Quem e a capital de Rondônia?

Para entender os motivos que levaram Porto Velho a ser chamada de capital, o G1 conversou com o professor Ricardo Gilson da Costa Silva, doutor em Geografia Humana, que atualmente leciona na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e faz parte do grupo de pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA).

Capital x Interior — Foto: Reprodução/Twitter

Para começo de conversa, é importante lembrar que Porto Velho nasceu em 1907 durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e em 1914 foi elevada a município do estado do Amazonas. Próximo dali, Guajará-Mirim fazia parte do estado de Mato Grosso.

Só na década de 1940 foi instituído o Território Federal do Guaporé e mais tarde, em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, o local passou a se chamar Território Federal de Rondônia.

No início dos anos 1970 inicia "a colonização do território" com abertura da floresta para assentamentos rurais e projetos de agropecuária — gerando migração. O fluxo migratório nesse período criou cinco cidades:

  • Ariquemes,
  • Ji-Paraná,
  • Cacoal,
  • Pimenta Bueno e
  • Vilhena.

Ariquemes recebeu esse nome em homenagem ao povo indígena Arikeme, atualmente extintos. Eles eram os habitantes originais dessa região.

Em 1981, Rondônia passou a ser estado e de lá pra cá o crescimento não parou. Hoje temos 52 municípios.

Mas por que Porto Velho é capital?

Quem e a capital de Rondônia?

Capital x Interior: Entenda

Essa é normalmente uma decisão política que leva em conta a quantidade populacional e a economia.

"A capital serve para a gestão política e jurídica do estado. Naquela época [quando Rondônia foi transformada em estado] não poderia ser outra capital, já que Ji-Paraná ainda era uma cidade pequena. Em função dessa situação geo-histórica, Porto Velho se configura capital", comenta o professor.

"Além disso, Porto Velho tem peso econômico com quase 40% do PIB. Tem cerca de 540 mil habitantes, o que equivale a quase 30% da população do estado. Enquanto Ji-Paraná, que é a segunda maior cidade, tem 130 mil, o que dá 7,2% do total", diz o doutor.

Segundo Ricardo Gilson, "capital e interior" é uma divisão de espaços, mas muitos veem o interior como algo atrasado, pejorativo e isso não está certo. Foi algo construído, na linguagem popular vão chamando tudo que não é capital de interior.

"Quando se tem uma capital, as outras cidades são chamadas de interior para se ter uma divisão territorial, mas essa relação não deve ter preconceito. O que eu diria aos colegas é que o mais importante não é ser capital ou interior. O mais importante é termos qualidade de vida e tranquilidade. Cobrar do estado e prefeituras uma boa educação, saúde pública e que as cidades sejam acolhedoras", explica.

Tentativas de mudar a capital

Porto Velho, capital de Rondônia — Foto: Reprodução

Durante as pesquisas, o professor encontrou pequenos debates e tentativas de mudar a capital de Rondônia. Uma delas, na década de 90, quando queriam colocar Ji-Paraná nesse posto, mas o debate nunca foi para frente.

Também tiveram outras propostas, como a de um deputado, de criar o estado do Aripuanã com Vilhena, Pimenta Bueno e um pedaço do Mato Grosso, mas também não houve sucesso.

Capitais mudam

A primeira capital do que conhecemos hoje como Brasil foi Salvador, ainda nas épocas de colônia e império. Após diversas movimentações pela História, e enquanto moradia da família real portuguesa, o Rio de Janeiro veio a tomar esse título.

Uma terceira escolha aconteceu em um passado recente: o Brasil inaugurava sua nova capital Brasília como "símbolo de progresso", com projeto do urbanista que lembra um avião. Entenda a criação de Brasília.

Por fim, é importante saber, principalmente para moradores de outros estados, que Porto Velho é a capital de Rondônia e Boa Vista de Roraima.

VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Quem e a capital de Rondônia?

A culinária em Porto Velho reflete a diversidade cultural, com influências de outros estados do Brasil

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia. A cidade está situada na margem direita do Rio Madeira, na região norte do Brasil. Inicialmente, a cidade fazia parte do estado do Amazonas. E, em 1943 se transformou em capital de Rondônia. Hoje é a cidade mais populosa do estado, a 4ª mais populosa da região norte, e fica atrás somente de Manaus, Belém e Ananindeua. Destaca-se também por ser a capital brasileira com maior área territorial, estendendo-se por pouco mais de 34 mil km. Porto Velho é a cidade mais populosa do Brasil, além de ser ao lado de Rio Branco e Teresina, a única capital estadual que faz fronteira com municípios de outro estado. Porto Velho também é a única capital estadual que faz fronteira com outro país: a Bolívia. Em termos econômicos, a cidade detém o quarto maior PIB da região norte, depois de Manaus, Belém e Parauapebas. Porto Velho é a capital estadual que mais cresce economicamente no país. Os principais pontos turísticos de Porto Velho são: Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (cenário da série de televisão Mad Maria), Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério da Candelária, a sede da Arquidiocese, o terminal ferroviário, a locomotiva Coronel Church (a primeira máquina vinda para a Amazônia, em 1872), as Caixas D’Água (símbolos da cidade, edificadas pelos ingleses); a igreja de Santo Antônio do rio Madeira e sua belíssima cachoeira, marco inicial de Porto Velho.


Quem e a capital de Rondônia?

De acordo com esse mesmo levantamento, a densidade demográfica de Rondônia é de 6,58 hab/km², ficando na 20ª colocação entre as unidades de federação. A capital, Porto Velho, é o município mais populoso do estado, com 539.354 habitantes.

Qual a primeira capital de Rondônia?

Em 1943 foi constituído o Território Federal de Guaporé, com capital em Porto Velho, com o desmembramento de parte de Mato Grosso e do Amazonas. A intenção era apoiar de maneira mais direta a ocupação e o desenvolvimento da área. Em 1956, o território passou a se chamar Rondônia.

Qual a segunda capital de Rondônia?

A maior cidade de Rondônia é a capital, Porto Velho, que possui 539.354 habitantes. Além da capital, outras cidades que têm mais de 100 mil habitantes são Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.

Qual e a cidade de Porto Velho?

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia. A cidade está situada na margem direita do Rio Madeira, na região norte do Brasil.