São pontos positivos do uso das TICs na educação?

Entender como a tecnologia pode ajudar na educação pode abrir muitas portas para um ensino com mais inclusão social, acesso e motivação dos alunos. 

Isso porque, inevitavelmente, a transformação digital levou o uso de ferramentas tecnológicas a um outro patamar. Para você ter uma ideia, o mercado de tecnologia no país cresceu 118% nos últimos dez anos. Isso prova que mais pessoas começaram a buscar ferramentas digitais como alternativas para simplificar a vida. 

Na educação, isso não é diferente. A pesquisa TIC Educação, lançada em 2019, mostrou que 76% dos professores já utiliza a internet como forma de desenvolver ou aprimorar seus conteúdos. Em compensação, 86% dos alunos utiliza o recurso para estudar. 

Quer saber como a tecnologia pode ajudar na educação, além de ser uma forma de complementar os estudos e enriquecer a produção de conteúdo EAD? Então continue a leitura deste artigo! 

Como a tecnologia pode ajudar na educação? 

Além da internet, que funciona quase como uma “personificação” da palavra “tecnologia” nos dias de hoje, há, ainda, alguns outros benefícios trazidos pela digitalização e pela adoção de ferramentas tecnológicas como aliadas da educação. 

A seguir, você confere algumas delas. 

1. Novos métodos de ensino

O modelo convencional de educação vem sendo constantemente questionado. O dinamismo do mundo atual faz com que muitas pessoas não se identifiquem com os formatos das aulas e tampouco com a rigidez do método de ensino tradicional. 

Diante de um mundo cada vez mais volátil, com pessoas cada vez mais ocupadas, mas ávidas por conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, apostar em metodologias de aprendizagem apoiadas na tecnologia se tornou mais do que uma necessidade. 

Quer ver um exemplo? A metodologia EAD ganhou espaço justamente nesse contexto. Com uma demanda por mais flexibilidade e modernidade no ensino, a educação a distância foi ganhando espaço, e hoje está crescendo no Brasil de forma impressionante. 

Em 2017, de acordo com Censo ABED, pela primeira vez o número de vagas oferecidas para a EAD superou o de vagas presenciais, e esse é apenas um exemplo que comprova a eficácia da tecnologia como aliada na educação. 

São pontos positivos do uso das TICs na educação?

2. Recursos interativos e gamificação

Outra resposta à pergunta “como a tecnologia pode ajudar na educação?” é: proporcionando recursos interativos e a possibilidade de ensinar de forma lúdica! 

Pode parecer bobagem ou coisa de criança, mas usar recursos interativos na aprendizagem tem resultados comprovados até mesmo em casos de treinamentos corporativos. 

A ABED realizou um estudo para mensurar a efetividade do uso de recursos interativos nos cursos superiores de Sistemas de Informação e Administração. E os resultados não nos deixam mentir: 59% dos alunos afirmaram que uso de ferramentas interativas ajudou no processo de aprendizagem, além de um considerável aumento nas notas das provas e avaliações dos cursos. 

Alguns dos recursos interativos que podem ser usados para entender como a tecnologia pode ajudar na educação são: 

  • webinars;
  • podcasts;
  • animações;
  • aplicativos;
  • infográficos.

E que tal aprender — literalmente — brincando? Esse é o objetivo da técnica de gamificação. Por meio do uso de alguns elementos que estimulam a competitividade e a construção de um percurso lúdico, a técnica ajuda na assimilação natural de conteúdos, tanto de cursos livres, quanto em universidades corporativas.

Um bom exemplo de gamificação pode ser aplicado, por exemplo, em processos de integração corporativa. Na medida em que conhece mais áreas da empresa, o colaborador avança casas em um tabuleiro e, ao fim, soma pontos referentes à quantidade de informações absorvidas. 

Aprenda um pouco mais sobre gamificação no vídeo abaixo: 

3. Mensuração de aproveitamento efetiva 

Você já parou para pensar em como a tecnologia pode ajudar na educação pós-ensino? Estamos falando da mensuração de resultados e aproveitamento de cursos. 

Um grande desafio para empresas e instituições de ensino que adotam metodologias convencionais é entender, de forma objetiva, o quanto daquele curso foi realmente absorvido pelo aluno. Muitas vezes, os processos de avaliação são falhos e não permitem um acompanhamento personalizado dos casos. 

A tecnologia também ajuda com isso! Por meio de uma ferramenta como a plataforma EAD, é possível gerir todo o percurso acadêmico dos alunos, acompanhando seu progresso e identificando possíveis desvios de aprendizado e questões sensíveis. 

A plataforma também permite a aplicação de questionários, provas e trabalhos de forma integrada ao conteúdo, e fornece relatórios completos sobre cada turma. 

4.Forma de ensino sólida e flexível

Por último, mas não menos importante, entender como a tecnologia pode ajudar na educação está intimamente ligado ao entendimento de uma nova forma de ensino, sólida, mas, ao mesmo tempo, flexível. 

Mas como isso é possível?

Nós explicamos! 

Um modelo educacional baseado na tecnologia, como a EAD, resiste a situações que colocariam em questão o andamento de um sistema de ensino presencial, como uma crise de saúde — como a crise do COVID-19, que exigiu o distanciamento social como medida preventiva, impedindo a continuidade das aulas presenciais em escala global. Isso torna o sistema de educação a distância extremamente sólido.

Em contrapartida, a autonomia dada aos alunos por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, faz com que haja também flexibilidade para o cumprimento do cronograma de acordo com a disponibilidade de cada um. 

Pontos positivos da tecnologia na educação 

Após a leitura dos tópicos acima, já deu para entender como a tecnologia pode ajudar na educação, certo? 

Mas tem mais! 

Além de ser uma importante aliada para tornar todas as questões acima possíveis, a tecnologia ainda traz uma série de pontos positivos para a jornada de aprendizagem. Quer ver alguns deles? 

  • torna as aulas aulas mais atrativas;
  • gera sintonia entre os novos hábitos de consumo e a educação;
  • tem custo-benefício vantajoso, já que tem alta escalabilidade;
  • aumenta a integração entre alunos e tutores com fóruns, chats etc.;
  • estimula o aprendizado contínuo por meio de métodos como o mobile learning. 

Ao entender como a tecnologia pode ajudar na educação, sua empresa de cursos livres ou instituição de ensino estará pronta para mergulhar de cabeça no futuro do processo de aprendizagem, pautado na autonomia, no aperfeiçoamento contínuo e no uso de ferramentas digitais para maior aproveitamento. 

Pensando nisso, se você quer levar seu curso EAD além com a ajuda de uma ferramenta totalmente preparada para a constante evolução tecnológica, você precisa conhecer a EAD plataforma e suas funcionalidades! Preencha o formulário e teste nossa solução por 7 dias!

  • Sobre
  • Últimos Posts

São pontos positivos do uso das TICs na educação?

Fundador da EAD Plataforma. É formado em Sistemas para Internet e trabalha com desenvolvimento de soluções para EAD desde 2009.

São pontos positivos do uso das TICs na educação?

Quais os pontos positivos e negativos da tecnologia na educação?

Pontos Positivos e Negativos em relação ao uso da Tecnologia no Processo de Ensino-Aprendizado.

Quais são as principais contribuições das TIC na educação?

Enfim, as relações de ensino associada às tics têm grande potencial dentro do processo de ensino aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento da educação tendo com ponto fundamental o desenvolvimento de habilidades, competências, bem como a formação cidadã e a construção do saber no ambiente escolar.