Que nome recebe a célula especializada pela recepção e transmissão dos estímulos nervosos Marque a alternativa que responde a essa pergunta?

10 Pages • 2,641 Words • PDF • 438 KB

Uploaded at 2021-10-18 14:10

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.

EXERCÍCIOS FISIOLOGIA HUMANA 1 - Sabemos que o sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. A respeito do sistema nervoso central, marque a alternativa incorreta: a) O sistema nervoso central é composto por medula espinhal e encéfalo. b) O encéfalo, parte integrante do sistema nervoso central, é responsável por controlar diversas funções vitais do nosso organismo. c) Fazem parte do sistema nervoso central diversos nervos e gânglios nervosos. d) A medula espinhal fica alojada no interior do canal formado pelas perfurações das vértebras. e) O sistema nervoso central processa informações vindas de outras partes do corpo 2 - Que nome recebe a célula especializada na propagação do impulso nervoso? Marque a alternativa que responde a essa pergunta: a) Neutrófilos b) Neurônios c) Condrócitos d) Miócitos e) Basófilos 3 - Observe a estrutura do neurônio abaixo e marque a alternativa correta:

Esquema simplificado de um neurônio a) A estrutura indicada pelo número 1 é o axônio. b) A estrutura indicada por 2 é o corpo celular, local de onde partem os dendritos e axônios. c) A estrutura 3 é o dendrito, local especializado em receber os estímulos nervosos. d) A transmissão do impulso nervoso sempre ocorre no sentido 3-2-1. e) O axônio, estrutura 2, é envolto por uma camada denominada bainha de mielina. 4 - (UFSM) Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos....... Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ..... para os ........... quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:

a) dendritos — neurônios — axônios b) axônios — dendritos — neurônios c) neurônios — dendritos — axônios d) axônios — neurônios — dendritos e) neurônios — axônios — dendritos 5 - A respeito do potencial de repouso e potencial de ação, marque a alternativa incorreta: a) Quando um neurônio está em repouso, sua membrana externa apresenta carga elétrica positiva. b) Quando um neurônio está em repouso, sua membrana interna apresenta carga elétrica negativa. c) Quando um neurônio é estimulado, ocorre a despolarização. d) A despolarização consiste na inversão das cargas elétricas da membrana. e) Após o impulso, a membrana volta ao estado de repouso, com carga positiva na membrana externa e interna. 6 - A respeito do sistema nervoso, marque a alternativa INCORRETA: a) O tecido que forma o sistema nervoso é o tecido nervoso, que possui como célula principal o neurônio. b) Os neurônios são responsáveis pelo recebimento e transmissão do impulso nervoso e possuem como partes principais os dendritos, o corpo celular e o axônio. c) Os neurônios permanecem conectados entre si, formando uma espécie de fio contínuo por onde os impulsos nervosos propagam-se. d) O sistema nervoso e o sistema endócrino possuem uma íntima relação, sendo o sistema nervoso responsável, por exemplo, por estimular algumas glândulas a produzirem hormônios. 7 - (Cesgranrio-RJ) Os anestésicos, largamente usados pela Medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam: a) nos axônios, aumentando a polarização das células. b) nas sinapses, impedindo a transmissão do impulso nervoso. c) nos dendritos, invertendo o sentido do impulso nervoso. d) no corpo celular dos neurônios, bloqueando o metabolismo. e) na membrana das células, aumentando a bomba de sódio. 8 - (Fuvest-SP) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso? a) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa.

b) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente. c) Piscar com a aproximação brusca de um objeto. d) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente. e) Preencher uma ficha de identificação. 9 - (Mack) Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta. a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso. b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos. c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana póssináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico. d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores. e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes. 10 - (UFRR/2008) “O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “píula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA metilenodioximetanfetamina- que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.” Adaptado: Superinteressante, set./2000. Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo: I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula. II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável - dendrito > corpo celular > axônio - não ocorrendo nunca em sentido contrário. III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo. Marque a opção que julgar verdadeira: a) I está correta. b) I e III estão corretas. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I, II e III estão corretas.

11 - (CEFET-MG) O mecanismo de recepção e transmissão de estímulo nervoso se dá através de fibras nervosas mielínicas ou amielínicas, onde a rapidez de propagação difere entre elas. O fato de as fibras mielínicas propagarem o impulso nervoso mais rapidamente que as amielínicas, pode ser explicado pelas seguintes ocorrências: I. despolarização da fibra nervosa no nódulo de Ranvier; II. propagação saltatória dos impulsos na fibra nervosa; III. propagação contínua dos impulsos ao longo da fibra nervosa; IV . inversão de cargas iônicas na fibra nervosa, quando em repouso. As afirmativas incorretas são apenas: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV 12 - (VUNESP) Quando uma pessoa encosta a mão em um ferro quente, ela reage imediatamente por meio de um reflexo. Neste reflexo o neurônio efetuador leva o impulso nervoso para: a) a medula espinhal. b) o encéfalo. c) os músculos flexores do braço d) as terminações sensoriais de calor na ponta dos dedos. e) as terminações sensoriais de dor na ponta dos dedos. 13 - É comum nos animais a presença de receptores específicos ou órgãos dos sentidos capazes de obter informações ambientais ou corpóreas. Após a captação destas informações, impulsos são gerados e transportados para serem processados e interpretados. Por onde são transportados e onde ocorre a interpretação desses estímulos, respectivamente? a) SNC e SNA c) SNP e SNA

b) SNA e SNP d) SNP e SNC

e) Nenhuma das respostas anteriores. 14 - (FUVEST 2017) A reação da pessoa, ao pisar descalça sobre um espinho, é levantar o pé imediatamente, ainda antes de perceber que o pé está ferido. Analise as afirmações: I. Neurônios sensoriais são ativados, ao se pisar no espinho. II. Neurônios motores promovem o movimento coordenado para a retirada do pé. III. O sistema nervoso autônomo coordena o comportamento descrito. Está correto o que se afirma em:

a) b) c) d) e)

I, II e III. I e II apenas I apenas II apenas III apenas

15 - Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não representa uma célula da glia. a) Astrócitos. b) Células de Schwann. c) Osteócitos. d) Células ependimárias. e) Oligodendrócitos.

16 - Nos axônios de alguns neurônios, é possível observar a presença de uma bainha rica em lipídios. Essa bainha, denominada de bainha de mielina, funciona como um isolante elétrico e é formada no sistema nervoso periférico pelos(as): a) Astrócitos. b) Células de Schwann. c) Células da micróglia. d) Células ependimárias. e) Oligodendrócitos.

17 - Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não indica uma função dos astrócitos. a) Sustentação dos neurônios. b) Transferência de substâncias para neurônios. c) Controle da composição iônica no local onde estão os neurônios. d) Formação da bainha de mielina. e) Respostas a alguns sinais químicos.

18 - No tecido nervoso, é possível observar a presença de células com capacidade de realizar fagocitose e que atuam em processos inflamatórios. Que nome recebem essas células? a) Astrócitos. b) Células de Schwann. c) Células da micróglia. d) Células ependimárias. e) Oligodendrócitos.

19 - Qual é o nome da célula que garante a movimentação do líquido cefalorraquidiano? a) Astrócitos. b) Células de Schwann. c) Células da micróglia. d) Células ependimárias. e) Oligodendrócitos.

20 - Os astrócitos são importantes células da glia que estão relacionadas com a homeostase do Sistema Nervoso Central. Entre as suas funções, destaca-se a sua capacidade de: a) conduzir o impulso nervoso pelo organismo. b) formar a bainha de mielina. c) atuar na defesa imune do sistema nervoso central. d) nutrir os neurônios. e) revestir os ventrículos encefálicos. 21 - UPF 2015 - Observe a figura abaixo, que representa, de forma esquemática, os principais tipos de células do Sistema Nervoso Central (SNC), indicadas pelos números 1 a 4.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome da célula ao número indicado na figura e às suas principais funções.

22 - O fenômeno do potencial de ação em célula nervosa inicia-se com a) Entrada de íons sódio na célula, provocando despolarização acima do limiar da membrana.

b) Hiperpolarização da membrana causada pela entrada de íons cloreto na célula. c) Entrada de íons potássio e sódio na célula, provocando despolarização acima do limiar da membrana. d) Entrada de íons sódio e saída de cloreto, provocando despolarização acima do limiar da membrana. e) Saída de potássio e entrada de cloreto, provocando despolarização acima do limiar da membrana 23 - Ufpe (2013) - O sistema nervoso e composto principalmente por células especializadas que desempenham as funções de captação, processamento e acúmulo de informações, alem de participar no controle geral do organismo, juntamente com o sistema endócrino. Sobre essas células, analise as afirmativas abaixo. ( ) Os neurotransmissores são mensageiros químicos lançados na circulação sanguínea para transmitir informações a outras células. ( ) A mielina e uma característica essencial para o funcionamento de todos os neurônios ( ) Nas sinapses químicas, não existe continuidade entre as membranas celulares dos neurônios. ( ) Os potenciais de ação são alterações elétricas do tipo 'tudo-ou-nada' que trafegam ao longo dos axônios e ocorrem por movimentação de Na+ e K+ através das membranas neuronais. ( ) Apresentar microvilosidades e uma característica das células do sistema nervoso. 24 - UFES - A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como consequência a) o aumento das expansões da membrana plasmática do axônio, na tentativa de repor a bainha de mielina. b) a diminuição do espaço entre os nódulos de Ranvier, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos nesses neurônios. c) a diminuição da velocidade de propagação dos impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença. d) o aumento da produção de neuro-transmissores para facilitar a condução do impulso nervoso nos nódulos de Ranvier. e) a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso. 25 - De acordo com a figura abaixo uma sinapse é constituída basicamente por:

a) 1- Elemento pós-sináptico; 2- Elemento pré-sináptico; 3- botão sináptico. b) 1- Fenda axoplasmática; 2- Elemento pós-sináptico; 3- Terminal axonal. c) 1- Fenda sináptica; 2- Elemento pré-sináptico; 3- Elemento pós-sináptico. d) 1- Fenda sináptica; 2- Elemento pós-sináptico; 3- Elemento pré-sináptico. e) 1- Fenda sináptica; 2- Terminal dendrítico; 3- Terminal axonal.

26 - Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas. Para que o impulso inicie-se, é necessário que a membrana esteja em potencial de repouso. Esse potencial é mantido quando a membrana do neurônio: a) está bombeando Na+ para o meio externo e transferindo íons K+ para o meio interno. b) está bombeando K+ para o meio externo e transferindo íons Na+ para o meio interno. c) está bombeando K+ e Na + para o meio externo. d) está bombeando K + e Na + para o meio interno. e) não está bombeando íons. 27 - Durante um impulso nervoso, ocorrem mudanças de potencial na membrana do neurônio. As alterações sequenciais que ocorrem nessa membrana são chamadas de: a) despolarização. b) repolarização. c) polarização. d) potencial de ação.

28 - FATEC - O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da membrana do neurônio quando estimulado.

O potencial de ação para um determinado neurônio: a) varia de acordo com a intensidade do estímulo, isto é, para intensidades pequenas temos potenciais pequenos e para maiores, potenciais maiores. b) é sempre o mesmo, porém a intensidade do estímulo não pode ir além de determinado valor, pois o neurônio obedece à 'lei do tudo ou nada'. c) varia de acordo com a 'lei do tudo ou nada. d) aumenta ou diminui na razão inversa da intensidade do estímulo. e) é sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o neurônio obedece à "lei do tudo ou nada".

29 - UFSC - Em relação à condução do impulso nervoso e considerando os desenhos a seguir, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) As regiões I, II e III do desenho representam, respectivamente, o axônio, o corpo celular e o dendrito. (02) A região V do desenho é o local onde ocorre a Sinapse. (04) A região VI do desenho indica que aquela parte da fibra está polarizada. (08) A região VII do desenho mostra que aquela parte da fibra está em potencial de ação. (16) A propagação do impulso nervoso em um neurônio ocorre sempre no sentido III, II, I. (32) A região IV do desenho representa um nódulo de Ranvier. Tais nódulos são vistos somente nos neurônios mielinizados e são responsáveis pelo aumento da velocidade do impulso nos mesmos. Como a inversão da polaridade na fibra ocorre somente nesses nódulos, o impulso se propagará "saltando" de nódulo em nódulo e aumentando sua velocidade na fibra. 30 - (Ufc) "Botox" é um produto comercial que consiste da toxina botulínica que age bloqueando a função nervosa. É utilizado no tratamento de pessoas que sofrem de contrações anormais dos músculos, como também no tratamento cosmetológico dos sinais de envelhecimento facial. Esta neurotoxina atua como relaxante muscular e, assim, age: I. bloqueando a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas dos músculos. II. impedindo que o músculo receba a mensagem do cérebro para se contrair. III. inibindo a enzima acetilcolinesterase, que destrói a acetilcolina. Assinale a alternativa correta. a) Somente I é verdadeira. b) Somente II é verdadeira. c) Somente I e II são verdadeiras. d) Somente III é verdadeira. e) I, II e III são verdadeiras. 31 - (Ufpe) Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação: "O impulso nervoso apresenta duas etapas chamadas de despolarização e repolarização, causadas, respectivamente, por: a) entrada de íons sódio e saída de cloro." b) entrada de íons potássio e saída de sódio." c) entrada de íons cloro e saída de sódio." d) entrada de íons potássio e saída de cloro." e) entrada de íons sódio e saída de potássio."

GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

C B B C E C B E A E A C D B C B B C D D A A F,F,V,V,F C D A D E # 02 + 32 = 34 C E

Que nome recebe a célula especializada pela recepção e transmissão dos estímulos nervosos?

Os neurônios são as células que permitem a passagem do impulso nervoso.

Como se chama a célula especializada Na propagação do impulso nervoso?

Os neurônios são células do tecido nervoso especializadas em receber e transmitir estímulos nervosos.

Que nome recebe a célula especializada Na propagação de impulso nervoso Marque a alternativa que responde a essa pergunta *?

Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas.

Como são chamadas as principais células do sistema nervoso?

As células nervosas, que também são chamadas de neurônios, são um dos principais componentes desse sistema. Os neurônios são um tipo de célula que tem como especialidade receber e conduzir impulsos para as outras células.