Que idade começa a pré-adolescência

Que idade começa a pré-adolescência

Pré-adolescência: idade e como lidar

A pré-adolescência é uma etapa muito complexa, tanto para os pais quanto para os filhos. É natural ter dificuldade em lidar com os novos comportamentos dessa fase.

Existe ainda um ponto importante do processo da pré-adolescência: idade. Com quantos anos começa a adolescência? Com quantos anos começa a pré-adolescência? Quando começam as mudanças e como educar da melhor forma, em uma etapa tão desafiadora e que requer tanta energia dos pais?

Mas, não se assuste. Você vai entender mais sobre o momento em que é chegada a pré-adolescência e como poderá preparar-se para o desafio. Vamos começar?

Quando começa a pré-adolescência?

A pré-adolescência vai dos 10 aos 13 anos de idade. É importante saber a idade para, assim, começar a observar determinados comportamentos que podem surgir com a nova fase. Pode ser um momento difícil para a família, já que a transição envolve muitas mudanças.

Desde alterações físicas, até novos pensamentos, muitas coisas acontecem nesta etapa e é essencial que a família compreenda a situação. Afinal, você também precisará se acostumar a ver seus filhos deixando os brinquedos de lado e descobrindo novos interesses.

Quais são as características de um pré-adolescente?

É natural que na pré-adolescência, idade seja um aspecto importante, pois também marca o início da puberdade e de outros aspectos comportamentais da vida do pré-adolescente, que podem gerar dúvidas ealgumas inseguranças, devido às mudanças radicais que acontecem no seu corpo, como:

  • Mais interesse pela vida social;
  • Vontade de fazer parte de um grupo;
  • Necessidade de ter mais privacidade.

Nos aspectos físicos, podemos perceber diferentes mudanças em meninos e meninas. Mas de maneira geral, podemos notar as seguintes alterações:

  • Surgimento de pelos pubianos e em lugares do corpo que não existiam antes (axilas, por exemplo);
  • Pelos das pernas mais espessos;
  • Crescimento acelerado;
  • Pele oleosa e surgimento de acnes;
  • Odores corporais.

Como lidar com os filhos nessa faixa etária?

Agora é que vem o desafio: como enfrentar essa fase tão desafiadora? Sabemos que pode ser difícil (às vezes desesperador) lidar com nossos filhos nessa etapa da vida. Mas está tudo bem. Temos dicas para te ajudar nessa missão e você não precisa passar por isso sem uma ajudinha.

Seja paciente

Tem dias que a pré-adolescência, idade e todas mudanças que envolvem essa fase, nos deixam de cabelo em pé. Porém, precisamos lembrar que é um momento difícil para eles também. É uma etapa de novas descobertas e, com isso, vem o desafio de saber lidar com elas e como receber as novidades de uma etapa tão marcante.

Por isso, precisamos ter empatia em momentos de conflitos e, assim, escutar o que o nosso filho está querendo dizer. Entender seus sentimentos também ajudará a garantir uma base sólida no futuro para administrar os conflitos e mudanças da vida. 

Conheça seus novos interesses

A pré-adolescência também trará novos interesses. Coisas que seus filhos antes não gostavam, agora, pode ser objeto de desejo deles. Não se espante, pois faz parte dessa jornada de descoberta do próprio pré-adolescente.

Por isso, demonstrar e se envolver nos temas que o seu filho tem interesse é muito importante para mostrar que você está acompanhando esse novo momento. Se antes ele lia livros infantis, agora poderá começar a gostar de mangás ou de livros infanto-juvenis de fantasia, por exemplo.

A conversa é a chave para um caminho mais tranquilo com o seu pré-adolescente. Não tem como fugir, o diálogo é o ponto mais importante dessa fase da vida do seu filho. Agora ele tem outras formas de pedir por atenção e, cabe a você, abrir um espaço para que as novas necessidades sejam discutidas.

No primeiro momento, pode ser que o pré-adolescente esteja mais fechado e prefira a distância. Porém, é neste momento que você pode tentar entender o que se passa na cabeça dele e, assim, estabelecer um espaço seguro para o diálogo. Mas sem ser muito invasivo.

Tenha uma rotina

Não são só os bebês e crianças que exigem uma rotina para ter uma boa convivência. Os pré-adolescentes também precisam ter uma organização em sua vida para que eles se sintam mais seguros. Definir quais atividades e responsabilidades são sua obrigação, por exemplo, é um bom começo.

Isso faz com que eles se sintam parte da rotina familiar como um todo e, até mesmo, parte das decisões da casa. Assim, você também estimula a autonomia e deixa que seus filhos sintam que possuem certo controle da própria rotina.

Crie momentos 

Pode ser que você tenha um filho mais evasivo, mas não deixe de investir em um momento de qualidade com ele. Aqui, o que vale é o quanto vocês podem aproveitar juntos, mais do que a quantidade de tempo que vocês passam juntos.

Nessa fase, ter programas para fazer com o pré-adolescente é muito importante para fortalecer seus vínculos e, ainda, contribuir com o desenvolvimento dos seus interesses. Quem sabe vocês não encontram um esporte ou hobby para praticar juntos? 

Com a pré-adolescência, idade e todos os outros desafios que vêm junto com essa fase, é natural que você se sinta desafiado, e não é por menos. Mas, você não precisa enfrentar os desafios sozinho.

Conheça os conteúdos sobre parentalidade e receba recomendações personalizadas para cada etapa de desenvolvimento do seu filho com O Tomo dos Pais!

Qual é a idade que começa a Pré

O maior consenso é que essa transição entre a infância e adolescência, conhecida como a pré-adolescência, começa por volta dos 10 anos e pode seguir até os 14 anos.

Qual a idade que termina a infância?

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.

O que acontece na fase dos 13 anos?

Transformações no corpo Surgem cabelos debaixo dos braços e nas genitais. Os testículos se desenvolvem nos meninos, os seios despontam nas meninas e ocorre a primeira menstruação – embora, hoje em dia, a menstruação tenha se antecipado para muitas meninas.

O que acontece na Pré

É nessa fase que ocorre o chamado “estirão do crescimento” ou “estirão puberal”, e os pré-adolescentes ganham vários centímetros em poucos meses. Crescimento de pelos nas axilas e nos órgãos genitais. Desenvolvimento das mamas, no caso das meninas, e aumento dos testículos, no caso dos meninos.