Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula

07/10/2021

Atualmente, milhões de mulheres no mundo fazem o uso da pílula anticoncepcional, seja por motivos de controle de natalidade ou como tratamento para algumas doenças ligadas ao ciclo reprodutor feminino. Mas, quando se quer engravidar após muitos anos usando a pílula, quando e como se deve parar o medicamento?

Essa dúvida é bastante comum, até porque o tempo e as condições necessárias para voltar a fertilidade são relativos de uma mulher para outra. Há quem consiga engravidar logo na primeira tentativa após parar de tomar a pílula, mas há quem precise de mais tempo.

Para entender melhor, vamos começar falando sobre como a pílula anticoncepcional funciona. Resumidamente, ela é feita a partir de dois hormônios: o estrogênio e a progesterona. Sua principal função é impedir a ovulação inativando a hipófise (uma glândula endócrina no cérebro que regula outras, como a tireoide e a suprarrenal). Com a hipófise inativa, os folículos dominantes não crescem e isso causa a inibição da ovulação. Além disso, a pílula torna o muco do colo uterino mais espesso, o que dificulta a passagem de espermatozoides nele, e deixa o endométrio inóspito para implantação do embrião.

Quando você para de tomar o anticoncepcional, a hipófise passa a produzir adequadamente FSH (que estimula os ovários) e LH (que induz a ovulação e liberação do óvulo pelo ovário), o que retoma seu ciclo menstrual. Quando esses dois chegam a uma taxa ideal na corrente sanguínea, seu ovário passa a produzir novamente os hormônios estrogênio e progesterona. Mas, como seu corpo estava “desacostumado” a produzir esses hormônios que estavam sendo ingeridos oralmente, pode ser que demore um tempo até que eles sejam produzidos novamente por seu organismo. Mas, no momento que seu organismo começar a produzir estrogênio e progesterona, você começará a ovular novamente e seu útero também se preparará para uma fecundação.

Como você pode ver, seu organismo precisa se readaptar e isso pode variar em cada caso. No geral, a mulher passa a ter ciclos ovulatórios já no primeiro mês de pausa da pílula – e assim, já podem conseguir uma gestação. Mas é preciso ficar atenta com os ciclos irregulares: algumas mulheres possuem dificuldade em ovular (como na síndrome de ovários policísticos) e outras possuem uma baixa reserva ovariana. Se você fizer a pausa da medicação e seu ciclo se tornar irregular, é importante que você procure por um médico e investigue a causa.

Em média, as mulheres engravidam em até 6 meses após interromper o anticoncepcional. Mas em 85% dos casos, a gestação ocorre em até 12 meses de tentativas. Caso uma mulher tente engravidar por mais de 1 ano sem concepção, ela passa a ser considerada num quadro de subfertilidade e se recomenda que procure por um médico. Nesses casos, não existe nenhuma relação da infertilidade com o uso da pílula. Ainda que se use o anticoncepcional por muitos anos, isso não irá reduzir a fertilidade. Os casos de subfertilidade estão associados à outras causas, sejam do próprio organismo da mulher, do seu parceiro ou até mesmo fatores externos.

Então, a melhor forma de descontinuar o uso da pílula anticoncepcional e iniciar as tentativas para uma gravidez é procurando por um médico ginecologista e avaliando sua saúde como um todo. Assim, você poderá se programar para a tão sonhada gravidez de uma forma tranquila e positiva!

Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

5 coisas para organizar antes de engravidar
Com que frequência devo fazer sexo para engravidar?
Confira as dicas para aumentar a sua fertilidade após os 30 anos

Se você deseja engravidar e faz uso de algum tipo de anticoncepcional, sabe que deve parar de usá-lo, para que volte a ter ciclos menstruais e a ovular. Mas, quanto tempo demora para engravidar depois de interromper o uso do anticoncepcional? 

A resposta para essa pergunta depende do tempo que seu corpo levará para eliminar todo o resíduo do anticoncepcional e regularizar a produção hormonal natural e maturação dos ovócitos, mais conhecidos como óvulos. Um fator que influencia bastante nesse tempo é o método contraceptivo que você estava usando. 

Continua Depois da Publicidade  

Para reduzir a ansiedade comum desse período, nada melhor do que conhecer as particularidades de cada método e o tempo médio para engravidar após parar de usar cada um deles. Mas, lembre-se, o tempo apresentado é apenas uma média, podendo variar de mulher para mulher. 

Entenda como funciona o anticoncepcional e o que acontece no seu corpo depois que você para de usá-lo. Veja qual é o tempo médio para engravidar após a interrupção de cada método contraceptivo e o que fazer se você não conseguir engravidar. 

  • Como funciona o anticoncepcional?
  • O que acontece após parar de usar o anticoncepcional?
  • Quanto tempo demora para engravidar após parar o anticoncepcional?
  • O que fazer se não conseguir engravidar

Como funciona o anticoncepcional?

Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula
As pílulas anticoncepcionais são, certamente, o tipo mais conhecido de anticoncepcional

Os anticoncepcionais hormonais são os métodos contraceptivos mais usados no Brasil e incluem:

  • Pílula anticoncepcional
  • Adesivo cutâneo
  • Anel vaginal
  • Contraceptivos injetáveis mensal e trimestral
  • Implante subcutâneo
  • DIU hormonal, como o Mirena ou Kyleena

A função do anticoncepcional é interromper o ciclo menstrual, ou seja, quando a mulher utiliza um anticoncepcional hormonal, seus ovários param de executar suas funções, que são produzir os hormônios sexuais femininos, o estrogênio e a progesterona, e produzir e armazenar os ovócitos, que são liberados a cada mês na menstruação. 

O ciclo menstrual consiste nas transformações cíclicas que ocorrem no útero, preparando-o para o recebimento de um embrião. Esse ciclo é regulado pelos hormônios produzidos pelo ovário e dura, em média, 28 dias. Os anticoncepcionais hormonais fazem com que a mulher pare de “ciclar”, ou seja, de ficar fértil, ovular e menstruar. 

Continua Depois da Publicidade  


O que acontece após parar de usar o anticoncepcional?

Ao parar de usar o anticoncepcional, que são hormônios sintéticos, os ciclos menstruais retornam à normalidade. Os ovários voltam a produzir os hormônios sexuais femininos e a amadurecer os ovócitos. 

Ao parar de tomar as pílulas anticoncepcionais ou as injeções, a produção hormonal pode ficar um pouco “bagunçada”, resultando em ciclos hormonais irregulares. Mas, isso não é uma regra, os ciclos também podem voltar de forma bastante regular. 

Um ciclo de 28 dias é apenas uma média, uma referência. Ciclos regulares podem variar entre 24 e 35 dias, e diferenças de até 10 dias de um ciclo para o outro também são aceitáveis. 

Algumas mudanças comuns podem acontecer no seu corpo, após parar o uso do anticoncepcional: 

  • Pele mais oleosa, pelos mais grossos e cheiro mais forte: por causa do aumento da testosterona que antes era bloqueada pelo anticoncepcional, você pode notar o aparecimento de acne entre 3 e 6 meses após a interrupção da pílula.
  • Retorno da libido: a testosterona também tem influência na libido, que tende a ficar menor com o uso do anticoncepcional. Por isso, após a interrupção, é normal que ela retorne. 
  • TPM e cólicas: é difícil prever qual será o efeito, algumas mulheres relatam a redução da TPM e das cólicas menstruais, enquanto outras podem sofrer com a intensidade dos sintomas. Veja alguns chás que podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais. 

Quanto tempo demora para engravidar após parar o anticoncepcional?

O tempo que leva para engravidar após a interrupção do anticoncepcional depende de dois fatores: do seu corpo e do método contraceptivo que você estava usando. 

Quando você interrompe o uso do anticoncepcional, o seu corpo para de receber as doses diárias, mensais ou trimestrais de hormônios sintéticos. A partir daí, a ovulação pode ocorrer a qualquer momento.

Continua Depois da Publicidade  

O período necessário para isso ocorrer depende da eliminação dos resíduos do anticoncepcional, cujo tempo varia de mulher para mulher e de acordo com cada método contraceptivo. 

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é metabolizada em 24 horas, por isso a mulher deve tomar uma pílula todos os dias e, de preferência, no mesmo horário, para que os hormônios sintéticos continuem impedindo a ovulação. 

Então, você pode estar se perguntando: se eu parar de tomar a pílula, posso engravidar no primeiro mês? A resposta é: sim. Assim que você interrompe o uso da pílula, seus ovários voltam a produzir hormônios e a amadurecer os ovócitos. O mesmo pode acontecer se você é usuária do adesivo cutâneo e anel vaginal.

Isso não significa, porém, que é uma regra engravidar após o primeiro mês da interrupção da pílula. O tempo médio para engravidar após parar a pílula anticoncepcional combinada de estrogênio e progesterona gira em torno de 8 meses

Essa é apenas uma média, tudo depende do quão rápido o seu corpo eliminará os resíduos do anticoncepcional e, também, de sua dosagem. Em termos fisiológicos, em torno de 2 a 3 meses, o corpo já está adaptado à produção natural dos hormônios, estando pronto para uma gravidez, que tende a ocorrer no sexto mês após essa regularização, se o casal mantiver relações sexuais no período fértil. Veja como calcular o seu período fértil. 

Contraceptivo injetável

O contraceptivo injetável possui uma substância chamada de “dépôt“, que significa um depósito da dose inteira de 1 mês ou de 3 meses de hormônio no músculo. Por isso, algumas injeções são mensais e outras, trimestrais. 

Continua Depois da Publicidade  

Esse depósito de hormônio fica alojado no músculo e vai sendo liberado lentamente ao longo de 30 ou 90 dias. Esse tempo pode ser um pouco maior, por isso as mulheres tendem a demorar mais para menstruar após pararem com as injeções. 

Por isso, se você utiliza um contraceptivo injetável, pode demorar mais para voltar a ovular e, então, engravidar. 

Em média, é preciso de 5 a 9 meses para engravidar se você parar a injeção mensal. E de 8 a 12 meses, após a última injeção trimestral. 

Implante subcutâneo

O implante contraceptivo é inserido sob a pele, para que libere os hormônios de forma gradativa, assim como ocorre com o depósito no músculo com as injeções. Porém, o depósito do implante é menor do que o das injeções e, por isso, o tempo para engravidar após a sua retirada tende a ser menor. 

Em média, as mulheres levam de 3 a 8 meses para engravidar, com grande taxa de sucesso no sexto mês

DIU hormonal

O DIU hormonal é um dispositivo inserido dentro do útero e libera o hormônio progestina. Esse método contraceptivo impede o encontro do espermatozóide com o óvulo. A diferença entre DIU hormonal e o DIU de cobre é que o primeiro libera o hormônio progestina. Assim, além de impedir a fecundação como o DIU de cobre, o DIU hormonal pode reduzir o fluxo menstrual. 

Após a remoção do DIU hormonal, as mulheres demoram em torno de 4 meses para engravidar. Esse tempo tende a ser mais curto, quando a mulher era usuária de DIU não hormonal. 

O que fazer se não conseguir engravidar

Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula
Dependendo de alguns fatores, você pode procurar um médico para investigar

Os ginecologistas estimam que um casal jovem e saudável tenha 80% de chances de engravidar no primeiro ano de tentativa, se mantiverem relações sexuais em todos os períodos férteis da mulher. 

Se após 12 meses de tentativa não acontecer a gestação, procure um médico ginecologista e urologista para realizar exames de fertilidade no casal. Identificadas as causas, o profissional poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Fontes e referências adicionais

  • Métodos contraceptivos: Você conhece todas as suas opções?, Hospital Israelita Albert Einstein
  • Fertility after discontinuation of contraception: a comprehensive review of the literature, Contraception, 2011 Nov; 84(5):465–477. 
  • When Does Fertility Return After Stopping Contraceptive Use?, School of Public Health

Você tem o desejo de engravidar agora e não pretende mais tomar o anticoncepcional? Qual marca costuma usar? Comente abaixo!

Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula
Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula
Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula
Quanto tempo demora a engravidar depois de deixar a pílula
(1 votos, média 5,00)
Loading...

É possível engravidar um mês após parar de tomar anticoncepcional?

Posso engravidar no 1º mês? Se você quer engravidar ou apenas parar de tomar pílula hormonal, a pergunta é a mesma: parei de tomar anticoncepcional, posso engravidar no primeiro mês? A resposta é sim, e tem relação com o modo como o método age no corpo.

Quanto tempo após parar a pílula engravida?

Pílulas anticoncepcionais combinadas Pessoas que param de tomar pílulas de combinação levam uma média de oitos meses para engravidar (4). 77 a 94 por cento das pessoas engravidam em 12 meses (5,11,12).

Quanto tempo após o esquecimento da pílula ocorre a ovulação?

A ovulação não acontece instantaneamente se a mulher deixa de tomar um comprimido da cartela de anticoncepcional. Normalmente este efeito acontece em uma semana ou em até dez dias. Nesse caso é melhor a abstinência ou uso de método de barreira para evitar uma gravidez indesejada.

Como engravidar rápido em um mês?

O que fazer para engravidar mais rápido.
Ter relações no período fértil. Algumas mulheres têm maior facilidade de engravidar se a relação sexual acontecer 3 dias antes do dia mais fértil. ... .
Comer mais vitaminas e minerais. ... .
Comer menos carboidratos. ... .
Ter um orgasmo em simultâneo com o parceiro. ... .
Fazer exercício regularmente..