Quais são as placas tectônicas envolvidas na formação da Cordilheira dos Andes?

Ouça este artigo:

Segundo a definição encontrada no Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, cordilheira significa vasta cadeia de montanhas, produzida pelo orogenismo. Outra definição encontrada para a palavra é: conjunto de serras com disposição paralela.

Presentes em diversos lugares do mundo, as cordilheiras são formadas por grandes sistemas reunidos de montanhas. Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 2 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos. Entre as cordilheiras mais conhecidas em escala global estão a dos Alpes (Europa), Rochosas (América do Norte), dos Andes (América do Sul) e do Himalaia (Ásia).

O clima de certas áreas geográficas é altamente influenciado pelas montanhas que possue. Um exemplo disso são as precipitações de neve e de chuvas, que são causadas por cordilheiras. Este fenômeno ocorre da seguinte forma: quando uma grande corrente de vento vai na direção do mar, o vento com maior umidade desloca-se para cima e se resfria, formando o que é chamado de precipitação orográfica. Assim, a parte em que o ar encontra-se mais seco locomove-se para o lado do sotavento, que é o lado oposto ao qual o vento é soprado.

As cordilheiras também costumam afetar na temperatura, que é mais fria nas partes mais altas do relevo. Na altitude, além de haver quantidades menores de oxigênio, existe uma vegetação que é típica de locais altos, caracterizada por plantas rasteiras, arbustos baixos, além da presença de animais campestres.

Pela falta de oxigênio causada nas grandes altitudes, como a encontrada nas cidades localizadas na Cordilheira dos Andes, é comum que o povo masque folhas de coca com o propósito de suplantar a falta de oxigênio encontrada na região. Um exemplo de cidade onde esse hábito é bastante comum é La Paz, na Bolívia.

Na geologia, além das cordilheiras, existem as chamadas cordilheiras secundárias. Estas são um grupo de pequenas cordilheiras que formam uma principal, considerada sua mãe. A organização destes conjuntos de montanhas se dá em um sistema de topologia em árvore, que classifica as diversas ramificações de acordo com a sua complexidade.

Os Montes Apalaches ilustram bem essa organização, pois são pais de cordilheiras secundárias como a Cordilheira Blue e as Montanhas Brancas. Porém, as próprias Montanhas Brancas também possuem filhos como a Presidential Range e a Sandwich Range. Desta forma, essa classificação pode ser aplicada sucessivamente.

Entre as principais cordilheiras do mundo, destacam-se: Cordilheira do Atlas, Drakensberg, Hoggar (África), Cordilheira dos Andes, Apalaches, Montanhas Rochosas, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar (América), Altai, Alpes japoneses, Montanhas de Akaishi, Montanhas de Hida (Ásia), entre outras.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cordilheiras
http://www.infopedia.pt/$cadeias-montanhosas-intracontinentais

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geologia/cordilheira/

Qual foi o processo de formação da Cordilheira dos Andes?

A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.

Qual é a estrutura geológica da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário.

O que forma uma Cordilheira?

Presentes em diversos lugares do mundo, as cordilheiras são formadas por grandes sistemas reunidos de montanhas. … Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 2 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos.

Quais são as principais características das formações de relevo da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é uma formação geológica em forma de uma extensa região de cadeias montanhosas que se estendem ao longo da costa oeste da América do Sul. Caracteriza-se, além de suas elevadas altitudes, por ser a mais extensa cordilheira continental do mundo.

O que é a Cordilheira dos Andes Brainly?

Trata-se de uma conjunto contínuo de montanhas que margeiam quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul. Sua extensão cobre mais de 7000 km, sendo que a largura da cadeia varia de 200 a 700 km, além de alcançar um altitude que em média atinge cerca de 4000 m.

Em qual era ocorreu a formação dos dobramentos modernos?

Os dobramentos modernos fazem parte da composição das estruturas geológicas da Terra. … O início da formação das principais cadeias de montanhas da Terra não ocorreu antes de 250 milhões de anos atrás, durante o período terciário.

A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma data da do período Terciário.

Quais são os tipos de estruturas geológicas?

Podemos perceber, com a correta leitura do mapa, que existem três tipos principais de estruturas geológicas: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (clique nos nomes para conhecer detalhadamente cada uma dessas formas).

O que é cordilheiras em Geografia?

Cordilheira – assim como a Serra também representa uma cadeia de montanhas, mas sua área é bem mais extensa, justamente por contar com um número maior de montanhas envolvidas. São formadas, principalmente, a partir do choque entre duas placas tectônicas.

Tem cordilheira no Brasil?

A serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, pois é singular em sua forma e formação.

Qual é o relevo da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma data da do período Terciário.

Quais são as principais formas de relevo da América?

O relevo do continente americano apresenta quatro formações, são elas:

  • Planícies;
  • Depressões;
  • Planaltos;
  • Montanhas (ao Leste)
  • Cordilheiras (ao Oeste).

20 de mai. de 2021

Qual é o significado de Andes?

ANDES – SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

Em que era geológica ocorreu a formação das bacias sedimentares?

As bacias sedimentares, que estão em constante processo de renovação, podem ser consideradas como formações geológicas antigas (eras paleozoica e mesozoica) ou recentes (era cenozoica). …

Quais as placas tectônicas da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é a cadeia montanhosa mais extensa do mundo. Ela atravessa sete países na parcela oeste da América do Sul, situando-se na região do Círculo de Fogo. A Cordilheira dos Andes é a mais longa em extensão do mundo, além de abrigar o ponto culminante das Américas.

Quais placas tectônicas estão relacionadas à formação da Cordilheira dos Andes localizado na América do Sul?

A Cordilheira dos Andes foi formada no período terciário, cerca de 65 milhões de anos atrás, através do contato das placas tectônicas Sul-americana e do Pacífico. Lembre-se que o nome Cordilheira refere-se a um conjunto de montanhas.

Qual o nome das placas tectônicas que formam a Cordilheira do Himalaia?

A cordilheira surgiu da colisão do continente indo-australiano (a Austrália já fez parte da mesma massa continental indiana) com as placas tectônicas asiáticas, após a Índia se projetar para o norte e atingir a Ásia. Desta forma o continente indo-australiano foi pressionado para baixo do continente asiático.

Quando foi formada a Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revista "Science".