Que tipo de terreno favorece a agricultura por quê

Que tipo de terreno favorece a agricultura por quê
Solo é vida!

Conhecido também como terra, o solo é importante para todos os seres vivos; pois é nele que o agricultor produz nosso alimento do dia a dia.

Quando o agricultor utiliza o sistema de monocultura, ou seja, quando ele cultiva num mesmo local somente um tipo de planta, o solo pode ficar cansado e empobrecido.

Cuidados com o solo

Para evitar esse empobrecimento do solo, é importante fazer a “rotação de culturas”, que nada mais é do que alternar o plantio de diversas culturas numa mesma área, de uma safra para outra. Na rotação de culturas, os agricultores plantam uma leguminosa como a soja, por exemplo, e, no ano seguinte, plantam no lugar dela (depois de sua colheita, é claro) outra cultura como milho ou algodão.

Outro aspecto importante, que o agricultor deve respeitar, é o tipo de cultivo mais adequado para cada região. Em áreas de morros, os plantios de florestas e de culturas perenes (como o café e a laranja), que necessitam de revolvimento do solo, são mais indicados. Já para as áreas planas o indicado é a produção de grãos é mais indicada, visando reduzir a erosão do solo e a contaminação dos rios.

Fonte: Embrapa Agrobiologia

Qual o tipo de solo ideal para a agricultura?

O solo ideal é considerado aquele que apresenta boa profundidade para o armazenamento de água e crescimento das raízes, suprimento adequado de nutrientes, drenagem, atividade biológica e um equilíbrio entre as partes mineral (45%), líquida (25%), gasosa (25%) e orgânica (5%).

Que solos são ricos para o cultivo agrícola?

Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações. Já os solos pobres em nutrientes necessitam de adaptações para o cultivo. Nesse sentido, várias técnicas agrícolas foram desenvolvidas para alterar o solo e adequá-lo para as plantações.

Por que as áreas planas são mais favoráveis a agricultura?

O Relevo e a agricultura As áreas mais planas são as mais favoráveis à agricultura. Nelas, é possível usar máquinas e tratores. Em terrenos mais baixos, como as planícies próximas aos rios, chamadas de várzeas, pode-se cultivar plantas adaptadas à grande quantidade de água.

O que é solo na agricultura?

O solo é um dos poucos recursos renováveis e tem um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas. Os nutrientes de que as plantas necessitam são encontrados no solo e dissolvidos na água.