São linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido horizontal?

As linhas imaginárias são os meridianos e paralelos do planeta Terra.


São linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido horizontal?

Linhas Imaginárias: paralelos e meridianos

O que são (definição)

São linhas, que não existem fisicamente (por isso são chamadas de imaginárias), que servem para fazer divisão cartográfica, facilitando a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, através das referências de latitude e longitude.

Os paralelos

São linhas imaginárias (formato de círculos) que cortam o globo terrestre (em sentido horizontal), paralelas a linha do Equador. A linha do Equador é o principal paralelo e serve de referência para os outros paralelos, cujas coordenadas geográficas são estabelecidas a partir dela. Portanto, a coordenada geográfica da linha do Equador é 0°.

Outros paralelos importantes: Círculo Polar Ártico (66°33N); Trópico de Câncer (23°27N); Trópico de Capricórnio (23°27S) e Circulo Polar Antártico (66°33S).

Os meridianos

São linhas imaginárias (semicírculos) que cortam a superfície terrestre nos paralelos, passando pelos polos Norte e Sul. Os meridianos servem para determinar os fusos horários.

O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich (próximo à cidade de Londres). Ele divide o globo terrestre em duas partes (oriental e ocidental) e serve de referência para as longitudes. O Meridiano de Greenwich tem como coordenada geográfica 0°.

Você sabia?

- O Trópico de Capricórnio passa pelo território brasileiro. Ele atravessa os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

- O Trópico de Capricórnio passa também pelo território de outros países da América do Sul: Argentina, Chile e Paraguai.

São linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido horizontal?

O Trópico de Capricórnio passa no território brasileiro nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.


atualizado em 25/09/2020




Você também pode gostar de:

Linhas Imaginárias Temas Relacionados
  • • Cartografia e Geodésia
  • • Coordenadas Geográficas do Brasil
  • • Geografia Física
  • • Planeta Terra e suas características
Bibliografia Indicada

Mapas da Geografia e Cartografia Temática

Autor: Martinelli, Marcello

Editora: Contexto

Fontes de referência do texto:

- VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006. 

- MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora FTD, 2003. 


Coordenadas Geográficas

Sistema de coordenadas geográficas: latitude e longitude

Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos. Um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos.

Dessa maneira, temos dois tipos de coordenadas geográficas:

Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador. O Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta em hemisférios Norte e Sul. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador.

Longitude: São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°. Assim, tal meridiano divide a Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). Foi a partir das longitudes que se criaram os fusos horários.

Todos os meridianos se encontram e se cruzam nos polos Norte e Sul.

Quais são as linhas imaginárias que cortam o planeta no sentido horizontal?

As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

São linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido horizontal e vertical?

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.

Qual o nome da linha imaginária que corta ao meio a Terra no sentido horizontal?

Trata-se, portanto, de círculos ou semicírculos que circundam a Terra nos sentidos norte-sul e leste-oeste. Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte.

Quais linhas imaginárias cortam a Terra?

Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico.