Quem foi Oliver Cromwell E o que ele fez para a Inglaterra?

Governo de Cromwell na Inglaterra

Apresentamos os principais feitos do governo de Oliver Cromwell na Inglaterra.


Quem foi Oliver Cromwell E o que ele fez para a Inglaterra?

Pergunta e resposta sobre Oliver Cromwell e seu governo

Pergunta:

Quem foi Oliver Cromwell e quais os principais feitos de seu governo na Inglaterra?

Resposta:

Quem foi Oliver Cromwell

Oliver Cromwell foi um importante militar e político inglês do século XVII. Ele foi primeiro Lorde Protetor (espécie de chefe de estado) da Inglaterra entre os anos de 1653 e 1658. Ele assumiu o poder na Inglaterra após derrubar o governo do rei Carlos I durante a Revolução Puritana.

Principais feitos do governo Cromwell:

- Unificou a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda numa única República, conhecida como Comunidade Britânica (Commonwealth).

- Decretou o Ato de Navegação (lei que restringiu os navios de outras nações no comércio entre o Reino Unido e suas colônias). Esse ato tinha como principal objetivo o desenvolvimento do capitalismo inglês, a proteção dos interesses mercantilistas britânicos e fortalecer a marinha mercantil da Inglaterra.

- Derrotou os holandeses na Primeira Guerra Anglo-Holandesa. Os holandeses foram os principais prejudicados com o Ato de Navegação e o conflito de interesses gerou a guerra. Os ingleses foram vitoriosos, fato que marcou a supremacia inglesa nos mares.

Curiosidade histórica:

- Com a morte de Oliver Cromwell (3 de setembro de 1658), o governo da Comunidade Britânica passou para o seu filho, Ricardo Cromwell. Porém, a falta de liderança política provocou a restauração dos Stuarts ao poder em 1659. Teve início então o governo de Carlos II.

Quem foi Oliver Cromwell E o que ele fez para a Inglaterra?
Oliver Cromwell: um dos mais importantes governantes da história da Inglaterra.

Resposta elaborada por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Governo de Cromwell na Inglaterra Temas Relacionados
  • • Absolutismo na Inglaterra
  • • História da Inglaterra
  • • Rainha Elizabeth I da Inglaterra
Bibliografia Indicada

- ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda História – História Geral e História do Brasil. São Paulo: Ática, 2001.

- Almanaque Abril 2015. São Paulo: Editora Abril, 2015.

No ano de 1649, a chegada de Cromwell ao poder, inicialmente representou a possibilidade de instalação de um governo popular na Inglaterra. No entanto, ao assumir o governo da Inglaterra, o líder do Conselho de Estado, ou Commonwealth, abandonou os populares que tinham lhe concedido tamanha ascensão política. A “república” de Cromwell teve, na prática, a feição de uma ditadura personalista.

Ao mesmo tempo em que combateu militarmente a reação dos monarquistas apoiados pela Coroa Escocesa, Cromwell também perseguiu e assassinou diversos líderes dos diggers e levellers. No campo econômico, esforçou-se em barrar a concorrência holandesa com a aprovação dos Atos de Navegação. Segundo essa lei, nenhuma embarcação estrangeira, exceto as provenientes do mesmo país de origem do produto, poderia atracar no litoral inglês. Com essa medida, o governo buscava recuperar a economia britânica através do benefício dos setores burgueses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1653, o Parlamento britânico fora completamente dissolvido; Oliver Cromwell alcançou a condição de Lorde Protetor da Inglaterra. Não tendo mais nenhum tipo de poder limitador, Cromwell transformou-se em um líder máximo. Gozando de direitos políticos ilimitados, cogitou-se a coroação dele enquanto rei da Inglaterra. Não querendo aparentar uma espécie de retorno ao Antigo Regime, Oliver Cromwell rejeitou tal proposta.

Centralizando os poderes, Cromwell conduziu um período mais estável no processo da revolução inglesa. Tendo poderes muito próximos aos de um monarca, Oliver Cromwell indicou seu filho para sucedê-lo no governo. Com sua morte, em 1658, o governo caiu nas mãos de Richard Cromwell. Sem amplo apoio político, Richard acabou deposto pelo “Parlamento Coto”, em 1659.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Commonwealth"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/commonwealth.htm. Acesso em 01 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Quem foi Oliver Cromwell E o que ele fez para a Inglaterra?

Oliver Cromwell foi o nome mais destacado da Revolução Puritana inglesa (1642-1651), também conhecida como a Guerra Civil inglesa. Membro de uma família de pequenos proprietários rurais puritanos, Cromwell nasceu em 25 de abril de 1599, tendo morrido em 03 de setembro de 1658.

Quais foram os maiores feitos de Oliver Cromwell?

Principais feitos do governo Cromwell: - Unificou a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda numa única República, conhecida como Comunidade Britânica (Commonwealth). - Decretou o Ato de Navegação (lei que restringiu os navios de outras nações no comércio entre o Reino Unido e suas colônias).

Quais são os principais objetivos de Oliver Cromwell?

Oliver Cromwell ainda debelou as últimas reações dos realistas, pondo fim à guerra civil em 1651. Uma das principais medidas de Cromwell no governo foram os Atos de Navegação, que garantiam proteção aos comerciantes ingleses no comércio britânico, excluindo a ação holandesa no setor, que constituía até então a maioria.

Qual foi a lei mais importante criada por Oliver Cromwell?

O Ato de Navegação foi uma lei elaborada pela Inglaterra no ano de 1651, sancionada por Oliver Cromwell (líder do governo que derrubou a monarquia em 1649) com o objetivo de terminar com a concorrência do transporte marítimo da Holanda e impulsionar o inglês.