Que dois elementos você deve otimizar para melhorar o desempenho de SEO?

9 Dicas para fazer a otimização de sites

Quer saber como você pode melhorar a performance do seu site? Nós separamos 9 dicas sobre otimização de sites que você pode começar a aplicar agora mesmo!

É um trabalho contínuo, mas quanto mais você trabalhar em cima dos materiais que você já possui, melhor será. Confira:

1. Pesquise palavras-chaves

Se para produzir conteúdo você precisa saber o que o seu público-alvo deseja, como descobrir essa informação? Por meio da pesquisa de palavras-chave.

Hoje em dia, existem várias ferramentas online para pesquisa de palavras-chave, termos e perguntas relacionadas. Até mesmo o Google, com seu recurso de autocompletar no espaço de pesquisa, pode ser uma excelente fonte dos termos mais buscados.

Com esse material em mãos, você terá condições de criar conteúdos voltados para o que seu público está buscando saber, aumentando suas chances de atraí-los para o seu site.

Utilizar as palavras-chave no seu texto é eficaz, mas não deve ser de forma excessiva. O Google é esperto o suficiente para identificar conteúdos que repetem demais as palavras-chave. Faça uso sadio delas e terá sucesso.

2. Melhore os títulos SEO

Quando você produz conteúdos SEO, você deve prestar atenção especial a dois elementos que são fundamentais para o sucesso dentro dos buscadores: a meta título e a meta descrição.

Esses dois itens são essenciais para que os motores de busca identifiquem o assunto dos conteúdos que você está desenvolvendo e possam destacá-los para o público.

Procure escrever seus meta títulos e meta descrições com clareza e, de preferência, que contenham as palavras-chave. Dessa forma, os usuários poderão achar o seu site com mais facilidade nas páginas de resultados.

Mas atente-se para a quantidade de caracteres. Para o título, o indicado é que não ultrapasse a casa dos 60 caracteres. Já na meta descrição, mantenha o texto dentro de um limite de 160 caracteres.

3. Faça os textos alternativos das imagens utilizadas

Um ponto que muitos se esquecem é que os buscadores também consideram as imagens na hora de fazer a “leitura” dos conteúdos. Afinal de contas, as imagens fazem parte do conteúdo também.

Sabendo disso, é importante que você inclua as palavras-chave nas descrições alt tag das suas imagens para que os buscadores identifiquem o que elas estão ilustrando – algo que também ajuda os usuários com deficiências visuais que fazem a utilização de leitores de página.

4. Faça linkagens internas e externas

O trabalho com os links, também conhecido como Link Building, é parte de uma boa estratégia de otimização de sites. Trata-se de construir uma rede de links tanto internos quanto externos, que colaboram com o tráfego e a credibilidade do seu site.

Os links internos facilitam a navegação dos usuários entre temas similares dentro do seu site, além de mostrarem para os buscadores que os assuntos estão relacionados. Isso acaba não somente ajudando os usuários, como também o próprio buscador, que consegue identificar as suas páginas mais relevantes.

Importante: lembre-se de fazer os links utilizando as palavras-chave corretas e procure não sobrecarregar sua página com muitos deles.

Já os links externos, como já comentamos um pouco acima, é quando outros sites linkam para conteúdos do seu site.

A troca de links entre dois sites é extremamente benéfica para o crescimento de ambos, já que os motores de busca irão entender que se seu site está sendo recomendado por outro, é porque possui conteúdo relevante para os usuários. Algo que ajuda no ranqueamento.

5. Responsividade é importante

Nós falamos acima sobre a experiência do usuário precisar ser a mesma tanto nos dispositivos móveis quanto nas versões desktop, e queremos reforçar esse ponto.

A otimização de sites deve prezar para que a grande parcela dos usuários que acessam os conteúdos através dos celulares e tablets não encontrem dificuldades ao acessar seus conteúdos.

O design e os textos devem estar bem dispostos, sempre levando em conta a velocidade de carregamento. Os usuários que estão pesquisando através dos celulares não irão gostar de perder tempo esperando que seu conteúdo carregue e desistirão de acessar seu site.

6. Melhore os conteúdos que você já possui

Seu site foi criado sem um bom planejamento, mas já conta com um acervo razoável de conteúdo? Não se preocupe, você não precisará tirá-los do ar.

Estruture todas as páginas antigas do seu site com as dicas que demos aqui e trabalhe o SEO delas, atualizando e complementando o que elas já possuem.

Manter os conteúdos que já existem no seu site atualizados é extremamente importante para se manter relevante dentro dos motores de busca.

7. Aposte em landing pages

O termo “aposte” nessa dica não passa de uma expressão, já que a eficácia das landing pages já é mais do que comprovada.

As campanhas utilizando páginas de conversão ajudam você a conseguir mais acessos e a divulgar o conteúdo que você produz (utilizando um e-book, por exemplo).

Nos materiais oferecidos na conversão podem existir links que redirecionam para sua página de blog. Assim, você redireciona o usuário para seu site principal.

8. Você já fez uma auditoria SEO no seu site?

Por mais que você tenha anos de experiência com otimização de sites SEO, alguma coisa poderá passar batido. E, considerando quantos pontos de SEO é preciso considerar na hora de otimizar seu site, é completamente esperado que isso aconteça.

É para ajudar você nessa missão que existe a auditoria SEO. Essa ação permite que você identifique todos os pontos que precisam de atenção no seu site, e que podem estar interferindo no desempenho dele.

Para fazer a auditoria do seu site, ferramentas como o QuickSprout ou o Ubersuggest podem ser ótimas opções para agilizar o processo, sobrando mais tempo para você trabalhar nas soluções dos problemas encontrados.

9. Utilize ferramentas de SEO

Aproveitando o gancho da dica anterior, por que não começar a utilizar ferramentas de SEO hoje mesmo no seu site?

Existem diversas ferramentas que oferecem recursos tanto de auditoria SEO, como de pesquisas de palavras-chave. Para escolher a ideal, dê uma conferida em nosso post sobre as 20 Melhores Ferramentas de SEO para a Otimização de Site da sua Empresa.

Fazendo um bom uso dessas ferramentas e aplicando as dicas que demos neste post, seu site estará otimizado e pronto para ser um dos primeiros dos resultados das buscas no Google!

Que dois elementos você deve utilizar para melhorar o desempenho de SEO?

Os dois principais fatores analisados pela ferramenta são o FCP e o FID: FCP (Primeira exibição de conteúdo): tempo necessário para que o primeiro elemento da página seja exibido na tela; FID (Latência de entrada): o atraso entre a primeira interação do usuário com algum elemento da página e a resposta do navegador.

Como melhorar o desempenho de SEO?

10 Maneiras de melhorar o SEO em 2021 e impulsionar seu ranking.
Use um programa com integração ao Google Analytics para monitorar métricas..
Identifique páginas de baixo desempenho e atualize-as com conteúdo novo que as pessoas vão querer ler..

O que e SEO otimizado?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.

Quais são as boas práticas de SEO?

5 boas práticas de SEO que seu site deve implementar.
Crie conteúdos relevantes e consistentes. ... .
Capriche no uso de palavras-chave. ... .
Invista na experiência do usuário. ... .
Construa e cultive autoridade. ... .
Mantenha o conteúdo atualizado..