Como ocorre o planejamento estratégico financeiro na administração pública

O Planejamento na Administração Pública: Observações Gerais

     O verbo “planejar” faz parte do nosso cotidiano, pois temos que planejar as nossas atividades diárias para que possamos obter mais eficiência, menos desgaste e maior efetividade de resultados. No campo da administração pública, essa premissa vale e é preciosa.

    Planejar, para ficarmos em uma explicação simples, consiste na criação de um plano para atingir objetivos previamente definidos. Assim, um bom plano pressupõe o alcance da maior precisão possível sobre onde se está (diagnóstico do ponto A), a identificação de onde se quer chegar (ponto B), com o claro mapeamento do caminho a ser percorrido, considerando os riscos, as ameaças, as oportunidades e as pontos que são favoráveis. 

      Em níveis hierárquicos o planejamento normalmente compõe-se de três estágios: estratégico, tático e operacional. O planejamento é estratégico quando trabalhado pela alta administração da organização (quando a análise do ponto A é definida e o ponto B é indicado). O planejamento passa a ser tático quando a estratégia precisa ser comandada, envolvendo os cargos de chefia e de direção. A fase operacional do planejamento ocorre quando da execução do que foi planejado, com o devido monitoramento, acompanhado das respectivas avaliações.

      Assim, os gestores, ao traçarem o planejamento estratégico da organização devem focar que ele é um meio de implantar o plano de ações com vistas a um resultado futuro, pois o planejamento é importante, mas não garante os resultados se não tiver a efetiva participação dos demais membros da organização.

       Para a administração pública são necessários alguns cuidados quando da elaboração do planejamento estratégico, lembrando que a estratégia tem origem na área militar e suas lições migraram para a área privada. Ao trazer os conceitos para o setor público é preciso lembrar que as peculiaridades da esfera governamental.

      Perceba-se que na esfera privada o foco do planejamento, em regra, é o mercado e o posicionamento no cliente para a obtenção do lucro. O setor público não visa lucro financeiro, foca no bem comum da sociedade e na entrega de  conforto social e qualidade de vida ao cidadão, envolvendo fatores políticos, sociais e econômicos.

    É relevante que os administradores públicos fiquem atentos ao planejamento, especialmente em virtude do conjunto de leis presentes no ordenamento jurídico responsabilizar o agente público por eventual dano à sociedade, por ação ou omissão.

     A Constituição Federal traz dois instrumentos básicos para o planejamento da Administração Pública, que são a elaboração das peças orçamentárias, plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA), de acordo com os arts. 165 a 169, somado à edição da Lei de Responsabilidade Fiscal . Ainda, outro importante instrumento de planejamento é o Plano Diretor, destacado no § 1º do art. 182 da CF, mas que ganha protagonismo no Estatuto da Cidade, como instrumento de planejamento

    Deste modo, articulação com os atores sociais deve ser pensada, no planejamento estratégico, para a busca de resultados eficientes atuais e futuros, levando em conta aspectos sociais, econômicos, territoriais e ambientais. O gestor prevenido não espera um fato ocorrer para depois amenizar seus efeitos, prevê/planeja sua ocorrência e minimiza os efeitos de forma ágil.

Autora: Rita de Cássia Oliveira - Advogada e Consultora Jurídica do IGAM.

06/05/2021

Como ocorre o planejamento estratégico financeiro na administração pública

Por que o planejamento estratégico e importante na gestão pública?

O planejamento na gestão pública possibilita que o gerenciamento das ações seja feito de acordo com as demandas da população. Por exemplo, um hospital público é construído em um município do interior.

Como elaborar e aplicar o planejamento estratégico na administração pública?

O planejamento estratégico pode ser resumido em etapas inter- -relacionadas e interdependentes, que a alta administração deve realizar e apoiar, conforme os itens a seguir: definição da missão - desenvolver a nova missão ou revisar a antiga; análise do ambiente – identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e ...

Quais os desafios na execução do planejamento estratégico na administração pública?

Como resultado da análise, foram identificadas cinco dimensões que agrupam os principais desafios para o uso do planejamento estratégico em organizações públicas: (1) Garantir engajamento e compromisso dos envolvidos com o planejamento estratégico; (2) Compreender que processo decisório deve considerar diferentes ...

O que é planejamento estratégico na administração pública?

O planejamento estratégico desperta no executivo a sua função básica de definir a direção a ser seguida pela organização, bem como de redirigir e refocalizar as ações e atividades de acordo com a realidade, as oportunidades e ameaças ambientais.

Qual o papel do governo na gestão dos recursos estratégicos?

A gestão pública por resultados é viabilizada por diversos mecanismos gerenciais, co- meçando pelo planejamento estratégico das ações governamentais — sejam elas organizadas em projetos ou programas; ampliação da flexibilidade gerencial; desenvolvimento de indicadores de desempenho; e, por fim, a ava- liação de ...

Qual a importância do planejamento público?

O Poder Público tem o dever de proporcionar um meio ambiente sustentável à sua população e por este motivo o planejamento é essencial, seja ele orçamentário ou ambiental.

Quais os indicadores devem ser levados em consideração na elaboração de um planejamento estratégico nas organizações públicas?

O planejamento estratégico deve ser quantitativo e definir os números a atingir, descritivo e indicar a forma como desenvolver as ações necessárias e, por fim, precisa indicar o tempo em que cada passo deve ser dado para que os objetivos sejam alcançados.

Qual o objetivo do planejamento financeiro na gestão pública municipal?

Especificamente no que se refere à gestão financeira do estado, acredita- se que o planejamento financeiro-orçamentário seja capaz de imprimir qualidade ao gasto público, gerando eficácia e eficiência às ações governamentais.

Quais as dificuldades para se realizar um planejamento estratégico a nível federal?

8 principais dificuldades no planejamento estratégico e como superá-las

  • 1 – Conhecer o público-alvo. ...
  • 2 – Analisar os ambientes interno e externo. ...
  • 3 – Elaborar metas e objetivos. ...
  • 4 – Garantir o comprometimento das equipes. ...
  • 5 – Alocar os recursos. ...
  • 6 – Comunicar o Planejamento Estratégico. ...
  • 7 – Executar o Planejamento Estratégico.

O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

O planejamento estratégico empresarial é um documento que estrutura todas as ações do negócio em um determinado período, embasando a tomada de decisão e auxiliando na definição de planos de execução e metas.

Qual é o planejamento estratégico para empresas privadas e públicas?

  • O planejamento estratégico é atualmente um dos principais requisitos para que as empresas privadas e públicas consigam alcançar seus objetivos.

Qual o planejamento estratégico da organização?

  • 4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Devido à diversidade dos interessados, a necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor convenha para que a organização possa alcançar seus objetivos.

Qual é a resposta estratégica da organização?

  • A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico. A participação das pessoas é fundamental nesse aspecto, pois o planejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer.

Qual a importância de uma estratégia nas organizações?

  • Apresenta-se como requisito para a construção de um futuro de sucesso nas organizações, a formulação de uma estratégia é o processo essencial, satisfazendo assim, as necessidades de seus clientes com produtos e serviços de qualidade.

Como o planejamento financeiro pode ser incluído no planejamento estratégico?

O planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico. É de grande importância para a empresa, sendo que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.

Como ocorre o processo de planejamento estratégico na administração pública?

O planejamento estratégico pode ser resumido em etapas inter- -relacionadas e interdependentes, que a alta administração deve realizar e apoiar, conforme os itens a seguir: definição da missão - desenvolver a nova missão ou revisar a antiga; análise do ambiente – identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e ...

Quais os tipos de planejamento dentro da administração pública?

O planejamento é uma constante em todas as organizações e há três tipos de planejamento: o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional.

O que é o planejamento na administração pública?

O planejamento pode ser definido segundo Duarte (2011, p. 26) como “o conjunto de medidas tomadas para que sejam atingidos os objetivos desejados, tendo em vista os recursos disponíveis e os fatores externos que podem influir nesse processo”.