Que influenciaram o surgimento da sociologia podemos destacar?

Que tal aprender tudo sobre o Contexto Histórico da Sociologia com a professora Larissa Rocha? 😀
Confira abaixo o horário dessa aula imperdível e não deixe de baixar o material de apoio!

Sociologia: Contexto Histórico da Sociologia
Turma da Noite: 19h45 às 20h45, com a professora Larissa Rocha

Faça download dos materiais de apoio! É só clicar embaixo 🙂

Material de Apoio

Lista de Exercícios

MATERIAL DE APOIO

1. Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

2. A sociologia corresponde a uma ciência da modernidade. Assinale as alternativas que estejam relacionadas ao surgimento dessa ciência social.
(  ) O homem moderno sente a necessidade de compreender o mundo em que vive, dadas às transformações decorrentes da Revolução Industrial.
(  ) A modernidade diz respeito, sobretudo, à forma como o homem se relaciona com a natureza. A evolução biológica faz com que o homem cada vez mais evolua seu pensamento. É por isso que as sociedades indígenas são mais atrasadas que as europeias.
(  ) A sociologia, em usa origem, esteve relacionada com o positivismo, que procurou trazer os métodos científicos das ciências naturais para as ciências do homem.
(  ) A sociologia nasce de mãos dadas com a psicologia. Émile Durkheim é o grande exemplo de sociólogo que pensa a sociedade a partir das relações individuais. Em sua obra principal, O Suicídio, ele argumenta que o egoísmo é o principal problema moderno.

a) V – V – F –F
b) V – F – F – F
c) F – F – V –V
d) V – F – V – F
e) F – V – V – V

3. Uma série de mudanças políticas e econômicas ocorreu na Europa, a partir do fim da Idade Média. O quadro “A liberdade guiando o povo” (1830), de Eugène Delacroix, alude a um dos mais importantes acontecimentos decorrentes desse período na história europeia, a Revolução Francesa.

Sobre a ligação entre as mudanças referidas no texto e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar:

a) O desenvolvimento da indústria se opunha à formação do processo de instalação da sociedade moderna.
b) A credibilidade da vida social, nas cidades, passa a ser buscada na coerência dos textos sagrados e na adoração religiosa.
c) A vida religiosa foi adquirindo cada vez mais importância, o que fez com que a história do cotidiano fosse concebida por um olhar sagrado.
d) A arte renascentista, ao apresentar a forte ligação entre Deus e os homens, expressou as transformações sociais de forma contundente.
e) O desenvolvimento tecnológico e a nova postura do homem ocidental decorrentes das transformações desse período histórico propiciaram o interesse pelo entendimento da vida social.

4. Sobre os fatos que estiveram relacionados com a origem da sociologia, assinale a alternativa correta.

a) Revolução Russa e I Guerra Mundial.
b) Revolução Industrial e Revolução Francesa.
c) Revolução Chinesa e Revolução Iraniana.
d) Revolução dos Cravos e Revolução Gloriosa.
e) Revolução Verde e Revolução Federalista .

5. Uma das grandes preocupações de Auguste Comte era a crise de sua época, causada, segundo ele, pela desorganização social, moral e de ideias. A solução se encontraria na constituição de uma teoria apropriada – a Sociologia –, capaz de extinguir a anarquia científica vigente, origem do mal. Esse seria, precisamente, o momento em que se atingiria o estado positivo, o grau máximo de complexidade da ciência.

Estão corretos os conceitos que foram discutidos e defendidos por Auguste Comte como os mais importantes para a sua Sociologia:

a) estática, dinâmica, individualismo e alienação.
b) positivismo, ordem e progresso, autoridade moral.
c) cientificismo, organicismo, evolucionismo e indústria cultural.
d) consenso moral, altruísmo, contratualismo e individualismo.

6. A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.

a) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
b) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
d) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.

Gabarito
1. E
2. D
3. E
4. B
5. B
6. B

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. A sociologia nasce enquanto uma ciência da modernidade, a partir do paradigma positivista. Ela se apresenta como uma tentativa de dar objetividade científica ao estudo da sociedade. De que maneira Émile Durkheim tentou dar objetividade à sociologia?

2. Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

01) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.
02) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.
04) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.
08) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
16) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.

3. Sobre os fatores relacionados ao surgimento da Sociologia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A Revolução Científica, iniciada no século XVI, ao propor a substituição da razão teológica pelo conhecimento derivado de evidências empiricamente observáveis, contribuiu para que a organização social deixasse de ser entendida como um dado natural ou desígnio divino e passasse a ser objeto de questionamentos.
02) A Sociologia surge no contexto das Revoluções Democráticas do século XVIII como um instrumento de recomposição da ordem monárquica abalada pela crítica à legitimidade teológica das lideranças políticas.
04) A Revolução Industrial acarretou uma série de problemas sociais, sendo a maioria decorrente da significativa concentração da população nas cidades ao redor das nascentes indústrias. A necessidade de compreensão dessa nova experiência urbana impulsionou decisivamente o surgimento da Sociologia.
08) A Reforma Protestante, com a crítica ao dogma católico e a defesa da razão técnica, favoreceu a proposição de uma ciência objetiva da sociedade.
16) As Revoluções Democráticas do século XVIII, ao questionarem as monarquias baseadas em princípios teocráticos, atribuíram aos homens a tarefa de construir sua própria ordem social, segundo seus anseios e necessidades. Com isso, favoreceram o surgimento de uma ciência da sociedade que teria a função de apontar caminhos para a resolução dos problemas sociais.

4. A Sociologia surge no final do século XIX para dar conta, em certa medida, das transformações que ocorreram na sociedade, principalmente na França e na Inglaterra, a partir do século XVIII. Que transformações foram essas e quais as suas principais características? 5. Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia.

a) A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material.
b) A valorização crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja Católica.
c) A descrença nas forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso.
d) O fortalecimento da especulação metafísica como procedimento científico.

5. Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia.

a) A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material.
b) A valorização crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja Católica.
c) A descrença nas forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso.
d) O fortalecimento da especulação metafísica como procedimento científico.

Gabarito

1. Émile Durkheim conseguiu dar objetividade à sociologia a partir da criação de um método de análise sociológica. Esse método tinha forte relação com a concepção positivista de ciência. Segundo Durkheim, o pesquisador deveria afastar suas pré-noções para não interferir no objeto da sociologia: o fato social.

2. TOTAL: 01 + 02 + 08 = 11.

3. TOTAL: 01 + 04 + 16 = 21.

4. O período histórico do nascimento da sociologia corresponde ao período subsequente às revoluções burguesas e de consolidação do capitalismo. Nesse período, de grande euforia a respeito dos métodos científicos, a sociologia nasce como o modelo científico mais adequado para analisar a constituição e os problemas da sociedade europeia da época.

PRINTS DA AULA

Quais os fatores que influenciaram o surgimento da sociologia podemos destacar?

A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

Que teorias influenciaram no surgimento e formação da sociologia?

O surgimento da Sociologia ocorre no século XIX, a princípio, por influência da teoria positivista de Auguste Comte, porém, muitos acontecimentos anteriores e concomitantes ao surgimento dessa nova ciência humana contribuíram para a sua formação.

Em que foi propiciado o surgimento da sociologia?

O que propiciou o surgimento da sociologia? A necessidade de observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.

Quem foi o responsável pelo surgimento da sociologia?

Por certo, o princípio da existência de uma nova ciência batizada de Sociologia foi estabelecido já em 1856 por Auguste Comte, na 47ª Lição do Curso de Filosofia Positiva.