Que fatos contribuem para a diminuição ou não competição entre indivíduos de espécies distintas?

A competição é uma relação ecológica desarmônica na qual os indivíduos envolvidos disputam recursos do meio.

A competição interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, que competem por recursos disponíveis no meio, como água, luminosidade, alimento, espaço físico etc. Já a competição intraespecífica envolve indivíduos de uma mesma espécie, que além de disputarem os mesmos recursos do meio, também disputam indivíduos da mesma espécie (brigas entre machos) em busca de uma parceira capaz de produzir descendentes férteis.

As duas competições são imprescindíveis para a natureza, pois além de regularem o tamanho das populações, contribuindo para evitar a superpopulação de espécies, também contribuem para o processo de seleção natural, no qual somente os indivíduos melhores adaptados conseguem sobreviver no ambiente.

Na competição interespecífica, podemos citar como exemplos a competição existente entre plantas de diferentes espécies que competem por água e nutrientes, espécies herbívoras, como o veado, que competem com outras espécies herbívoras como o gado, entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um exemplo clássico de competição intraespecífica é o da territorialidade. Nesse fenômeno, indivíduos de uma espécie marcam seu território, impedindo que outros indivíduos da mesma espécie invadam esse espaço. Isso é frequente na época do acasalamento, quando os machos delimitam seu espaço e o defende contra outros machos. Cada espécie tem sua forma de delimitar seu território, por exemplo, através de lutas entre machos, através do canto como os pássaros, substâncias produzidas por glândulas como nos mamíferos etc.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Para resolver os exercícios sobre relações ecológicas, tenha em mente que existem relações harmônicas e desarmônicas.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

(PUCCAMP-SP) Considere as afirmações abaixo relativas a fatores de crescimento populacional.

I. A competição intraespecífica interfere na densidade da população.

II. A competição interespecífica não influi no crescimento das populações.

III. Um dos fatores limitantes do crescimento populacional é a disponibilidade de alimentos, que diminui quando a densidade da população aumenta.

IV. Fatores climáticos influem no crescimento da população independentemente de sua densidade.

São verdadeiras apenas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

ver resposta


Questão 2

Quando temos organismos da mesma espécie que trabalham unidos para o bem do grupo, temos um tipo de relação intraespecífica harmônica. Os agrupamentos que se caracterizam por possuírem divisão de trabalho, sistema de classes e indivíduos que apresentam relativa independência e mobilidade recebem o nome de:

a) colônia.

b) sociedade.

c) mutualismo.

d) protocooperação.

ver resposta


Questão 3

Sabemos que o mutualismo ocorre quando seres de espécies diferentes mantêm relações em que ambos são beneficiados. Marque a alternativa que indica organismos que estabelecem uma interação mutualística.

a) Fungos e algas.

b)Tubarão e rêmoras.

c) Piolho e ser humano.

d) Bromélias e árvores.

e) Leões e zebras.

ver resposta


Questão 4

A rêmora é um peixe que estabelece uma relação bastante íntima com o tubarão, fixando-se em seu corpo e alimentando-se dos restos de alimentos que não foram digeridos pelo temido peixe. Essa relação é chamada de:

a) Inquilinismo.

b) Competição.

c) Predação.

d) Mutualismo.

e) Comensalismo.

ver resposta


Questão 5

(Cesgranrio- RJ) Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:

a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.

b) se estabeleça uma competição interespecífica.

c) se estabeleça uma competição intraespecífica.

d) uma das espécies seja produtora e a outra, consumidora.

e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A única afirmação negativa é a II, pois a competição por recursos sempre influencia no crescimento e tamanho de uma população.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”. Em uma sociedade, indivíduos da mesma espécie apresentam grau de cooperação, divisão de trabalho e diferenças entre classes. Um exemplo de sociedade são as abelhas, em que é possível observar uma rainha, as operárias e os zangões trabalhando juntos em prol dessa sociedade.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “a”. Os fungos e algas estabelecem um mutualismo obrigatório, formando os chamados líquens. Enquanto a alga fornece alimento para o fungo, este fornece água e nutrientes para a alga.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “e”. Essa relação é o comensalismo, uma vez que apenas a rêmora é beneficiada, porém o tubarão não é prejudicado. Nesse tipo de relação, o chamado comensal está normalmente procurando alimento.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “b”. Como as espécies estão ocupando o mesmo nicho, elas terão que competir pelos mesmos recursos. Sendo assim, haverá uma competição interespecífica, ou seja, entre espécies diferentes.

voltar a questão


Que fatos contribuem para a diminuição ou não competição entre indivíduos de espécies distintas?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

O que evitar a competição entre as espécies pelos mesmos fatores limitantes?

A exclusão competitiva pode ser evitada se uma ou ambas as espécies em competição evoluírem até usarem um recurso diferente, ocuparem uma área diferente do habitat ou se alimentarem em períodos diferentes do dia.

Quando teremos competição apenas entre indivíduos de espécies diferentes?

A competição é uma relação ecológica que ocorre entre organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Dizemos que a competição é intraespecífica quando indivíduos da mesma espécie estão envolvidos, e que é interespecífica quando se trata de espécies diferentes.

Quais são os fatores que determinam a possibilidade de competição entre seres vivos?

Em uma competição intraespecífica, todos os organismos que competem por determinado recurso são da mesma espécie. A competição pode ocorrer por diversos motivos, como demarcação de território, aumento exagerado da população e diminuição de alimentos.

Em que situação duas espécies diferentes entrarão em competição?

Duas espécies entram em competição quando os recursos não são suficientes para ambas, isso pode levar a um estado de equilíbrio, ou se for muito intensa pode fazer com que a espécie mais forte faça a outra procurar um novo espaço para viver ou outro alimento.