Quanto tempo dura a gestação de uma cadela pinscher

Fêmea Reprodutora

Uma fêmea está em idade apropriada para o acasalamento, a partir do terceiro cio, sendo certo que um cio regular isso vai ocorrer depois dos 18 meses de idade. Na verdade, a fêmea costuma ter seu primeiro cio entre o oitavo e o décimo segundo mês, mas isso é variável.  Se o proprietário sendo criador  ou não decidir cruzar a fêmea, deve ter certos cuidados para que tudo corra pelo melhor, não só para a futura mamã, como também para os bebezinhos, por isso vou sentetizar alguns tópicos que devem ter em conta:

1 - A Fêmea não deve estar nem muito gorda, nem muito magra, se a fêmea acasalada for muito pequena, pode ocorrer a necessidade de uma cesariana, com todos os riscos inerentes a uma cirurgia.

2 - Antes de acasalar deve-se verificar se as vacinas e desparasitações da fêmea e do macho estão em dia.

O macho deve ter no máximo o mesmo tamanho da fêmea, mas em geral ele deve ser sempre menor. Isso evita problemas no parto com filhotes que dificultem o parto normal.

Finalmente cabe salientar que para garantir filhotes saudáveis a cadela deve ser alimantada muito bem com ração de boa qualidade para que ela consiga adquirir os nutrientes de forma balanceada e eficiente. REALÇO QUE OS MEUS CÃES SÃO ALIMENTADOS COM UMA DAS MELHORES RAÇÕES DO MUNDO "ROYAL CANIN".

CIO

O próximo passo é a espera do cio, não se esqueça que a fêmea está em idade apropriada para o acasalamento a partir do terceiro cio.  E em geral, com uma boa alimentação, cuidados adequados, ela serve como reprodutora até os oito anos de idade  aproximadamente.

Normalmente o cio dura 21 dias dos quais o ideal é que o acasalamento ocorra entre o décimo e o décimo quinto dia a partir do primeiro dia do sangramento. Nesse período a fêmea é fertil, está ovulando.

Mas muitas cadelas entram no cio sem apresentar os sinais característicos, é chamado o cio silencioso ou cio seco, em que não há sangramento, corrimento ou mesmo secreção. As vezes também o sangramento é muito escasso e ainda tenha em conta que normalmente a fêmea vai-se "limpando", ficando difícil de se detetar esso período, o que requer então que seja submetida a um exame específico chamado Citologia Vaginal, também usado para as inseminações.

Tal exame serve para detetar exatamente o dia da ovulação e deve ser logo que a cadela entre no cio. Com isso determina-se o dia certo para o acasalamento.

Mas esse período fértil pode ser constatado por si com um simple toque acima da vúlva, feito com leve pressão, a cadela apresentará uma das seguintes reações:

a) Coloca a cauda entre as pernas e procura sentar-se , demontrando uma atitude agressiva, nesse caso ainda não está pronta para o acasalamento.

b) Posiciona a cauda para o lado , mostrando uma ascensão da vulva, isso significa que ela está pronta para o acasalamento, podendo então ser "apresentada " ao macho.

Se o dono da cadela não tem macho para acasalar, a fêmea deve ser levada até à casa do macho. Não se deve amordaçar ou prender a cadela que se mostrar agressiva nessa ocasião, o correto é acalmá-la com carinho e paciência, e o mesmo se aplica ao macho, pois tal atitude contribui para o êxito do acasalamento, evitando traumatismos físicos para os animais.

Por vezes a presença dos donos ajuda a acalmar os animais, deve-se evitar aplomeração de curiosos. O início do coito pode tardar um pouco, em função do temperamento e experiência dos animais. Após a monta haverá uma fixação de pênis na vagina durante no mínimo 10 minutos, podendo ir até aos 40 minutos.

É nessa fase que ocorre a ejaculação, com a consequente fecundação. O casal não deve ser importunado enquanto estiverem "presos". Qualquer tentativa em separá-los pode causar danos em em ambos. Depois de eles se afastarem de forma espontânea e natural, os donos devem colocá-los em locais separados para evitar esgotamento físico.

Finalmente deixo claro que uma cadela apenas deverá ser acasalada a cda dois cios, ou seja cio sim cio não. Se o dono permitir acasalmentos e gestações consecutivas, as crias provavelmente serão fracas, podendo sucumbir em pou co tempo, e a cadela não se recuperará perfeitamente para uma próxima gestação.

GRAVIDEZ

A gestação tem início após a fecundação ocorrida no acasalamento e pode durar em média 63 dias, podendo adiantar ou mesmo atrasar alguns dias. A gravidez poderá ser detetada  no 30º dia, em geral nesse prazo o veterinário ou um criador experiente consegue diagnosticar apalpando o abdômen da cdelinha, sendo possível observar a existência de sacos amnióticos  que envolvem os fetos como pequenas esferas rígidas. A partir dessa data, constatando-se a gravidez a alimentação da fêmea deve ser aumentada.

Cerca de duas semanas antes da data prevista para o parto a cadela deverá passar a dormir na "cama" que ela usará por ocasião do parto.

PARTO

Assim já acostumada  com a "cama", a fêmea irá dirigir-se para ela quando o trabalho de parto começar, e caso isso não ocorra deve o dono conduzi-la para lá quando observar os seguintes sinais: Falta de apetite, queda da temperatura do corpo de 38,5ºc a 37ºc, presença de líquido na "cama" da cadela, membros posteriores molhados, comportamento irrequieto, movimento de escavação com as patas, tendência para se esconder e respiração ofegante.

Logo que se aperceba de tais sinais deverá providenciar, toalhitas para secar os bebezinhos, tesoura para cortar o cordão umbilical, e um relógio para controlar o espaço de tempo entre os nascimentos, bem como luvas cirúrgicas para afastar risco de infeção.

NASCIMENTO

Como já mencionei a gravidez de uma cadelinha dura em média 63 dias, podendo o parto adiantar ou atrasar alguns dias, é extremamente importante anotar para um controlo pessoal a data do cruzamento, isto para calcular com razoável precisão o dia do parto. Se o parto não ocorrer até aos 65 dias deverá levar a cadela ao veterinário. Tenha em atenção que caso ocorrar vários cruzamentos convém esperar a data maracda a partir do último cruzamento.

Quando o parto se aproxima a fêmea demostra desconforto, não acha posição para se deitar e dormir, costuma respirar de forma acelarada como se estivesse com dores, lambe constantemente a vulva, recusa comida  e comoda-se mais tempo na sua "cama".

As contrações podem ser observadas nos músculos das costas num movimento descendente. No intervalo das contrações a cadela descansa para armazenar forças.

O primeiro filhote poderá nascer poucos minutos após o início das dores, mas algumas vezes passa uma hora ou mais. Se apesar das dores não tiver nascido nenhum filhote após três horas do início das dores, deve contactar o veterinário. Da mesma forma se procede se as dores cessarem repentinamente sem que os filhotes tenham nascido.

O comportamento da mãe deve ser creteriosamente observado, isto porque qualquer sinal de apatia, falta de contrações uterinas ou contrações sem saída  do feto indica problemas, deve levar a cadela ao veterinário imediatamente. Em geral a cadela controla todo o processo de dar à luz cabendo ao dono acompanhar o procedimento. As contrações curtas acomodam os fetos e colocam o primeiro na pélvis, com isso as membranas fetais vão para a cérvix estimulando-a a achar uma posição confortável, mexendo-se sem descanso na sua "cama". Quando o primeiro filhote entra na pélvis as contrações ficam mais fortes, longas e constantes. Muitas vezes a cadela estica as patas durante as ondas fortes de contração.

Finalmente o saco amniótico é expulso. Algumas vezes o primeiro filhote pode ser empurrado através da membrana do saco antes de aparecer e observa-se um pequeno jorro de líquido. A cadela rompe o saco , se ele tiver aparecido e puxa com os dentes qualquer membrana visível. Essas membranas dão ao canal de parto uma cobertura escorregadia que facilita a passagem. Nesta fase a cadela em geral fica deitada virando-se muitas vezes para limpar-se.

No primeiro parto em geral, o primeiro filhote nasce 3 a 4 horas após o inicio dos trabalhos, logo que nasce a cadela limpa-o vigorosamente, lambendo-o todo, remove as membranas (que costuma comer) e rompe o cordão umbilical, o filhote incentivado pela actividade de limpeza e pelo ar das suas narinas não tarda a procurar uma teta e começar a sugá-la. A placenta do filhote pode sair com ele ou até quinze minutos depois, quando há vários filhotes , um pode trazer as placentas anteriores.

O segundo filhote pode nascer a qualquer momento em um período de até uma hora ou mais, mas nunca muito mais pois caso tenha a certeza que a cadela tem mais filhote e este não dão sinais de sair deve procurar um veterinário imediatamente. Irá observar que a cadela deverá descansar entre os nascimentos. O parto costuma durar menos após o nascimento da primeira cria, isto é o processo de expulsão costuma ser mais rápido e fácil e com intervalos mais curtos.

Quanto à expulsão das membranas placentárias, pode-se ressaltar que em geral as mesmas são expelidas uns 15 minutos após cada nascimento, podendo também sair junto com o filhote.

Com frequência  a cadela procura comer as placentas que são ricas em nutrientes, isto não lhe fará mal, mas pode levá-la a mais tarde vomitá-las ou mesmo causar diarreias de cor esverdeada. Eu pessoalmente deixo as minha cadelas comer no máximo 2 placentas para evitar os vómitos e as diarreias.

O importante é mesmo assegurar-se que o número de folhotes é igual ao de placentas expelidas, se isso não ocorrer é porque houve retenção, deve contactar o veterinário. O tempo do nascimento depende do número de filhotes, mas raramente ultrapassa as 6 / 8 horas.

Alguns problemas podem surgir durante o parto aos quais a partir de informar:

Como já informei anteriormente, após algumas contações o saco (semelhante a uma bolha) é expelido do corpo da fêmea, que o rompe libertando o filho, no entanto se as contrações não aumentam o volume do saco, ele retorna ao interior do corpo, quando a cadela inspira o ar, isso acontecendo deve-se observar atentamente a cadela durante a contração seguinte e isso porque pode surgir uma pata o que significa que o filhote está a nascer na posição incorreta isto é de patas, nessa caso um pano macio e limpo deve-se segurar a patinha do filhote para que quando a cadela inspirar o filhote não retroceda e volte para o interior do corpo dela. Aguarde pela próxima contração com todo o cuidado, é necessário que se dê um pequeno puxão, tudo deve ser feito para que ele não escape, pois se voltar para o interior do corpo da mãe existe uma grande probabilidade de não voltar a sair, aí terá de procurar um veterinário urgentemente.

Mas o facto do primeiro filhote nascer em posição incorreta não significa que os demais deverão necessariamente nascer também  nessa posição.

Outra situação séria que pode acorrer é no tocante ao filhote ficar entalado no meio do caminho, nestes casos se a cadela não conseguir expeli-lo totalmente deve-se pegar num pano, com o qual deve segurar o filhote e com absoluto cuidado deve puxar o filhote para fora, é de grande importância que a ação de puxar coincida com a contração da cadela.

Também devemos ponderar sobre o saco que envolve o filhote.

Quantos filhotes uma cadela pinscher pode ter?

No caso da Pinscher, o número pode variar entre 1 e 4 filhotes. Já uma cadelinha da raça São Bernardo consegue dar à luz a pelo menos 10 filhotes em cada gestação. Separando os animais de acordo com o porte, pode-se dizer que: Cães de porte pequeno = 1 a 4 filhotes por ninhada.

Quanto tempo dura a gestação do pinscher 1?

A gestação canina gira em torno de 60 a 65 dias. Já no fim do período prenhe, a fêmea pode ter mudanças no comportamento, uma delas é no apetite.

Quanto tempo leva uma cachorrinha pinscher para parir?

Quanto tempo dura a gestação de cachorro Pinscher? Diferente dos humanos que carregam um bebê por nove meses na barriga, a gestação de cachorro dura, em média, dois meses. O tempo varia entre 58 e 70 dias, mas não ultrapassa isso (e se ultrapassar é necessário consultar um médico veterinário imediatamente).