Que característica dos seres vivos garante a continuidade das espécies?

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.

Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na reprodução assexuada, um único indivíduo dá origem a um ou mais descendentes. Por tal motivo é que eles são geneticamente idênticos aos seus genitores, embora possam ocorrer mutações e variações fenotípicas. Esse tipo de reprodução geralmente se dá por brotamento, quando determinada região do corpo do indivíduo cresce e depois se desprende, tornando-se um novo indivíduo; ou por fissão, caso em que o corpo do animal se parte e cada um dos pedaços se regenera independentemente, dando origem a novos indivíduos.

Quanto à reprodução sexuada, esta ocorre a partir da união de gametas. Geralmente, metade das características dos descendentes é oriunda do gameta masculino, e outra metade, do feminino. Ela tem como uma de suas vantagens a variabilidade genética, visto que os gametas de um mesmo indivíduo apresentam-se distintos entre si.

Nesse tipo reprodutivo, a fecundação pode ser tanto externa quanto interna e, nesse primeiro caso, a quantidade de gametas produzidos pela geração parental tende a ser bem maior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem organismos que podem reproduzir-se tanto assexuadamente quanto sexuadamente, como plantas e certos cnidários. Há também casos especiais de reprodução, como a partenogênese, em que acontece o desenvolvimento de embriões a partir de óvulos não fecundados.

Ficou curioso (a)? Conheça os textos dessa seção! Nela você também encontrará textos sobre sexualidade e contracepção.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

O fato é que existem características dos seres vivos que o definem como organismos vivos e os diferem da matéria sem vida.

Quando você vê um cachorro, por exemplo, você sabe que ele é um ser vivo, certo? Mas o que faz com que ele seja tido como ser vivo? O fato é que existem características dos seres vivos que o definem como organismos vivos.

Ou seja, a matéria bruta, sem vida, não têm as mesmas características dos seres vivos. Sendo assim, saber essas características é importante para que você possa saber o que é ou não um ser vivo.

Até porque, alguns seres são fáceis de identificar como ser vivo. Porém, outros podem causar confusão. Isso porque, alguns seres não têm as características de seres vivos, mas se comportam como uma forma de vida.

Quais são as características dos seres vivos?

Identificar quais são os seres vivos e quais são os seres que apenas se comportam como uma forma de vida é possível. Para isso, você precisa saber quais são as características que todos os seres vivos possuem.

1- DNA

Saber se determinado ser tem DNA é o primeiro passo para identificar se ele é um ser vivo ou não. Isso porque, todos os seres vivos possuem ácido nucléico, formado pelo DNA e RNA.

Vale destacar que o DNA e o RNA têm diferentes funções. O DNA tem a informação genética do ser vivo. Além disso, o DNA produz o RNA e ainda controla a atividade celular.

Que característica dos seres vivos garante a continuidade das espécies?

Por outro lado, o RNA realiza a síntese das proteínas no organismo e envia a informação genética para que ocorra a síntese das proteínas nas células.

Em resumo, o ácido nucleico é o responsável pelo material genético humano e também pela transmissão de características hereditárias.

Essa é uma composição encontrada apenas nos seres vivos. Logo, se não houver ácido nucleico, não é um ser vivo.

2- Composição química

Todos os seres vivos possuem em sua composição elementos orgânicos como:

  • Carbono;
  • Hidrogênio;
  • Oxigênio;
  •  Nitrogênio.

Além disso, eles têm compostos inorgânicos como sais minerais e água. Por fim, os seres vivos também tem fósforo e enxofre, só que em menor quantidade.

3- Ciclo vital

Todos os organismos vivos passam por um ciclo vital. Ou seja, um ser vivo nasce, cresce, se reproduz e morre.

Um detalhe importante é que não são todos os seres vivos que completam todo o ciclo. Porém, passar por esse ciclo, ainda que não seja por ele todo, é uma das principais características dos seres vivos.

Que característica dos seres vivos garante a continuidade das espécies?

4- Reprodução

A reprodução é muito importante, pois ela garante a continuidade da espécie. Essa reprodução pode ser de dois tipos:

Assexuada: É quando o ser vivo se divide em duas ou mais partes, dando origem a novos seres. Esse tipo de reprodução é muito comum nos seres vivos unicelulares.

Sexuada: Neste caso, a reprodução ocorre por meio da formação de células chamadas de gametas.

Essas células são originadas através do cruzamento entre um gameta masculino e um feminino. Este tipo de reprodução ocorre com os seres pluricelulares.

5- As células são características dos seres vivos

A organização celular é outra importante característica dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células.

Sendo que a estrutura de uma célula é formada por: membrana celular, citoplasma e núcleo. As células podem ser de dois tipos: procariontes e eucariontes.

O 1º tipo não têm membrana plasmática que tem a função de separar o material celular do citoplasma. Já as eucariontes têm a membrana nuclear.

Que característica dos seres vivos garante a continuidade das espécies?

Vale destacar que no núcleo da célula estão os cromossomos, onde fica o DNA. Por fim, os seres vivos podem ser ainda unicelulares ou pluricelulares.

No unicelular, o ser tem apenas uma célula. Um exemplo disso, são as bactérias. Os seres pluricelulares, por sua vez, contam com várias células. Exemplos disso são os animais e plantas.

6- Os organismos vivos crescem de acordo com a sua adaptação

Os seres vivos retiram do meio ambiente os nutrientes que eles precisam para a sua sobrevivência. Desse modo, as suas células crescem de volume, multiplicam-se e aumentam o ser vivo.

No entanto, para que possam sobreviver, os seres vivos devem se adaptar a várias condições. Alguns exemplos de estímulos do ambiente são: luz e som. 

7- Evolução

Ao nascer, pode ocorrer um fenômeno de mutação no ser vivo. Em síntese, a mutação é a alteração de uma ou mais características genéticas.

Se a mutação ocorrer em células que fazem parte da formação dos embriões, ela pode passar para os descendentes por meio da reprodução. É por isso que a mutação pode explicar o aparecimento de novas espécies.

8- Metabolismo

Que característica dos seres vivos garante a continuidade das espécies?

Ao nascer, o ser vivo passa por constantes reações químicas no seu corpo. Com isso, as moléculas simples se transformam em moléculas mais complexas por meio de uma reação de síntese com gasto de energia.

Este processo é chamado de anabolismo. Além disso, as moléculas podem ser rompidas e voltarem a se tornar moléculas simples. Isso é chamado de catabolismo.

No catabolismo, ocorre uma reação chamada de degradação, onde o ser recebe energia. O anabolismo e o catabolismo são fases diferentes de reações bioquímicas. Eles são responsáveis pelas alterações químicas nas células.

Enfim, os dois processos juntos formam o metabolismo. Sendo que o metabolismo é preciso para que o ser vivo continue em evolução e crescimento.

9- Nutrição e adaptação dos organismos vivos

O metabolismo de um ser vivo precisa consumir uma grande quantidade de energia. Esta energia tem como fonte a nutrição e a respiração.

Na nutrição, os seres podem ser heterótrofos ou autótrofos. Os heterótrofos não são capazes de produzir o próprio alimento. Logo, eles se alimentam de outros seres vivos.

Os autótrofos produzem o próprio alimento. Essa produção deriva principalmente da fotossíntese ou da quimiossíntese.

Em resumo, a fotossíntese é o processo onde a absorção de água e dióxido de carbono são transformados em energia. Além disso, neste processo ocorre a liberação de oxigênio.

Que característica dos seres vivos garante a continuidade das espécies?

Já a quimiossíntese é o processo de síntese, isto é, decomposição de compostos orgânicos. Isso ocorre pelo dióxido de carbono e fornece energia para os seres vivos.

Por fim, os seres vivos podem ser anaeróbios ou aeróbios. No 1º caso, o ser produz energia sem oxigênio molecular. No 2º caso, os organismos usam o oxigênio como fonte de energia.

10- Responder a estímulos

Os seres vivos respondem a estímulos do meio ambiente. Isso é conhecido como irritabilidade.

Um exemplo disso, é quando uma planta sensitiva ao toque, fecha os seus folíolos. Outro exemplo é quando um animal foge do perigo.

E aí, gostou de aprender quais são as características dos seres vivos? Então leia também O que é plasma? Tipos, características e exemplos de matéria

Qual característica dos seres vivos garante a continuidade da espécie?

O que garante a continuidade de vida em nosso planeta é a capacidade que os seres vivos têm de reprodução. Pelo fato de dois exemplares de suas espécies - macho e fêmea - serem capazes de gerar outros exemplares dessa espécie e transmitir a eles suas características, e isso faz com que continue existindo vida na Terra.

Que característica dos seres vivos garante a continuidade da vida em nosso planeta justifique?

Os seres vivos são capazes de se reproduzirem e transmitirem suas características genéticas para seus descendentes. A reprodução e a hereditariedade têm como função manter as características da espécie e continuá-las nas gerações seguintes.

Como se chama o sistema que permite a continuidade da espécie?

Sistema reprodutor, ou sistema genital, é responsável por garantir a perpetuação da espécie. Nesse sistema encontram-se as gônadas, responsáveis por produzir gametas.

Qual é a função que permite a continuação da vida?

Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie.