Relacione a crise do sistema feudal a ascensão do sistema capitalista

Questão 1

(UNIBH – 1999) - “O Feudalismo europeu ocidental entrou num período de crise aguda no século XIV e daí por diante se desintegrou, com maior ou menor rapidez, em diferentes regiões”. (SWEEZY, Paul et al. A transição do feudalismo para o capitalismo – um debate.)

As razões fundamentais dessa crise foram, EXCETO,

a) a superexploração do trabalho dos servos pelos nobres, que exigiam deles um maior tempo de trabalho.

b) as revoltas camponesas e urbanas atribuídas à miséria que passou a caracterizar a vida de camponeses e trabalhadores.

c) o esgotamento das forças produtivas acentuado pela crise demográfica derivada da Peste Negra.

d) a descoberta de novas minas de ouro e prata em territórios alemães, gerando a disputa entre várias nações pelo seu domínio.

e) falência do modelo produtivo centrado no campo e nas grandes faixas de terras controladas por senhores feudais.

Questão 2

(Cesgranrio) Entre os séculos XV e XVIII, a transição do feudalismo para o capitalismo, no mundo ocidental, engloba um conjunto de transformações econômicas e sociais, entre as quais identificamos corretamente a(o):

a) fragmentação da propriedade fundiária senhorial e monárquica.

b) substituição da produção das manufaturas pelo sistema de corporações de ofícios.

c) supremacia das rotas terrestres e mediterrâneas no comércio com o oriente.

d) fortalecimento dos laços de servidão e vassalagem.

e) desenvolvimento da vida urbana através das atividades comerciais.

Questão 3

A crise do Feudalismo acabou gerando também um declínio das relações feudais. Entretanto, o modelo político que se adequou inicialmente ao desenvolvimento do capitalismo foi o absolutismo monárquico. Ao contrário da figura dos senhores feudais, nesse modelo político:

a) tinham centralidade os presidentes, que eram eleitos democraticamente.

b) tinha centralidade a figura dos caudilhos.

c) tinha posição destacada Napoleão Bonaparte.

d) tinha ampla repercussão a figura de Lenin.

e) tinha destaque central a figura do monarca.

Questão 4

Sabe-se que os renascimentos urbano e comercial na Europa viabilizaram o aparecimento do capitalismo, que teve a forma mercantilista inicialmente. O Mar Mediterrâneo teve um papel fundamental nesse processo, que pode ser expresso pelo(a):

a) concessão pacífica do tráfego pelo Mediterrâneo que os muçulmanos deram aos europeus.

b) ausência de marcadores navegantes, que precisavam ser buscados no continente americano recém-descoberto.

c) fluxo de mercadorias provindas de outras regiões, como África, Oriente Médio e Ásia, que aportavam em cidades (burgos) italianas, como Gênova e Veneza.

d) oportunidade de pirataria e de roubo de navios de outras regiões, sobretudo da Ásia.

e) oportunidade de construir centros comerciais no interior da África.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

A Alemanha não foi decisiva no processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, tampouco o teria sido por conta da descoberta de minas de ouro em seu território. O país que desempenhou papal seminal nesse contexto foi a Inglaterra.

Resposta Questão 2

Letra E

O desenvolvimento da vida urbana e sua consequente relação íntima com o comércio foram fatores decisivos para o nascimento do capitalismo e, sobretudo, do tipo social que se tornaria o seu representante mais bem acabado, o burguês. Esse nome provém de “burgo”, isto é, a cidade medieval.

Resposta Questão 3

Letra E

Os monarcas absolutistas encarnaram o Estado moderno em sua pessoa, gerindo o novo tipo de relação política que estava surgindo e que era plenamente permeado pelo novo sistema econômico-social ascendente, o capitalismo. A ruptura com a monarquia absolutista só ocorreu no fim do século XVIII.

Resposta Questão 4

Letra C

O fluxo de mercadorias que permeava as várias rotas do Mar Mediterrâneo chegavam à Europa, principalmente, por meio de dois grandes centros urbanos e comerciais que ficavam na Itália, Gênova e Veneza. Dessas cidades, os produtos escoavam para outras regiões.


A partir do século XII, a sociedade europeia sofreu profundas mudanças, que, somadas aos acontecimentos do século XIV, contribuíram para a crise do feudalismo. Publicado por: Tales dos Santos Pinto

(UEL-PR) “[...] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XVI, permitiu a multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho [...]”.

O texto descreve uma das causas, na Europa, da:

  1. formação do modo de produção asiático.
  2. consolidação do despotismo esclarecido.
  3. decadência do comércio que produziu a ruralização.
  4. crise que levou à desintegração do feudalismo.
  5. prosperidade que provocou o processo de industrialização.

(UFRGS) Leia o texto abaixo:

“Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro [...].

Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso, passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias dos navios [...].”

BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Abril, 1981.

O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV.

Assinale, entre as alternativas abaixo, o fator ao qual essa crise pode ser relacionada.

  1. Nos séculos XIV e XV, a economia europeia tornou-se predominantemente urbana, o que acarretou a falta de trabalhadores no campo para a produção agrícola. Sem boas condições de alimentação, a população ficou mais sujeita às doenças.
  2. O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população que ficou fragilizada.
  3. As técnicas de produção eram muito desenvolvidas para a época, a ponto de provocarem uma superprodução que gerou o desequilíbrio do sistema.
  4. A servidão, instaurada como forma predominante de trabalho na Europa ocidental a partir do século XV, enfraqueceu a população e levou à mortalidade endêmica.
  5. Como resultado da mortalidade provocada pela Peste Negra, os nobres decretaram leis para auxiliar a população camponesa.

A crise do feudalismo na Europa ocidental marcou o fim da Idade Média. Dentre as causas que são atribuídas à crise, não podemos incluir:

  1. A Guerra dos Cem Anos.
  2. A Jacquerie.
  3. A Revolução Industrial.
  4. A Peste Negra.
  5. A insalubridade das cidades.

Analise as afirmativas abaixo sobre a crise do feudalismo:

I - Os camponeses responderam ao aumento das obrigações impostas pelos senhores com uma onda de violentos protestos que ocorreu ao longo do século XIV. As chamadas jacqueries foram uma série de revoltas camponesas que se desenvolveram em diferentes pontos da Europa.

II - No século XIV, a peste negra espalhou-se pela Europa, causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da população do continente. No século XV, o contingente populacional europeu atingia a casa dos 35 milhões de habitantes.

III - A falta de mão de obra disponível decorrente da Peste Negra reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. Temendo perder os seus servos, os senhores feudais criaram novas obrigações para reforçar o vínculo dos camponeses com a terra.

Assinale as alternativas:

  1. somente se as afirmativas I e II estiverem incorretas.
  2. somente se as afirmativas I e III estiverem incorretas.
  3. somente se as afirmativas II e III estiverem incorretas.
  4. somente se todas as afirmativas estiverem corretas.
  5. somente se todas as afirmativas estiverem incorretas.

Relacione as imagens numeradas com os fatores relacionados à crise do feudalismo, referidos por letras.

Relacione a crise do sistema feudal a ascensão do sistema capitalista

Crédito da Imagem: Museu do Louvre.

Relacione a crise do sistema feudal a ascensão do sistema capitalista

Crédito da Imagem: Centre Historique des Archives Nationales

Relacione a crise do sistema feudal a ascensão do sistema capitalista

  1. Guerra dos Cem Anos
  2. Jacquerie
  3. Peste Negra

A Alternativa que indica corretamente a correlação é:

  1. 1-a; 2-b; 3-c.
  2. 1-c; 2-a; 3-b.
  3. 1-b; 2-c; 3-a.
  4. 1-c; 2-b; 3-a.

Letra D.

O modo de produção asiático não se referia à forma de organização social da Europa, como dito em “a”. O despotismo esclarecido referido em “b” foi posterior a esse período da história europeia. A crise do século XIV esteve mais ligada ao crescimento do comércio e não à ruralização como afirmado em “c”. A acumulação de capitais que gerou a industrialização não era oriunda tanto do campo, mas sim das cidades e do comércio, tornando incorreta a letra “e”.

Letra B.

A economia europeia não era ainda urbanizada, como exposta em A. As técnicas de produção eram pouco desenvolvidas, o que invalida a alternativa C. A servidão estava em declínio no século XV, contrariamente ao que está escrito em D. Os nobres não procuraram auxiliar os camponeses depois da Peste Negra, pelo contrário, buscaram explorá-los ainda mais, informação que invalida a alternativa E.

Letra C.

A Revolução Industrial não foi causa da crise do século XIV, uma vez que ocorreu depois desse período, no século XVIII.

Qual a relação entre o sistema feudal e o sistema capitalista?

A origem do capitalismo está relacionada com a formação, ainda na sociedade feudal, do trabalho assalariado e das grandes rotas comerciais. A origem do capitalismo pode ser encontrada no processo de desintegração do chamado feudalismo.

Quais os fatores que levaram à crise do feudalismo e ao surgimento do capitalismo?

Entre os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo podemos destacar a necessidade da nobreza em ampliar a arrecadação de dinheiro para custear os gastos públicos, o processo de urbanização que gerou a expansão do comércio, promovendo novas relações de trabalho, como o regime assalariado; e, principalmente, o ...

Como se deu a mudança do feudalismo para o capitalismo?

A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVl.

Quais foram os fatores que provocaram a crise no sistema feudal?

Para resumir, podemos citar que as principais causas da crise do feudalismo foram:.
Novos acordos comerciais impulsionados pelas Cruzadas. ... .
Desenvolvimento dos centros urbanos. ... .
A crise do feudalismo também foi causada pela emancipação dos servos, que compraram sua liberdade ou fugiam para trabalhar nas cidades..