Como as empresas multinacionais influenciaram no surgimento de uma nova Divisão Internacional do Trabalho?

Como as empresas multinacionais influenciaram no surgimento de uma nova Divisão Internacional do Trabalho?

Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é o conceito utilizado para descrever a forma pela qual se dão os diferentes processos de produção nos países e áreas econômicas.

Cada território possui uma forma específica de produção e desenvolvimento, criando divisões e hierarquia entre os diferentes países. Esse contexto cria uma separação entre os países desenvolvidos que compõem os centros econômicos e os países subdesenvolvidos, periféricos.

Com base na DIT, cada país desempenha um papel específico, possui uma especialização, que o torna mais, ou menos, dependente economicamente no cenário global.

Tabela sobre a DIT ao longo da história:

Países DesenvolvidosPaíses Subdesenvolvidos
Capitalismo Comercial Metrópoles: produtos manufaturados. Colônias: exploração de metais preciosos, especiarias e tráfico de escravos.

Capitalismo Industrial

(DIT Clássica)

Países industrializados: produtos industrializados. Países não-industrializados: matéria-prima e bens primários.

Capitalismo Financeiro

(Nova DIT)

Países desenvolvidos: investimentos, empréstimos e produtos de alta complexidade tecnológica.

Países subdesenvolvidos: produtos primários, produtos industrializados de baixa complexidade e mão-de-obra a baixos custos.

Países em desenvolvimento: juros, lucros e produtos industrializados.

A nova DIT

A partir da segunda metade do século XX, ocorre um processo de industrialização em muitas partes do globo, a chamada "industrialização tardia" e surgem os chamados países "em desenvolvimento". Dentre os países que se industrializaram tardiamente, encontra-se o Brasil.

A nova DIT possui maior complexidade, há uma certa descentralização, alguns países assumem uma posição intermediária entre os desenvolvidos que formam os grandes centros tradicionais e os países periféricos.

Entretanto, há a manutenção das desigualdades entre os países produtores e consumidores de tecnologia. Isso se dá a partir do desenvolvimento de novas tecnologias nos países industrializados.

A partir do advento da globalização, os avanços técnicos nas comunicações e nos transportes permitiu uma grande mudança nos modos de produção.

Os países desenvolvidos investem em pesquisa, em mão-de-obra altamente qualificada e terceirizam a produção para os países subdesenvolvidos. Nesses locais, os altos índices de desemprego e os baixos salários diminuem os custos do processo produtivo.

Assim, surge um novo modo de produção que se difere da DIT tradicional. Com a expansão das empresas multinacionais, muitos países subdesenvolvidos passam também a fornecer produtos industrializados, mas sem o domínio das tecnologias necessárias para esse tipo de produção, que continuam sendo controladas pelos países dos centros econômicos.

A DIT tradicional

A forma tradicional da DIT se desenvolveu a partir do século XVI, no período das grandes navegações e da colonização. Assim, assume uma forte divisão entre a produção das metrópoles e a extração de produtos nos territórios colonizados.

Nas metrópoles (centro), era desenvolvida a manufatura e o comércio a partir da atividade de trabalhadores livres ou independentes. Já nas colônias (periferias), eram desenvolvidas atividades de exploração e extração de matéria-prima com o uso do trabalho escravo.

A partir do século XVIII, dá-se início ao processo de industrialização da Europa, cresce a proporção de trabalhadores assalariados com o objetivo de preenchimento dos postos de trabalho nas fábricas.

Enquanto nas colônias, mantém-se o trabalho de mão-de-obra escravizada, voltada para a produção de bens primários, sobretudo agrícolas, destinada ao mercado externo.

A primeira metade do século XX marca a DIT entre os países desenvolvidos (industrializados): Estados Unidos, Japão e os países da Europa.

O restante dos países (periféricos), ainda destinados à produção de bens primários, são marcados por uma ligeira mudança com surgimento do trabalho assalariado.

Marca-se assim a DIT, a partir da especialização da produção em diferentes países, sua atuação e relevância para a economia global.

Assim, como os países desenvolvidos ocupam lugares distintos no contexto econômico, os países periféricos, a partir da década de 1950, passam por um processo de industrialização também desigual, chamado de "nova DIT".

Outros textos que podem ajudar a entender melhor:

  • Divisão Social do Trabalho
  • Fases do Capitalismo
  • Capitalismo Comercial
  • Capitalismo Financeiro
  • Capitalismo Informacional
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Enem

Como as empresas multinacionais influenciaram no surgimento de uma nova Divisão Internacional do Trabalho?

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).

Como as empresas multinacionais influenciam no surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho?

6- De que maneira as empresas multinacionais influenciaram no surgimento de uma nova Divisão Internacional do Trabalho? A partir da segunda metade do século XX, os países menos desenvolvidos impulsionaram a sua industrialização, através de investimentos estatais e pela entrada das multinacionais.

Qual foi o papel das empresas multinacionais na expansão do capitalismo mundial na divisão internacional do trabalho?

Resposta: As chamadas multinacionais viram vantagens em criar fábricas em diferentes locais do mundo procurando sempre otimizar o seu processo de fabricação do seu produto final. Um exemplo é a indústria automobilística, que tem seu centro de desenvolvimento, laboratórios em um país ou em vários países (ex.

Qual é a importância das empresas multinacionais?

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...

Quais são as consequências da expansão das multinacionais?

Dentre as consequências da expansão das multinacionais, podemos citar: isenção de impostos e redução dos encargos trabalhistas - normalmente, tais benesses são ofertadas pelos países subdesenvolvidos; geração de empregos diretos e indiretos - de certa forma, é vista como uma contrapartida daquelas empresas.