Que tipo de vegetação nativa predomina atualmente na zona tropical cite tipos de vegetação encontrados no Brasil que apresentam características semelhantes?

a) Caatinga
Vegetação típica da Região Nordeste, a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Apresenta vegetação de regiões semiáridas, com perda de folhas na estação seca. As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. A fauna é representada por roedores, insetos, aracnídeos, arara azul, sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, veado-catingueiro, etc.      


b) Cerrado
O bioma cerrado está presente em diferentes regiões do território brasileiro, mas é no Centro-Oeste que ele predomina. Sua vegetação é formada por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. As árvores possuem caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc.

c) Pantanal
Considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta, o pantanal possui uma vegetação complexa, apresentando características do cerrado, campos e florestas tropicais. Esse bioma é uma área de transição entre a Amazônia e o cerrado. Sua fauna é composta por jacarés, serpentes, capivaras, papagaios, tucanos, tuiuiús, onças, macacos, entre outros.

d) Mata Atlântica
A Mata Atlântica consiste num mosaico de ecossistemas diversificados, apresentando variações nas estruturas internas e interações ecológicas diferenciadas em cada região. Sua vegetação é composta por árvores de grande porte – peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. A fauna possui várias espécies distintas: tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.

e) Floresta Amazônica
Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia possui uma vegetação densa e intricada, as plantas crescem bastante próximas umas às outras, além disso, plantas parasitas são comuns. Entre as espécies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.

Voltar a questão

Questão de Geografia - Que tipo de vegetação nativa predomina atualmente na Zona Tropical?

Que tipo de vegetação nativa predomina atualmente na Zona Tropical?

Florestas Equatoriais e Tropicais bastante úmidas e com alta biodiversidade.

deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana e tundra são alguns dos tipos de vegetação no mundo.

Que tipo de vegetação nativa predomina atualmente na zona tropical cite tipos de vegetação encontrados no Brasil que apresentam características semelhantes?

Floresta Amazônica – mata fechada cortada por rio

Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.

Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.

Que tipo de vegetação nativa predomina atualmente na zona tropical cite tipos de vegetação encontrados no Brasil que apresentam características semelhantes?

Tundra

Floresta coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.

Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.

Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Qual o tipo de vegetação nativa predominante atualmente na zona tropical?

terça-feira, 14 de junho de 2022 Que tipo de vegetação nativa predomina atualmente na Zona Tropical? RESPOSTA: Florestas Equatoriais e Tropicais bastante úmidas e com alta biodiversidade.

Quais tipos de vegetação são encontradas no Brasil Cite as principais características?

Vegetação do Brasil.
florestas tropicais e atlânticas, como a Amazônia e a Mata Atlântica;.
Cerrado;.
Caatinga;.
Pampas;.
mata de araucárias;.
áreas de transição, como a mata dos cocais;.
sistemas complexos, a exemplo do Pantanal..

Quais são os tipos de vegetação tropical?

Tipos de Vegetação do Brasil.
Caatinga. A Caatinga desenvolve-se nos locais que apresentam clima tropical semiárido e reúne uma vegetação predominantemente arbustiva, com presença de cactos e plantas xerófilas, adaptadas aos climas secos. ... .
Cerrado. ... .
Mangue. ... .
Pampa. ... .
Pantanal. ... .
Mata Atlântica. ... .
Mata das Araucárias. ... .
Mata dos Cocais..

Que tipo de vegetação nativa predomina atual mente na zona tropical 2 cite tipos de vegetação encontrados no Brasil que apresentam carac terísticas semelhantes?

Resposta verificada por especialistas. Mata Atlântica se encaixa na Floresta Tropical.