Como surge o Movimento de reconceituação na profissão e em qual conjuntura?

2254 palavras 10 páginas

Serviço Social antes e após a Reconceituação

Introdução...............................................................pág.4
Nossa Colonização..................................................pág.5
Reconceituação do serviço social no Brasil............pág.5/8
Conclusão................................................................pág.8/10
Referências Bibliográficas.......................................pág.10

Serviço Social antes e após a Reconceituação

Introdução

O Assistente Social não tinha autonomia pensante, executava apenas o que era do interesse de seus contratantes, desobediência à politicagem que se afirmava até então, seria sacrifício na certa. A profissão é

…exibir mais conteúdo…

A especialização Técnica Social torna o trabalho desenvolvido outrora como caridade burguesa ou religiosa, uma assistência mais seletora e voltada ao desenvolvimento de políticas e ações em prol da resolução da problemática e não mais um assistencialismo paliativo. Na sua intervenção, dá respostas tanto para as classes com as quais trabalha auxiliando, como também atende aos anseios das classes que contratam seus serviços. Todavia cada ação ficava sujeita a aprovação ou não da burguesia e demais segmentos dominantes da época.

Serviço Social antes e após a Reconceituação

Com o golpe militar (1964) surge então uma nova configuração política, que é denomina de autocracia burguesa. Tudo ao mesmo tempo, a guerra fria, o socialismo e o capitalismo. A ditadura terrorista muda à constituição do país radicalmente, afetando o desenvolvimento político e econômico do Brasil. A aniquilação dos pensamentos democratas era certeira, inconcebível qualquer pensamento contraria aos interesses da indiscutível autocracia burguesa, sobre tudo no final da década de 1950 até meados da década de 1960.
O mundo passava por mudanças históricas, muitos eram os movimentos contrários ao pensamento dominante, no qual o Brasil também se destacava. Internacionalmente, marcam esse período uma sucessão de golpes de Estado e um fortalecimento do processo de desenvolvimento do capitalismo mundial que, segundo Paulo Netto (2010), era fortalecido

Relacionados

  • Movimento de reconceituação do serviço social

    849 palavras | 4 páginas

    Movimento de Reconceituação do Serviço Social Introdução Neste texto vamos refletir sobre o tema do artigo que é o movimento de reconceituação do serviço social. E vamos identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e como o movimento de reconceituação foi movido pelas pressões populares sociais , marcado pelas desigualdades sociais e das próprias questões sociais em face ao acumulo do capitalismo. A história do Serviço Social se construiu a partir….

  • o serviço social na decada de 80 pós movimento de reconceituação

    1211 palavras | 5 páginas

    SERVIÇO SOCIAL NA DECADA DE 80, POS MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO. Um novo movimento de renovação do Serviço Social surge nas sociedades latino-americanas a partir da década de 60, como manifestação de denuncia, contestação do Serviço Social tradicional. Configura-se, então, o que se passa a denominar de Movimento de Reconceituação do Serviço Social, determinado por uma conjuntura de crises e de dependência político-econômica em relação ao imperialismo norte-americano. Vale resaltar que esse movimento….

  • seminario de araxa

    3547 palavras | 15 páginas

    Título: SEMINÁRIO DE ARAXÁ SUMÁRIO: 1-RESUMO; 2-INTRODUÇÃO; 3-OBJETIVOS; 4-METODOLOGIA; 5-ANTECEDENTES HISTÓRICOS; 6-O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO; 7-APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DE ARAXÁ 8- CORRENTE FILOSÓFICA NO DOCUMENTO DE ARAXÁ; 9-RESULTADOS; 10-FONTES CONSULTADA. 1 RESUMO O presente artigo tem por propósito apresentar e compreender o Documento de Araxá, elaborado através do Seminário promovido pelo CBCISS em 1967 de 19 a 26 de março durante a Ditadura Militar na cidade mineira de Araxá;….

  • Movimento de reconceituação 40 anos

    1414 palavras | 6 páginas

    O Movimento de Reconceituação: 40 anos depois – José Paulo Netto como o artigo se apresenta:  uma introdução em que o autor sinaliza: o a Reconceituação do Serviço Social é um movimento ou processo que surge em 1965; o conforme o mesmo autor, tem a duração de 10 anos (ver Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64); o é um marco na profissão: na sua trajetória, a profissão não pode nem se afastar e nem deixar de enfrentar este fenômeno; embora alguns segmentos….

  • araxá : a afirmação da perspectiva modernizadora

    926 palavras | 4 páginas

    TERCEIRO SEMESTRE DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III SEMESTRE 1) De acordo com o material oferecido na disciplina, assinale a alternativa correta quanto a perspectiva modernizadora. A) Esta perspectiva não rompe com o serviço social tradicional e apresenta no Seminário de Sumaré a sua melhor interlocução com os profissionais; B) Esta perspectiva rompe definitivamente com o serviço social tradicional e apresenta no seminário de Sumaré a sua melhor interlocução….

  • : Serviço social e filosofia das origens a araxá

    1509 palavras | 7 páginas

    Geraldo de Aguiar Livro: Serviço Social e Filosofia das Origens a Araxá 6ª Edição Local: São Paulo, Cortez Editora, 2011 Durante a ditadura militar foram realizados dois Seminários de Teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá em Minas Gerais (19-26/03/1967) e o Seminário de Teresópolis no Rio de Janeiro(10-17/01/1970).. Esse documento foi elaborado por 38 assistentes sociais, para de maneira conjunta e intencional, estudar e teorizar a metodologia do Serviço Social. Resultando desse Seminário….

  • A institucionalização do serviço social no brasil

    1334 palavras | 6 páginas

    INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL Amanda Stahlschnidt Ribas Fabiane Maria Schoab RESUMO O presente artigo traz alguns esclarecimentos relacionados ao processo de institucionalização do Serviço Social no Brasil, focando essencialmente na pratica profissional institucionalizada no período de ditadura militar. Contextualiza brevemente sobre o histórico da institucionalização, a pratica profissional, fundamentada na estreita relação com a classe dominante, até a sua reconceituação. Palavras….

  • O Serviço Social Brasileiro em Movimento

    2326 palavras | 10 páginas

    DE SANTA CATARINA. CENTRO SÓCIO ECONÔMICO. DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa dos direitos. YAZBEK, M.C.; MARTINELLI, M.L.; RAICHELIS, R. O Serviço Social brasileiro em movimento : fortalecendo a profissão na defesa dos direitos. In: Serviço Social e Sociedade n. 95. São Paulo: Cortez, 2008, p. 05-32. GÊNESE E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL Emergência da profissão nos anos de 1930; CONJUNTURA:….

Trabalhos Populares

Como surgiu o Movimento de reconceituação?

Resumo: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

Como surgiu o Movimento de reconceituação do Serviço Social?

Sabe-se que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social teve por objetivo a construção de um perfil profissional mais crítico, para uma melhor orientação e redimensionamento do exercício profissional do Serviço Social. A partir dessa premissa perguntamos a profissional o que a mesma compreende por este movimento.

O que foi o Movimento de reconceituação e em que cenário Ele se manifesta primeiramente em nosso país?

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.

Como pode ser caracterizado o Movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil?

Para alguns autores, o Movimento de Reconceituação trouxe ao Serviço Social uma visão política de interação e intervenção, no qual o vínculo político foi deslocado da classe dominante para uma prática voltada aos interesses de uma classe dominada, o que significa uma transformação nas relações de exploração e poder.