Quem é santa faustina

Hoje, o céu e a terra estão em festa. É Dia de Santa Faustina, a apóstola da misericórdia de Deus. A nossa querida e amada amiga nasceu na Polônia e, desde pequena, era conhecida por sua compaixão aos mais desfavorecidos. Antes, de se tornar freira, seu nome era Helena. Só após entrar na congregação, começou a se chamar Faustina.

Como Nossa Senhora, sua modelo, era reservada e silenciosa. Não expunha a todos sua vida mística. Diminuía, para que assim Jesus Cristo crescesse.

Santa Faustina foi escolhida por Deus e seguiu fielmente seus desígnios.“(...) é teu dever e tua missão em toda a tua vida dar a conhecer às almas a grande misericórdia, que tenho para com elas, e animá-las à confiança no abismo da Minha misericórdia." (D.1567)

Leia MaisMãe da Misericórdia, da Esperança e conforto dos migrantes

A Missão de Santa Faustina, que ela cumpriu fielmente, é uma verdade de fé: O amor misericordioso de Deus para conosco.

As doenças, as guerras, a violência e tantos outros males batem na nossa porta, mas todos vão passar, graças à misericórdia de Deus, pois ela nunca passará!

E quando vivemos isso, assim como viveu Santa Faustina, encontramos em nossa alma um tesouro: a presença de Deus.

“Não busco a felicidade fora do meu interior, no qual Deus habita. Alegro-me com Deus no meu próprio interior, onde permaneço com ele continuamente; onde está o meu convívio mais íntimo om Ele; onde permaneço com Ele em segurança; onde não me atinge o olhar humano. E a virgem Maria me estimula a uma tal convivência com Deus.”(D.454)

Shutterstock/ Alexey Pevnev

Quem é santa faustina

Que nessa novena de Nossa Senhora Aparecida, como Santa Faustina, possamos caminhar em direção a uma aliança ainda mais profunda com Deus!

:: Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!
Que a Misericórdia de Deus esteja sempre presente em sua vida!

Quem é santa faustina
Santa Faustina Kowalska 

Santa Faustina Kowalska, a grande apóstola da Divina Misericórdia, nasceu no dia 25 de agosto de 1905, na pequena aldeia polonesa de Glogowiec. Seus pais, Mariana e Stanislaw Kowalski, humildes camponeses, mas cristãos fervorosos, transmitiram-lhe uma fé profunda e autêntica.

Faustina foi batizada com o nome de Helena. Aos sete anos, sentiu-se chamada para a vida religiosa. Porém, não tendo a autorização dos pais, nada pôde fazer.

Terceira de dez filhos, Faustina deixou a escola, depois de três anos, para trabalhar como doméstica na casa de algumas famílias ricas, a fim de manter a si e à sua família.

Aos vinte anos, amadureceu, definitivamente, a escolha da vida religiosa, animada por uma visão de Cristo sofredor, que lhe disse: “Até quando terei que a suportar? Até quando você vai me enganar?”

Abundantes graças divinas

No dia 10 de agosto de 1925, a Santa entrou para o convento das Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia, em Varsóvia, onde recebeu o nome de Irmã Maria Faustina. Ela transcorreu treze anos de vida religiosa em vários conventos da Congregação, trabalhando na cozinha, no jardim e na portaria. Mas, desempenhou todos os seus trabalhos com dedicação e humildade, discrição e disponibilidade.

Irmã Faustina recebeu abundantes graças do Senhor, entre as quais os estigmas, sinais visíveis mais evidentes; recebeu, outrossim, numerosas revelações e visões, que – a pedido de seus confessores – anotou em seu Diário, hoje traduzido em várias línguas.

Santa Faustina Kowalska morreu com apenas 33 anos, em 5 de outubro de 1938, em Cracóvia, consumida pela tuberculose.

A secretária da Divina Misericórdia

Em 22 de fevereiro de 1931, a Santa anotou em seu Diário: “Estando na minha cela, vi o Senhor Jesus vestido com uma túnica branca: com uma mão abençoava e com a outra batia no peito e das suas vestes saíam dois grandes raios: um vermelho e o outro pálido [...]. Após alguns instantes, Jesus me disse: “Pinte uma imagem do que você está vendo e escreva em baixo ‘Jesus, eu confio em vós’.” Quero que esta imagem seja venerada, antes de tudo, na capela de vocês e, depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem, jamais perecerá... porque eu mesmo a protegerei com a minha glória” (D. 47-48).

A imagem foi logo pintada e teve grande propagação, com as outras formas de culto à Divina Misericórdia, como Jesus havia pedido à Irmã Faustina: a festa da Divina Misericórdia, no primeiro domingo depois da Páscoa; a reza do terço da Divina Misericórdia; a oração da hora da Misericórdia (às 15 horas).

Jesus confiou, à humilde religiosa polonesa, que gostava de ser chamada “secretária do meu mistério mais profundo”, a sua mensagem de amor aos homens: “No Antigo Testamento, mandei os profetas, ao meu povo, por meio de raios; hoje, eu envio você, com a minha misericórdia, a toda a humanidade. Não quero punir a humanidade sofredora, pelo contrário, quero curá-la e apertá-la ao meu coração misericordioso” (D. 522).

A devoção de Dom Wojtyła

A devoção a Jesus Misericordioso difundiu-se rapidamente na Polônia, logo após o falecimento da Irmã Faustina.

Nos anos Sessenta, o então Arcebispo de Cracóvia, Dom Karol Wojtyła, promoveu o processo informativo concernente à vida e às virtudes de Faustina. Ao tornar-se Papa, João Paulo II presidiu à sua Beatificação, em 18 de abril de 1993, e à Canonização em 30 de abril de 2000. Na mesma ocasião, anunciou também o Domingo dedicado à Divina Misericórdia (primeiro domingo depois da Páscoa). Às vésperas desta festa, no dia 2 de abril de 2005, o Papa polonês foi para a Casa do Pai.

Santa Faustina Kowalska foi um dos santos Padroeiros do Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.

O que Jesus fala a Santa Faustina?

Jesus disse à Irmã Faustina: “A humanidade não encontrará paz, enquanto não se voltar com confiança para a misericórdia divina” (Diário, pág. 132). Através da obra da religiosa polaca, esta mensagem esteve sempre unida ao século XX, último do segundo milênio e ponte para o terceiro.

Qual foi o milagre de Santa Faustina?

O milagre que permitiu a sua canonização foi a cura do padre Romualdo Pytel, que sofria de estenose aórtica, com insuficiência aórtica associada. O religioso foi curado, e seus médicos avaliaram que o fato era inexplicável.

Qual a mensagem de hoje de Santa Faustina?

“A humanidade não encontrará a paz enquanto não se voltar com confiança para a minha misericórdia” (Diário, 300). “Com a confiança de uma criança, jogo-me nos Vossos braços, Pai de Misericórdia, para Vos desagravar pela infidelidade de tantas almas que têm medo de confiar em Vós” (Diário, 505).

O que Deus disse a Santa Faustina?

“Às três horas, implore Minha misericórdia, especialmente para os pecadores; e, mesmo que por um breve momento, adentre na Minha Paixão, particularmente no Meu abandono no momento da agonia. Não recusarei nada à alma que me pede em virtude da Minha Paixão” (1320).