Quantos dias depois da relação acontece a nidação

Se está a tentar engravidar, é muito provável que a sua maior preocupação seja  conseguir determinar o dia em que ocorre a sua ovulação e identificar o seu período fértil. Uma questão frequente das futuras mães é saber quantos dias após a relação ocorre a fecundação. Encontre a resposta neste artigo.

Quantos dias após a relação ocorre a fecundação?

Para compreender quanto tempo demora a fecundação após a relação é importante ter a noção de que, em condições favoráveis, os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 7 dias no interior do corpo da mulher.

Já o óvulo, tem apenas até 24 horas de vida depois de ser expulso do ovário. Assim, este é o período de tempo que o espermatozoide dispõe para o encontrar e fertilizar. Caso não seja fecundado, murcha e é removido na menstruação seguinte em conjunto com o revestimento da parede uterina, iniciando-se um novo ciclo menstrual.

Quantos dias após a relação ocorre a fecundação?

O período de tempo em que o óvulo pode ser fecundado corresponde ao seu tempo de vida, ou seja, até 24 horas. Uma vez que os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 7 dias após a ejaculação, teoricamente, o óvulo pode ser fecundado até 7 dias após a relação sexual, caso esta ocorra no dia da ovulação (libertação do óvulo maduro).

Como ocorre a gravidez de gémeos?

Por norma, a mulher liberta um óvulo maduro todos os meses que é fecundado apenas por um espermatozoide, dando origem a um bebé.

Em casos mais raros, a mulher liberta dois óvulos distintos que são fecundados por dois espermatozoides também diferentes. Neste caso, a mulher está grávida de gémeos fraternos (designados também como gémeos falsos ou dizigóticos).

No caso de gémeos idênticos (também designados como verdadeiros ou monozigóticos), um único óvulo é fecundado por um único espermatozoide que acaba por se dividir em dois mais tarde dando origem a dois bebés.

Frequência das relações sexuais no período fértil

Como só consegue engravidar em alguns dias do mês (no seu período fértil), ao identificar esses dias, consegue acertar na melhor altura de ter relações sexuais.

Durante o seu período fértil, deve ter relações sexuais dia sim, dia não. Esta frequência garante uma reserva suficiente de espermatozoides dentro do seu aparelho reprodutor no momento em que óvulo for libertado.

Por que muda o muco vaginal no período fértil?

O sintoma de ovulação mais evidente consiste na alteração das características do muco cervical. Normalmente escasso, espesso e pegajoso, na ovulação, torna-se fino, fluido e abundante (parecido com clara de ovo).

Esta mudança das características e consistência do corrimento vaginal tem como objetivo nutrir os espermatozoides e facilitar a sua deslocação dentro da cavidade uterina. Após a ovulação, o muco readquire a sua consistência normal, inóspita para os espermatozoides.

Quanto tempo demora o óvulo a implantar-se no útero?

Após a fecundação, o ovo continua a deslizar pelas trompas de Falópio em direção ao útero, onde se vai implementar. Esta viagem demora cerca de 10 dias. Chegado ao útero, o embrião começa a desenvolver-se rapidamente e, no final do 1º trimestre, é um bebé completamente formado, em ponto pequeno.

Sintomas iniciais da gravidez

Entre os principais sintomas que podem alertá-la para a possibilidade de estar grávida, mesmo antes do atraso menstrual, incluem-se:

  1. Náuseas e vómitos;
  2. Sono e cansaço;
  3. Flutuações de humor;
  4. Frequência urinária;
  5. Prisão de ventre;
  6. Inchaço abdominal e pressão no baixo-ventre;
  7. Melasma (manchas escuras na pele);
  8. Aumento da temperatura corporal basal.

Agora que já sabe quantos dias após a relação ocorre a fecundação conheça em detalhe os acontecimentos da primeira e da segunda semana do desenvolvimento embrionário.

Sintomas de nidação (implantação do óvulo)

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

Sabe quais são os sintomas de nidação? A nidação é uma etapa fundamental de uma gravidez bem-sucedida. Embora subtis, os sintomas de nidação são reconhecíveis. Saiba como se processa a nidação, a que sintomas estar atenta, assim como a diferenciar os sintomas de nidação dos sintomas de período menstrual.

O que é a nidação?

A nidação refere-se ao processo de implantação do óvulo fertilizado (ovo) na mucosa uterina, onde se irá desenvolver e crescer ao longo da gestação.

Por volta do 12º dia do ciclo (num ciclo de 28 dias), são libertados estrogénios para a corrente sanguínea da mulher. Esta libertação hormonal destina-se a estimular o espessamento da parede uterina (endométrio) preparando-o para alojar um eventual óvulo fertilizado.

Se o óvulo fecundado não conseguir chegar ao útero até ao 10º dia após a conceção, as células do endométrio começam a morrer. Isto impede, pois, a implantação e a continuação do desenvolvimento do ovo.

Como se processa a nidação?

O processo de conceção envolve três etapas, sendo a terceira a nidação.

1. Ovulação

A fecundação do óvulo pelo espermatozoide depende do período fértil da mulher. Durante cerca de 6 dias, as hipóteses de engravidar estão no auge, quando se dá a ovulação. Por outras palavras, um óvulo pronto a ser fertilizado é lançado na trompa de Falópio onde aguarda a chegada dos espermatozoides.

  • 1ª Etapa – ovulação

2. Fertilização do óvulo

Após a ovulação, o óvulo sobrevive 12 a 24 horas. Assim, este é o tempo que os espermatozoides dispõe para o alcançar e fertilizar. Entretanto, os espermatozoides podem sobreviver até 5 dias dentro do corpo da mulher, após a ejaculação.

  • 2ª Etapa – fertilização

3. Nidação

Assim que é fertilizado, o ovo começa a multiplicar-se e a descer pela trompa de Falópio em direção ao útero. É, pois, no útero que se irá fixar e desenvolver.

O ovo fecundado (agora zigoto), precisa de 5 a 10 dias para chegar ao útero. Assim que o atinge, inicia-se o processo de implantação (nidação) no útero. Este processo termina por volta do 12º dia, ou seja, no momento em que falha a menstruação.

Durante esse percurso, a contração das trompas pode causar algum desconforto e a sensação de cólicas. Contudo, este tipo de sintomas podem variar de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher.

  • 3ª Etapa – implantação (nidação)

NOTA: Em casos raros, pode dar-se uma gravidez ectópica quando o embrião se implanta fora da cavidade uterina. O embrião pode fixar-se numa das trompas (gravidez tubária), nos ovários, na cavidade abdominal ou no canal cervical.

Quais são os principais sintomas de nidação?

Devido a esta sequência de tempo, o fim do processo de nidação coincide com a data em que a mulher deveria ficar novamente menstruada (considerando um ciclo menstrual regular de 28 dias). A falha do período é, assim, um dos primeiros sintomas de nidação.

1. Falha menstrual e cólicas abdominais

Para além da falta do período, um dos primeiros sintomas de nidação mencionados são cólicas abdominais entre o 5º e o 9º dia após a fecundação, período durante o qual o ovo se fixa na mucosa uterina. Algumas mulheres também referem sentir uma “picada” por volta da mesma altura.

2. Sangramento de nidação

Por vezes, o processo de nidação dá origem a um sangramento ligeiro. É comum as mulheres relatarem pequenos sangramentos no início da gravidez. Trata-se, na maior parte dos casos, de um fluxo mais ligeiro do que o fluxo menstrual. Pode durar apenas algumas horas ou alguns dias.

NOTA: o sangramento intenso em qualquer fase da gravidez, com ou sem cãibras ou dores abdominais intensas, é um sinal de alerta que deve ser comunicado ao médico para correto diagnóstico e tratamento.

3. Alteração da cor do corrimento vaginal

Algumas mulheres podem notar um corrimento vaginal com um tom mais acastanhado do que o habitual. Contudo, qualquer corrimento com uma tonalidade alterada ou cheiro intenso deve ser comunicado ao médico, haja ou não presença de sangue.

A alteração do corrimento vaginal pode ser um sinal de infeção vaginal ou de complicação obstétrica (como aborto espontâneo, descolamento prematuro da placenta) e deve ser devidamente avaliada.

4. Outros sintomas de nidação

As mulheres mais atentas poderão notar outros sintomas de nidação que indiquem uma possível gravidez. Estes sintomas podem, pois sentir-se mesmo antes do atraso menstrual. São, efetivamente os sintomas típicos de gravidez: náuseas e vómitos, sono e cansaço, inchaço abdominal, pressão no baixo-ventre, flutuações de humor, maior frequência urinária, etc.

Como distinguir o sangramento de nidação e o sangramento de menstruação?

O sangramento de nidação pode ser facilmente confundido com um período menstrual particularmente atípico. O fluxo do sangramento de nidação é leve e tem uma coloração que pode variar entre o rosado e o acastanhado. Contudo, este sangramento poderá não ocorrer em todas as mulheres, pelo que é importante estar atenta a outros sintomas de nidação, como os acima referidos.

Contudo, se experienciar perdas de sangue atípicas e desconfiar de uma possível gravidez, há diferenças entre o período menstrual e o sangramento de nidação.

Sangramento de nidação:

Fluxo leve, ligeiro que por vezes só é evidente quando se limpa após uma ida à casa de banho. Pode ocorrer fora do período menstrual. A cor deste sangramento pode variar entre o rosado e o castanho e não vermelho vivo. Este fluxo é intermitente e pode durar entre algumas horas e cerca de três dias.

Sangramento de período menstrual:

Fluxo contínuo, que pode variar entre o ligeiro e o intenso. A cor é vermelho vivo, ficando mais clara à medida que se aproxima do fim. Ocorre de forma regular, em ciclos de cerca de 28 dias. A duração do ciclo varia de mulher para mulher. A intensidade do fluxo e a duração do sangramento pode durar entre dois ou três dias e uma semana.

Quando se iniciam os sintomas de nidação?

Os primeiros sintomas de nidação ocorrem no final do 1º mês da gestação, quando a mulher devia ficar menstruada mas o período não desce. Muitas vezes, a falha do período é o primeiro sinal que leva a mulher a suspeitar de uma gravidez e a fazer o teste de gravidez.

  • Primeira semana do desenvolvimento embrionário
  • Segunda semana do desenvolvimento embrionário

Após o sangramento de nidação quanto tempo esperar para fazer o teste de gravidez?

As primeiras semanas da gravidez são extremamente críticas para o desenvolvimento embrionário. Estima-se que apenas cerca de um em cada três óvulos fecundados evolua para uma gravidez de termo (ver Será que tive um aborto sem saber que estava grávida?)

Na maioria dos casos, um teste de gravidez de farmácia só deteta a gravidez ao fim de sete a dez dias após a falta do período menstrual. Por outras palavras, isto corresponde ao final da 5ª semana sem menstruação.

Como saber de quanto tempo está grávida?

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

  • Estarei grávida? Como saber nas primeiras semanas

Com a implantação, o bebé passa a denominar-se “embrião“, designação que mantém até à 8ª semana . Só a partir da 8ª semana é que se passa a chamar “feto”.

  • De embrião a feto: as primeiras semanas de vida

Quantos dias depois da relação pode ter a nidação?

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Como saber se estou em processo de nidação?

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.