Que manifestações artísticas estão presentes nas imagens do nosso cotidiano?

Conheça as principais manifestações artísticas que existem

Para uma boa parte das pessoas a arte é, de maneira simples, algo que lhes parece bonito e atrativo ao olhar, ao toque ou aos ouvidos. Mas, para outras tantas, a arte ultrapassa essa ideia e se torna um meio de demonstrar sentimentos, como a raiva, o amor, a tristeza e até mesmo o medo.

Em seu processo de desenvolvimento, a arte pode surgir das mais diferentes formas, seja por meio de um poema, uma composição, uma pintura ou até mesmo nos formatos de uma construção. Tudo depende do modo como o artista prefere se expressar. Cada um desses modos, aliás, representa uma manifestação artística diferente, com suas próprias particularidades.

Vamos conhecer algumas delas hoje?

Qual a importância das expressões artísticas?

De forma geral, além de comunicarem e refletirem emoções e perspectivas de seus criadores, as expressões artísticas são capazes de potencializar a criatividade e a sensibilidade dos espectadores, de quem está do outro lado da obra.

Além disso, tais expressões podem ajudar no desenvolvimento de certas habilidades motoras e comportamentais, já que permitem que toda e qualquer pessoa seja capaz de colocar para fora seus pensamentos por meio de suas produções.

Conheça algumas das principais manifestações artísticas

Expressões corporais

Certo, o termo pode soar um pouco mais para o lado da dança, mas, na verdade, expressões corporais também reúnem manifestações artísticas como o teatro e até mesmo o cinema. Todas as suas representações podem ser chamadas de “performances”, já que misturam movimentos de um ou mais corpos, sons e objetos, todos interligados.

Geralmente, as expressões corporais são compostas de três elementos:

  • A substância: ou seja, o assunto da obra, o que ela pretende comunicar;
  • A forma: é a maneira pela qual a substância será repassada para o público (peças, declamação de poemas, entre outros);
  • A técnica: são os ajustes entre os dois primeiros elementos, para que o artista consiga atingir seu objetivo principal, seja ele qual for.

Música

A música é uma expressão artística caracterizada pela emissão de sons, o que proporciona melodias, harmonias e ritmos. Tais sons podem ser feitos das mais diferentes maneiras, como por meio de instrumentos musicais e da própria voz humana.

Além de atingir praticamente todos os públicos, a música também é extremamente popular pela sua capacidade de despertar os mais diversos sentimentos, podendo se tornar até mesmo o marco de um momento especial e único na vida de seus ouvintes.

Literatura

Literatura deriva do termo em latim “litterae”, ou seja, os conhecimentos necessários para se ler e escrever bem. Logo, podemos dizer que essa é uma expressão artística ligada a comunicação. A ideia é simples: o autor demonstra seus pensamentos, geralmente tendo uma finalidade específica em mente, seja ela a de chocar ou a de despertar o lado romântico do leitor, por exemplo.

Para que o objetivo da literatura seja cumprido, é necessária a existência de alguns elementos, como:

  • Receptor;
  • Emissor;
  • Contexto;
  • Canal;
  • Mensagem.

Escultura

As esculturas são uma das formas de expressar a arte por meio de trabalhos visuais. Elas podem ser definidas como algo tridimensional, já que possuem detalhes em relevo, ou seja, em três dimensões diferentes.

Sua composição é feita, normalmente, de duas maneiras: sendo formada aos poucos, como é no caso da argila, cuja escultura surge após o manuseio do material; ou sendo esculpida, como é o caso de pedras e blocos de madeira, em que se retira parte do material até chegar ao resultado esperado.

Mas existem outras expressões artísticas?

Além da música, cinema, teatro, dança, literatura e escultura, citadas anteriormente, a lista de expressões artísticas também é composta por:

  • Pintura;
  • Fotografia;
  • Histórias em quadrinhos;
  • Jogos eletrônicos;
  • Arte digital.

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

O conceito de arte visual está relacionado ao ato de visualizar - “ver” - por isso, integra as artes em que a fruição, ou seja, a apreciação, acontece por meio da visão.

Por sua importância e dimensão, atualmente existe o curso superior em “Artes Visuais”. Nele, o estudante sai com o título de artista visual, que o permite criar, avaliar e participar do mercado cultural e artístico.

Que manifestações artísticas estão presentes nas imagens do nosso cotidiano?
A arte urbana é um tipo de arte visual. Na imagem, grafite de Eduardo Kobra

As Artes Visuais na Contemporaneidade

Importante destacar que o conceito de arte foi se ampliando com o passar do tempo.

No entanto, é certo que a arte é uma manifestação humana essencial que esteve sempre presente desde a antiguidade, como a arte rupestre.

Assim, além do conceito, as temáticas, técnicas e materiais foram se ampliando e hoje é difícil identificar como ela surge.

Com o desenvolvimento da tecnologia e dos computadores, a arte visual também pode ser produzida por ferramentas tecnológicas. Podemos citar as artes gráficas, criadas por meio de programas de computador (softwares) denominada de web art.

Que manifestações artísticas estão presentes nas imagens do nosso cotidiano?
A obra Cidade Espelhada, de Giselle Beiguelman é um exemplo de web art que, por sua vez, faz parte das artes visuais

As artes modernas e contemporâneas foram responsáveis por ampliar ainda mais o conceito de arte. Pois com elas a ideia torna-se mais importante do que o caráter estético e visual do objeto artístico.

Atualmente, podemos encontrar diversos tipos de artes visuais:

  • vídeo-arte
  • animações
  • colagens
  • arte urbana
  • instalações artísticas
  • performances
  • arte corporal (body art)
  • apresentações de rua
  • história em quadrinhos
  • artes decorativas
  • arte multimídia
  • design gráfico, de produtor e de moda

Se você está pensando em seguir carreira em alguma área de artes, leia Cursos para quem gosta de artes.

Artes Visuais na Educação

Que manifestações artísticas estão presentes nas imagens do nosso cotidiano?
O uso das artes visuais na educação é muito importante para a aprendizagem

Nas últimas décadas, as artes visuais passaram a ser importantes ferramentas de aprendizagem desde a infância.

Isso porque ela desperta a sensibilidade estética e estimula a criatividade. Além disso, propõe a reflexão a partir de outro tipo de linguagem, “a linguagem visual”, que agrega valor à linguagem escrita.

Décadas atrás, a disciplina sobre arte era chamada de "educação artística" e envolvia conceitos sobre a história da arte e basicamente, a criação de desenhos e pinturas.

No entanto, o conceito de arte nas escolas se expandiu e atualmente, podemos encontrar colégios em que disciplinas de arte visuais são mais abrangentes. Elas incluem, por exemplo, a dança, o teatro, a fotografia e o cinema.

Que manifestações artísticas estão presentes nas imagens do nosso cotidiano?

Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.

Quais as manifestações artísticas do nosso cotidiano?

Além da música, cinema, teatro, dança, literatura e escultura, citadas anteriormente, a lista de expressões artísticas também é composta por:.
Pintura;.
Fotografia;.
Histórias em quadrinhos;.
Jogos eletrônicos;.
Arte digital..

Qual manifestação artística está mais presente no seu cotidiano?

Música (artes sonoras): é a arte que está mais presente no nosso cotidiano, mesmo desde a gestação. A música, a produção de sons, de ritmo, harmonia e melodia, tudo isso é praticamente indissociável da condição humana.

Quais são as manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano?

Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.

Quais são as 4 manifestações artísticas?

Os 7 tipos de arte "originais" O emprego do termo veio após a publicação do livro O Manifesto da Sétima Arte, escrito por Ricciotto Canudo, em 1912. Canudo estabelece as sete artes, sendo o cinema a última delas. As outras seis são: literatura, música, escultura, pintura, dança e teatro.