazê-lo, bastando apenas buscar o agendamento do serviço através do site do Detran (www.detran.ce.gov.br).

O que precisa para renovar a CNH 2022?

Documento de Identidade (RG), tanto o original quanto uma cópia; Comprovante de residência, tanto o original quanto uma cópia; Cadastro de Pessoa Física (CPF), tanto o original quanto uma cópia; CNH com prazo expirado ou prestes a vencer, tanto a original quanto uma cópia.