Quantos centímetros cresce o cabelo por mês

Quantos centímetros cresce o cabelo por mês

É comum que as pessoas que desejam madeixas mais longas pesquisem por técnicas que auxiliam o crescimento dos fios. Junto a isso surge uma grande dúvida, na verdade, envolve a seguinte questão, que também é motivo de curiosidade: afinal, o cabelo cresce quantos centímetros por mês? Essa é uma pergunta frequente – e que iremos responder neste artigo. 

De acordo com Nathalia Iori, médica dermatologista do corpo técnico-científico da Darvyn, os cabelos crescem, em média, 1cm por mês. No entanto, a velocidade pode sofrer alterações por diversos fatores, que variam entre cada pessoa. “Isso é muito individual”, afirma a especialista, que também é mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O que afeta o crescimento capilar?

Quantos centímetros cresce o cabelo por mês

O crescimento das madeixas pode ser afetado por conta de vários motivos, como falta de nutrientes na alimentação, doenças que fazem os cabelos crescerem mais lentamente, como hipotireoidismo, e questões genéticas. “Existe também a alopecia androgenética, que faz com que os fios cresçam finos até que não cresçam mais”, alerta Nathalia.

Outro ponto importante é prestar atenção nos seus hábitos. Com isso, vale analisar como está o seu nível de estresse. Isso porque essa reação pode levar à queda de cabelo quando a pessoa está muito estressada. Nesse caso, o que pode acontecer é um aumento do hormônio conhecido como cortisol na corrente sanguínea. Com isso, há tendência de sofrer com a queda dos fios.

Outros fatores incluem tabagismo, dietas restritivas e com déficit de nutrientes e vitaminas, doenças que afetam o couro cabeludo (foliculites, dermatite seborreica e fungos), uso de secadores, chapinhas, babyliss, alisamentos e tinturas sem os devidos cuidados. No caso de equipamentos fontes de calor, é essencial utilizar protetor térmico. Já no caso de procedimentos químicos, a hidratação precisa fazer parte da rotina para repor a água perdida e manter os fios saudáveis. 

Como acelerar o crescimento do cabelo?

Quantos centímetros cresce o cabelo por mês

Para ajudar o cabelo a crescer mais, é preciso pensar em algumas ações, conforme descreve a dermatologista. O primeiro passo é analisar os alimentos que você consegue nas refeições e investir em uma alimentação balanceada, com proteína, carboidrato, gordura, minerais e vitaminas. Também é importante beber bastante água ao longo do dia, sendo recomendado 35ml por cada kg do seu peso. Aproveite para conferir 8 dicas que vão fazer o seu cabelo crescer rápido e forte.

E você, gostou do conteúdo que responde o cabelo cresce quantos centímetros por mês? Lembre-se sempre de procurar um dermatologista quando houver queda de cabelo, principalmente de forma intensa, para realizar exames, descobrir as causas e iniciar o tratamento adequado. Compartilhe!

Mudar o visual, abandonar um corte que não deu certo, apostar em um penteado diferente... Motivo para deixar o cabelo crescer é o que não falta, mas nem sempre esse desejo é correspondido na mesma velocidade com que a gente gostaria.

Como acelerar o crescimento do cabelo (Foto: Reprodução/ Instagram) — Foto: Glamour

O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, seu cabelo pode chegar a crescer até 2 cm! Para deixar essa missão mais rápida e prática, a Glamour conversou com alguns especialistas e garante: essa tarefa é mais fácil do que você imagina.

Couro Cabeludo
Você pode até não dar muita atenção para ele no dia a dia, mas reverter essa situação fará toda a diferença. “Quando falamos do couro cabeludo, estamos conversando sobre células vivas que demandam cuidados” explica Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar. Por isso, é necessário policiar hábitos que possam prejudicar a região.

Em primeiro lugar, evite a exposição da área à alta temperatura, que pode causar aumento na secreção da glândula sebácea (ou seja, oleosidade) e diminuir a oxigenação do folículo capilar. O resultado? Obstrução do poro -- que impedirá um fio novo de nascer. Por isso, nada de banho quente, uso frequente de secador no couro cabeludo ou exposição prolongada ao sol. Invista no chapéu! “Na hora de secar os fios,use o ar quente apenas no comprimento e o ar morno no couro cabeludo”, aconselha Marcela.

Também aproveite o momento do banho e inclua uma massagem no couro cabeludo. Faça movimentos leves com as pontas dos dedos por, aproximadamente, três minutos para estimular a circulação na região. Além de deixar a área mais saudável, você pode usar esse período também para relaxar.

É necessário policiar hábitos que possam prejudicar o couro cabeludo (Foto: Istock) — Foto: Glamour

Cuidados necessários
Para auxiliar no crescimento do cabelo, não basta apenas incentivar o nascimento de novos fios, é preciso também cuidar do comprimento. Por isso, é indicado cortar as pontas a cada dois ou três meses, eliminando assim as duplas e ressecadas. “Conforme o cabelo vai crescendo, a parte mais longa do fio se afasta da raiz -- e de sua oleosidade natural que ajuda a nutrir as mechas -- ficando mais fraca e quebradiça”, explica Marcelo Brito, hair stylist do salão Studio Tez.

Fique de olho nos penteados! O rabo de cavalo ou coque muito alto podem prejudicar o crescimento dos fios se presos com muita força. Além de facilitarem a quebra, por conta do peso e da tensão colocada ao puxar as mechas, eles podem causar a queda de cabelo da região frontal -- além de lesões nos folículos capilares.

Prender os fios ou deixá-los molhados antes de dormir aumenta a chance de rompimento deles. “Quando esse tipo de atitude se torna comum, cria-se a impressão de que o cabelo não cresce. Isso acontece porque ele passa a quebrar com maior frequência”, afirma Marcelo Brito.

Para cuidar das mechas e repor os nutrientes, aposte na hidratação a cada 15 dias. “Procure produtos à base de queratina, aminoácidos e lipídios, pois eles são compostos vitamínicos que ajudam a fortalecer a fibra capilar”, recomenda Marcelo. Mas, atenção: use máscara, condicionador e ampolas de hidratação apenas no comprimento dos fios para não aumentar a oleosidade do couro e causar um acúmulo de substâncias que podem causar as obstruções de que falamos.

O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana (Foto: Thinkstock) — Foto: Glamour

Alimentação saudável
Vitaminas e nutrientes também não podem faltar nas refeições para garantir um crescimento capilar acelerado. Por isso, lembre-se: elementos variados como proteínas, frutas, verduras e óleos naturais devem estar presentes no seu cardápio.

Vilão indireto
Não são apenas hábitos ruins que prejudicam o crescimento dos fios: o estresse também atrapalha e pode ser responsável pela queda de cabelo. “Ele aumenta a liberação do cortisol, hormônio que também estimula a produção da glândula sebácea”, explica Marcela Buchaim.

Mito de beleza
Diferente do que muitas pessoas acreditam, lavar os fios com frequência não é prejudicial. Na verdade, a higienização do couro cabeludo é necessária para retirar os resíduos e oxigenar a região. “Lavar poucas vezes o cabelo pode até deixar o aspecto das mechas mais bonito, pois retira menos da oleosidade natural que as nutri. Porém, essa camada protetora de óleo pode ser reposta durante o banho com máscaras e condicionadores. O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana”, finaliza Marcela.

É possível o cabelo crescer 4 cm por mês?

O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, seu cabelo pode chegar a crescer até 2 cm!

Quanto é 1 cm de cabelo?

A velocidade pode até variar de uma pessoa para outra, mas ela será sempre constante. Calcula-se que o cabelo cresça, em média, 1 milímetro a cada três dias, o que dá cerca de 1 centímetro ao mês e 12 centímetros por ano. A velocidade pode variar de um indivíduo para outro, mas se mantém constante para cada um.

O que fazer para o cabelo crescer 2 cm por mês?

9 dicas para o cabelo crescer mais rápido.
Comer alimentos ricos em proteínas. ... .
Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo. ... .
Aplicar óleos essenciais no couro cabeludo. ... .
Usar corretamente o condicionador. ... .
Prender o cabelo. ... .
Hidratar o cabelo 1 vez por semana. ... .
Tomar vitaminas para o cabelo crescer. ... .
Deixar de fumar..

Quanto tempo leva pro cabelo crescer 4 dedos?

O cabelo cresce no mínimo 1 dedo por mês, se você, de 3/3 meses cortar 1 dedo, você ainda ficará com 2 dedos de cabelo em perfeito estado. Em 1 ano, você faz 4 cortes, serão 4 dedos retirado do cabelo, porém, irá sobrar para você 8 em perfeito estado sem nenhuma quebra ou ponta dupla!