Rota dos vinhos são roque


O Roteiro do Vinho em São Roque pode ser feito o ano inteiro, todos os dias. É isso mesmo, as melhores vinícolas, adegas e restaurantes funcionam todos os dias da semana, no entanto, dependendo da época, algumas opções de lazer como tirolesa, passeio de trenzinho, etc, abrem apenas de sexta a domingo e feriados, já nos meses de férias tudo funciona diariamente.

Dia de semana é bem mais tranquilo, já aos finais de semana e feriados o Roteiro fica disputado, costuma ter um certo transito ao longo da Estrada do Vinho, restaurantes mais cheios, enfim... como qualquer destino turístico.

Entre a segunda quinzena de janeiro e início de fevereiro ocorre a vindima (colheita da uva), que deixa o roteiro do vinho ainda mais interessante com visitas especiais nos vinhedos e festas que incluem a tradicional pisa da uva. 

Em outubro acontece a Expo São Roque, conhecida como "a festa do vinho e da alcachofra" com diversos shows e claro, boa gastronomia. Saiba mais sobre o clima e outros eventos no post com dicas de quando ir a São Roque.

COMO CHEGAR NO ROTEIRO DO VINHO

Rota dos vinhos são roque
Roteiro do Vinho - Mapa disponível das vinícolas, hotéis, etc

Localizado a 60 km de São Paulo, o roteiro do vinho é formado por três vias que se iniciam em torno de 3 km do centro de São Roque: a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima. Veja as dicas de como chegar em São Roque.

Rota dos vinhos são roque
XV de Novembro

No entanto, as principais atrações do Roteiro do Vinho em São Roque estão ao longo dos 10 km da conhecida Estrada do Vinho.

Rota dos vinhos são roque
Estrada do Vinho - São Roque

Até existem ônibus que saem da rodoviária de São Roque e param próximo à Estrada do Vinho, mas a melhor forma de fazer o roteiro é de carro, já que a graça é ir parando nos atrativos durante o percurso.

Rota dos vinhos são roque
Vinícola Canguera

O QUE VISITAR NO ROTEIRO DO VINHO: VINÍCOLAS, RESTAURANTES E ATRAÇÕES

Rota dos vinhos são roque
Visita Guiada - Quinta do Olivardo

No roteiro do vinho você irá encontrar restaurantes, queijarias, chocolaterias, lojinhas de souvenir, espaços de lazer com lagos, playground, fazendinha e claro, dezenas de adegas e vinícolas para visitar, algumas menores que fazem questão de manter a produção familiar e outras que se destacam entre as maiores produtoras de vinho do país.

Rota dos vinhos são roque
Ponte do Amor Eterno - Quinta do Olivardo

Todas as vinícolas oferecem acesso gratuito, inclusive estacionamento, no entanto, em dias mais cheios como sábados, domingos e feriados alguns lugres cobram para estacionar. 

Rota dos vinhos são roque
Adega Terra do Vinho

Em muitas vinícolas somos recebidos com provinhas de vinhos, cachaças, licores, sucos, etc. Degustações mais elaboradas, tour nos vinhedos e outras experiências possuem preços variados e podem ser adquiridas em cada um dos estabelecimentos. Todos aceitam cartões.

Rota dos vinhos são roque
Degustação na Vinícola Palmeiras

Abaixo vamos dar dicas dos lugares mais tradicionais e visitados do Roteiro do Vinho em São Roque, aqueles que você Tem que ir!

VINÍCOLA GÓES

Rota dos vinhos são roque

A Vinícola Góes é a maior e mais famosa vinícola de São Roque, a família de imigrantes portugueses foi uma das primeiras a cultivar uvas e a produzir vinhos artesanais na região. Hoje a tradição e a qualidade dos vinhos Góes é conhecida em todo o Brasil e além da sede em São Roque ela conta também com uma unidade produtora na Serra Gaúcha. Tem que ir!

Rota dos vinhos são roque

O complexo da Vinícola Góes no roteiro do vinho é lindo, tem lagos, jardins e um belo casarão português onde funciona a loja de vinhos. Há também um Wine Bar, cafeteria, chocolateria e ótimos restaurantes, como o Vale do Vinho.

Rota dos vinhos são roque

A Vinícola Góes oferece ainda várias atrações como tour guiado, piquenique nos vinhedos, degustações harmonizadas, wine bike, além de cursos e eventos especiais como a vindima, o festival de inverno e o Natal Luz.

⇒ Estrada do Vinho Km 9 | Todos os dias das 8h30 as 18h | Instagram

QUINTA DO OLIVARDO

Rota dos vinhos são roque

Quinta do Olivardo é um dos maiores destaques no Roteiro do Vinho no quesito atrações e gastronomia especializada nos sabores da culinária portuguesa. Tem que ir!

Rota dos vinhos são roque
Os famosos "Pastéis de Belém" - Quinta do Olivardo

O complexo Quinta do Olivardo é encantador e oferece diversas opções de lazer que garantem a diversão da criançada como fazendinha, tirolesa, arvorismo, pedalinho no lago, etc. Tem ainda uma capelinha e a "Ponte do Amor Eterno", onde os apaixonados podem deixar um cadeado com seus nomes para simbolizar a união.

Rota dos vinhos são roque

Há também um parreiral de onde sai a produção artesanal do "Vinho dos Mortos", certamente um dos melhores da região. Faça a "Cave", uma espécie de visita guiada que te permite entender como surgiu o vinho dos mortos, a admirável trajetória da Quinta, de seu fundador Olivardo Saqui e claro, degustar alguns dos rótulos exclusivos da casa.

Rota dos vinhos são roque
Visita Guiada com degustação dos Vinhos dos Mortos

Além dos vinhos, no empório você encontrará cachaças, doces, conservas, queijos, belíssimas louças portuguesas e galos de Barcelos. No restaurante o bacalhau e os pasteis de nata são as estrelas, mas há outras opções, saiba mais no post "Onde comer em São Roque".

Rota dos vinhos são roque

Quer ficar mais? Dá para ter a experiência de se hospedar dentro de um Tonel na Quinta do Olivardo, que tal? Há chalés também.

⇒ Estrada do Vinho Km 4 | Todos os dias das 9h30 as 18h | Instagram

VINÍCOLA XV DE NOVEMBRO

Rota dos vinhos são roque

A Vinícola XV de Novembro é uma das mais tradicionais e visitadas do roteiro do vinho. Sua linha de vinhos finos, lançada em 2008 ao completar 50 anos, vem conquistando os paladares mais exigentes.

Rota dos vinhos são roque


Além da loja com grande variedade de rótulos, o complexo da XV de Novembro é um dos mais bonitos do roteiro do Vinho.

Rota dos vinhos são roque


Há vinhedo, mirantes, jardim, um pequeno museu, um empório com doces, biscoitos, queijos e também um Trailer que tem como especialidade o pastel de alcachofra. Não deixem de provar!

⇒ Estrada do Vinho Km 4,5 | Todos os dias das 9h as 18h | Instagram

VINÍCOLA CANGUERA

Rota dos vinhos são roque

A Vinícola Canguera é uma das melhores e mais agradáveis para visitar no roteiro do vinho. Nascida em 1952 sua produção familiar se matem entre as preferidas de São Roque.

Rota dos vinhos são roque


O complexo chamado Villa Canguera é cercado por uma linda área verde com parreirais, lago, fontes que jorram "vinho", playground, o museu do vinho com peças raras, empório e um ótimo restaurante

Também é possível fazer um tour guiado que inclui degustação dos vinhos finos da casa. 

⇒ Estrada do Vinho Km 8 | Todos os dias das 9h as 17h | Instagram

VILA DON PATTO

Rota dos vinhos são roque

Além de charmosos guarda-chuvas coloridos, a Vila reúne em meio aos parreirais playground para as crianças, lago, trilhas, jardins, redário, loja de artesanatos, empório com produtos regionais e uma adega com centenas de rótulos nacionais e importados, incluindo uma linha exclusiva de vinhos Don Patto, como o "Don Patto Terroir", considerado um dos melhores Terroirs chilenos da região.


Rota dos vinhos são roque


Entre as opções gastronômicas você terá um excelente restaurante Italiano e outro português, além de cafeteria, choperia, wine bar, sorveteria, etc.

Rota dos vinhos são roque

Aos finais de semana geralmente tem apresentações musicais e eles também oferecem experiências personalizadas como piqueniques entre os parreirais.

⇒ Estrada do Vinho Km 2,5 | Todos os dias das 9h as 18h | Instagram

VINÍCOLA PALMEIRAS

Rota dos vinhos são roque

Já no final da Estrada do Vinho fica a Vinícola Palmeiras, uma das pioneiras da região na produção artesanal de vinhos, desde 1928.

Rota dos vinhos são roque

O espaço é acolhedor, o atendimento é ótimo e os vinhos são de qualidade, vale a pena conferir, fica bem próxima à vinícola Góes e em frente a Cantina Tia Lina.

⇒ Estrada do Vinho Km 10 | Todos os dias das 9h as 18h | Instagram

VINHOS BELLA AURORA

Rota dos vinhos são roque
Vinhos Bella Aurora - Estrada do Vinho

Com quase um século de tradição, os Vinhos Bella Aurora são conhecidíssimos em São Roque. Apesar de ter uma loja de fábrica no roteiro no vinho aberta aos sábados, domingos e feriados, o espaço principal da Bella Aurora funciona todos os dias na Av. Raposo Tavares, uma via que dá acesso a estrada do vinho.

Outra atração da Bella Aurora é que em ambos os lugares a loja de vinhos funciona no interior de um autêntico tonel de madeira. Você poderá comprar e degustar diversos tipos de vinhos, cachaças, licores, além de queijos e salames.

⇒  Estrada do Vinho e Rod. Raposo Tavares, Km 56,5 | Instagram

TERRA DO VINHO

Rota dos vinhos são roque

A Terra do Vinho costuma ser a primeira parada do Roteiro, já que está localizada logo no KM 1 da estrada do Vinho, a primeira impressão não poderia ser melhor!

Rota dos vinhos são roque


Num ambiente sofisticado e acolhedor você vai degustar os diferentes rótulos que a família produz desde 1966, além de embutidos como lombinho com pimenta, mussarela com ervas, etc. A qualidade e os preços estão entre os melhores.

⇒ Estrada do Vinho Km 1 | Todos os dias das 9h as 18h | Instagram

VINHOS FRANK

Rota dos vinhos são roque

Os Vinhos Frank também estão entre os mais cotados do roteiro, fica no comecinho da estrada do vinho, bem próximo ao portal.

Rota dos vinhos são roque

O espaço é muito bacana e além da adega que vende os tradicionais vinhos da casa, produzidos desde 1965, há também um empório, playground, quiosque e um ótimo restaurante que tem a costela como especialidade.

⇒ Estrada do Vinho Km 1 | Todos os dias das 9h as 18h | Instagram

ESTILLA DESTILARIA E ICE BAR

Rota dos vinhos são roque


Nem só de vinho vive o Roteiro do Vinho em São Roque, hahá. A Estilla é a destilaria do premiado Gin Torquay que conquista os visitantes pela qualidade de suas bebidas e também pelo ambiente descontraído que serve drinks, caipirinhas, chopp (incluindo de vinho), acompanhados de petiscos como linguiça artesanal e bolinho de bacalhau da Quinta do Olivardo.

Rota dos vinhos são roque
Que tal entrar numa fria? Eu ameeeei!

Rota dos vinhos são roque

Outra atração da Estilla é o Ice Bar, onde você pode ter a experiência de curtir uma temperatura abaixo de Zero com direito a open bar. Vai encarar? O ingresso custa R$60 e pode ser adquirido no local ou no site.

⇒ Estrada do Vinho Km 4 | Funciona todos os dias das 9h as 17h | Instagram

+ Atrações, Restaurantes e Vinícolas no Roteiro do Vinho - São Roque

Rota dos vinhos são roque
Cantina Tia Lina

Além dos lugares que já citamos, há outras adegas, vinícolas, restaurantes e atrações no Roteiro do Vinho que, se você tiver tempo, também merecem uma visita.

Bem próximo à Vinícola Góes fica a Bella Quinta, pequenina, mas com uma produção de vinhos finos bastante elogiada.

Rota dos vinhos são roque
Vinícola Bella Quinta

Aliás, se quiser fugir do tradicional e visitar uma vinícola mais tranquila, a dica é a Ferreira e Passero Vinhos e a Vinícola Casa da Árvore, ambas de produção familiar que não deixam nada a desejar no quesito qualidade e atendimento com degustações harmonizadas.

A Alma Galiza é um dos mais novos destaques do Roteiro do Vinho, o local é todo inspirado numa vila espanhola. Os vinhos de fabricação própria e a culinária da taberna El Pelegrino trazem os sabores da Espanha diretamente para São Roque.

Rota dos vinhos são roque
Primeira Capela da região - Capela da Grama, Roteiro do Vinho

A Cantina Tia Lina é uma das maiores referências na gastronomia Italiana em São Roque, o espaço conta ainda com uma bela área de Lazer, um empório com delícias regionais e uma unidade da Grand Cru, uma das maiores importadoras de vinhos da América Latina.

Rota dos vinhos são roque
Empório e unidade Grand Cru na cantina Tia Lina

O Espaço Giullians, localizado no complexo Góes, é um empório que oferece licores, cachaças, doces e chocolates artesanais muito bons!

Rota dos vinhos são roque
Espaço Giullians

Por falar em chocolates, no roteiro do Vinho em São Roque você vai encontrar uma unidade da famosa Caracol Chocolates (de Gramado), nós somos fãs de todas as delícias oferecidas na loja e na cafeteria Caracol, veja AQUI.

Rota dos vinhos são roque
Caracol Chocolates São Roque

A Fazenda Angolana é um ótimo lugar no roteiro do vinho para ir com crianças, ela reúne restaurantes e diversas atrações como mini zoo, pedalinho, tirolesa, playground, personagens infantis, etc. Funciona de sexta a domingo e feriados. A entrada custa R$14 com atrações pagas a parte.

O Restaurante Itacolomy é conhecido no Roteiro do Vinho pelo bom custo benefício da comida caseira preparada no fogão a lenha e servida no buffet à preço único para comer à vontade.

Rota dos vinhos são roque
Vinícola Canguera

O Quintal das Alcachofras e a Alcachofra Bonsucesso, como o nome sugere, são restaurantes especializados nessa delícia típica. Também são ótimos lugares para quem deseja comprar Alcachofra em São Roque, disponível geralmente entre agosto e novembro, época da colheita;

Rota dos vinhos são roque
Alcachofra

Enfim, definitivamente o Roteiro do Vinho em São Roque é um passeio para ser saboreado com calma. Você pode até fazer um bate-volta, mas o melhor mesmo é se programar para ficar mais!

Rota dos vinhos são roque
Quinta do Olivardo

Rota dos vinhos são roque
Nós duas no famoso Roteiro do Vinho da nossa amada terra, São Roque

✓ Também temos dicas daCapital paulista e de Campos do Jordão

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTok e Twitter