Quem nasce em taubaté é

O município de Taubaté pertence ao estado São Paulo, ele fica localizado na latitude -23.0104 e longitude -45.5593.

625,003 km².

Aproximadamente 311.854 habitantes segundo dados do IBGE.

taubateano.

Atualmente o município é administrado por JOSE ANTONIO SAUD JUNIOR.

4.8 de 5 estrelas para o Município taubateano   by Cidades do meu Brasil atualizado até 14/09/2022 - Taubaté - São Paulo.

História da cidade de TAUBATé SãO PAULO

Nasceu em Taubaté um dos maiores escritores brasileiros: Monteiro Lobato - contista, autor de livros para crianças, que se tornaram famosos, e de livros de impressões de viagens, outros de natureza política e com sentido polêmico, na defesa dos mais altos interesses da economia nacional. As suas obras tem, até hoje, tiragens sucessivas, sinal evidente de seu mérito e perenidade.

Monteiro Lobato (1882/1948) fez os primeiros estudos em Taubaté e diplomou-se em 1904, pela Faculdade de Direito de São Paulo. Ingressou no Ministério Público, vivendo sete anos em Areias, como promotor. Abandonou a promotoria, tornando-se fazendeiro em Buquira e nessa época aparecem seus primeiros contos em "O Estado de São Paulo". Em 1916 iniciou a publicação na Revista do Brasil, dos contos que seriam em 1918 reunidos sob o título de Urupês. Fundou a Editora Monteiro Lobato, que marcou época na história do livro brasileiro. Dedicou-se literatura infantil, escrevendo obras que foram e são o encanto das crianças brasileiras - obras que formam uma estante deliciosa para o público de menor idade. De 1926 a 1931 viveu como adido comercial nos Estados Unidos e de regresso em 1932, publicou o livro de Impressões América.

Empolgado pelo desenvolvimento industrial norte-americano, lançou-se a uma campanha para dar aço e petróleo ao Brasil, escrevendo na ocasião, Escândalo do Petróleo e Escândalo do Ferro. Em virtude de suas idéias e de sua linha política, o escritor foi condenado e preso. Mais tarde tentou fixar residência na Argentina, porém não se aclimatou.

Foi um dos fundadores da Companhia Editora Nacional e por sua contribuição à indústria e comércio do livro é hoje seu patrono, sendo o dia do livro ligado à suamemória. é um dos escritores mais lidos no pais. Suas obras completas, com tiragem global ultrapassa a casa do milhão de exemplares, compreendem 30 volumes; 13 de literatura geral e 17 livros para crianças. Ao primeiro grupo pertencem os livros de contos Urupês (1918), Cidades Mortas (1919), Negrinha (1920), A Onda Verde (1921), Mundo da Lua (1923), O Macaco que fez o Homem (1923), além de um romance e do livro de correspondência com Godofredo Rangel, A Barca de Gleyre (1943). Entre as obras de literatura infantil figuram: A Menina do Narizinho Arrebitado (1921), Novas Reinações de Narizinho (1933), O Poço do Visconde (1937), O Pica-Pau Amarelo (1939), etc.

Antiga aldeia de índios Guaianás, conhecida por Itaboaté, o Município nasceu numa área levemente ondulada, entre o córrego do Convento Velho e um afluente, hoje canalizado.

O topônimo Taubaté originou-se do tupi "Tab-a-etê", taba verdadeira, residência do chefe ou, segundo outros, "Tauha-b-etê", muito barro ou argila.

Consta que, em 20 de janeiro de 1936, o sertanista Jacques Félix, natural de São Paulo, foi incumbido pelo Capitão-mor Francisco da Rocha, então governador da Capitania de Itanhaem, de desbravar o sertão, com o intuito de demarcar as terras da capitania de São Vicente, de propriedade de Dona Mariana de Souza e Guerra, Condessa de Vimieiro. Deslocando-se com sua família, grande número de escravos índios e cabeças de gado, Jacques Félix conseguiu impor-se na região conquistada e em 30 de junho de 1639 o Capitão-mor da Capitania, Vasco da Mota, concedeu terras de sesmarias aos povoadores.

O progresso logo se fez sentir, sendo iniciadas várias construções: igreja matriz, cadeia, casa de sobrado para o Conselho, moinho de trigo, engenho de açúcar, etc.

Em 13 de outubro de 1639 o sertanista recebeu ordens de informar sobre a data de conclusão das obras, a fim de que povoação fosse erigida em Vila, o que se verificou em 5 de dezembro de 1645, com o nome de São Francisco das Chagas de Taubaté. Essa proclamação foi feita por Antônio Barbosa de Aguiar, Capitão -mor Governador, Ouvidor e Alcaide-mor da Capitania da Condessa de Vimieiro.

Em 1646, novamente, Jacques Félix foi encarregado de penetrar o sertão, em busca de minas, o que fez, transpondo a Mantiqueira, pela garganta do Embaú e atingindo o planalto do rio Verde. Outros o sucederam, como Antônio Rodrigues Frazão, que em 1693 descobriu ouro nos sertões de Cuiaté, e Bartolomeu Bueno de Siqueira, as minas de Itaverava.

A notícia das expedições desencadeou a corrida do ouro, a ponto de determinar em 1695 o estabelecimento da Casa de Fundição, no antigo largo do Convento, hoje praça Monsenhor Silva Barros. Foi a primeira instalada no Brasil. Nessa época, Taubaté surge como centro de irradiação de bandeiras começando a se projetar no cenário da vida colonial.

Passada a fase do ouro, aparece o cafeeiro e, já em 1854, o Município se classifica entre os maiores produtores de café do vale do Paraíba. Cultivava ainda a cana de açúcar, que ocupava posição de destaque na produção do Estado.

GENTíLICO: TAUBATEANO

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de São Francisco das Chagas Taubaté, provisão de 05 de dezembro de 1645, no Município de Taubaté.

Cidade por lei provincial nº 5, de fevereiro de 1842.

Elevado à categoria de Município com a denominação de São Francisco das Chagas de Taubaté por provisão, de 09 de dezembro de 1645, constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1646.

Obs: O Diploma legal que altera a denominação anterior para atual não foi localizado.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Taubaté se compõe do Distrito Sede.

Lei Estadual nº 2087, de 19 de dezembro de 1925, cria o Distrito de Quiririm e incorpora ao Município de Taubaté.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Taubaté se compõe de 2 Distritos: Taubaté e Quiririm.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Taubaté compreende o único termo judiciário da comarca de Taubaté e permanece com 2 Distritos: Taubaté e Quiririm.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Taubaté é composto dos Distritos de Taubaté e Quiririm e é o único termo da comarca de Taubaté, termo este formado por 3 Municípios: Taubaté, Redenção e Tremembé.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Taubaté ficou composto dos Distritos de Taubaté com 2 subdistritos: 1º e 2º; e Quiririm, e constitui o único termo judiciário da comarca de Taubaté, a qual é formada pêlos Municípios de Taubaté, Redenção da Serra e Tremembé.

Aparece nos quadros fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958, composto dos mesmos Distritos de Taubaté, 1º e 2º Distritos e Quiririm, comarca de Taubaté.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE

O Código postal de Taubaté São Paulo é 12030180 (Código de Endereçamento Postal geral da cidade).

Endereço: Av. Tiradentes, 520, Centro, Taubaté - SP, CEP: 12030180
Telefone / Fax:(12) 3625-5112 (12) 3629-5794
Prefeito: JOSE ANTONIO SAUD JUNIOR

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde taubateano.

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Taubaté com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Taubaté-SP, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paulista.

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Taubaté, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Clique aqui para ver a previsão do tempo em Taubaté, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.

Aqui você pode encontrar as cidades vizinhas de Taubaté-SP em uma distância de até 50 km, confira a lista.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Como é chamado quem nasce em Taubaté?

Taubaté
Município do Brasil
Gentílico
taubateano taubateense
Localização
Localização de Taubaté em São Paulo
Taubaté – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Taubaténull

Quais famosos nasceram em Taubaté?

Abelardo Belarmino..
Alberto Guisard..
Anderson Fabiano..
Antônio Dias de Oliveira..
Antônio Moreira de Barros..
Antônio Rodrigues Arzão..
Antônio de Santa Úrsula Rodovalho..
Antônio Vieira de Oliveira Neves..

Porque Taubaté tem esse nome?

O topônimo Taubaté originou-se do tupi “Tab-a-etê”, taba verdadeira, residência do chefe ou, segundo outros, “Tauha-b-etê”, muito barro ou argila.

Qual famoso mora em Taubaté?

A cidade abrigou muitos poetas, professores, músicos, radialistas e jornalistas..
Amácio Mazzaroppi..
Fêgo Camargo..
Hebe Camargo..
Celly Campello..
Cid Moreira..
Renato Teixeira..
Monteiro Lobato..