Quais medidas podem ser adotadas para reduzir o impacto ambiental das indústrias?

Quais medidas podem ser adotadas para reduzir o impacto ambiental das indústrias?

De redução da geração de resíduos sólidos até o tratamento correto dos efluentes, saiba como diminuir a poluição industrial

Nos últimos anos, a poluição industrial tem sido tema de inúmeras discussões em meio a necessidade emergencial de reduzir a quantidade de resíduos e poluentes gerados e descartados na natureza.

Para se ter ideia, somente no Brasil, existem mais de 300 mil indústrias, segundo a Pesquisa Industrial Anual Empresa.

Essas fábricas provocam diversos impactos ao meio ambiente, como contaminação das águas, devastação de florestas, poluição do ar, aquecimento global, alteração da fauna e da flora, desequilíbrio na cadeia alimentar e muitos outros.

Diante disso, um questionamento comum é: como as indústrias podem reduzir a emissão de poluentes? Confira a seguir!

Leia também: Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?

Conheça as principais ações para reduzir a poluição industrial

Diminua a geração de resíduos sólidos

Reduzir a geração de resíduos é um dos principais pontos para diminuir a poluição industrial e o impacto causado na natureza.

Nesse sentido, além de contribuir com o meio ambiente, essa redução de resíduos sólidos também ajuda na economia de custos, diminuição de riscos e acidentes, além de ser benéfico para a imagem da empresa perante ao mercado.

Invista em fontes de energia sustentável

Em seguida, também é importante que as indústrias invistam em fontes de energia sustentável, como a eólica e solar, que ainda ajudam essas fábricas a reduzirem os custos, já que o consumo de eletricidade no segmento, geralmente, é muito alto.

Reduza a produção de gases poluentes

Além da geração de resíduos sólidos e energia elétrica, também é necessário diminuir a produção de gases poluentes, por meio de filtros e outras soluções que auxiliem a reduzir os impactos causados na camada de ozônio.

Evite a utilização de papel

Atualmente, a utilização de papel já não é mais indispensável como antigamente e a tecnologia é uma opção mais eficiente, ágil e sustentável.

Além disso, também é possível investir em projetos de reflorestamento para otimizar a utilização de recursos naturais e compensar a emissão de CO2.

Realize o tratamento correto dos efluentes

Por fim e não menos importante, o tratamento dos efluentes é fundamental para evitar a contaminação do solo e dos rios, além de seguir as regulamentações ambientais.

Assim, também é necessário implementar práticas como água de reúso para atividades como limpeza dos espaços e maquinários da fábrica, por exemplo.

Você pode se interessar também por: 5 principais dúvidas sobre Licenciamento Ambiental

Como visto, a poluição industrial precisa ser tratada de maneira urgente e existem diversas possibilidades para que as fábricas atinjam suas metas de contribuição ao meio ambiente.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma organização reconhecida em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua indústria!

Quais medidas podem ser adotadas para reduzir o impacto ambiental das indústrias?

Vivemos a época industrial, onde o número de empresas cresce cada dia mais. Por isso, devemos parar para pensar e abordar um assunto muito importante que é a preservação do meio ambiente.

Com o grande número de indústrias no mundo todo, é enorme a quantidade de resíduos e poluentes gerados e descartados no meio ambiente. Medidas de prevenção devem ser tomadas por cada uma das indústrias de modo a diminuir o nível de poluição, danos causados aos rios, matas e ar.

Mas como conseguir reduzir a quantidade de poluentes gerados sem diminuir a capacidade de produção da indústria? Confira algumas medidas que podem fazer a diferença:

– Redução na geração de resíduos. Fator que ainda poderá ser muito benéfico para a própria indústria, auxiliando na redução de custo, imagem positiva vinculada à responsabilidade socioambiental, vantagem em relação aos concorrentes, redução de riscos de acidentes, entre outros;

– Investimento em fontes de energia sustentável como a energia eólica e a solar, as quais ainda auxiliarão a empresa a reduzir as contas de energia e trarão independência para a geração da própria energia;

– Redução na produção de gases poluentes através da instalação de uma espécie de filtro, diminuindo a contribuição para a destruição da camada de ozônio;

– A utilização do papel pode ser reduzida através do uso da tecnologia ou então ao menos compensada com parcerias em projetos de reflorestamento, auxiliando ainda na compensação da emissão de CO2;

– Realize o tratamento correto dos efluentes de sua indústria antes dele chegar à natureza, evitando a contaminação de rios e do solo. Além disso, ao fazer isso sua indústria estará dentro das normas ambientais;

– Através do tratamento ideal para a água industrial você poderá aproveitar da água de reúso para diversos processos como: limpeza do local e do maquinário, etapas do processo de produção e muito mais. A água de reúso irá ainda reduzir os custos, gerando economia sem deixar a eficiência de lado.

Além dessas, ainda há diversas outras medidas que a indústria pode tomar para cuidar e preservar o meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, podemos construir um mundo melhor.

Para isso, conte com a Multiagua e nossa equipe especializada para soluções completas e eficientes para o tratamento de seus efluentes e água de reúso.

O que pode ser feito para reduzir os impactos ambientais na indústria?

Para a empresa evitar o impacto ambiental de resíduos é necessário adotar medidas e planos de gerenciamento. Essas medidas visam minimizar a geração dos resíduos, orientando seu correto acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final.

O que as indústrias podem fazer para diminuir a poluição?

Podemos reduzir a poluição do ar de indústrias ou fábricas usando transporte público para viajar, aumentando a eficiência de equipamentos para consumir menos energia e optando pelo gás natural. Qualquer tipo de poluição do ar que tenha fontes de atividades industriais é conhecido como poluição do ar industrial.

Quais ações podem ser feitas para diminuir o impacto ambiental?

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:.
Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ... .
Usar sacolas retornáveis. ... .
Reduzir o uso de gasolina. ... .
Economizar água. ... .
Use menos energia..

Quais são os principais impactos ambientais causados pela indústria?

Quais são os principais impactos das indústrias no meio ambiente?.
Contaminação da água. ... .
Devastação de florestas. ... .
Poluição do ar. ... .
Aquecimento global. ... .
Alteração da fauna e flora. ... .
Desbalanço da cadeia alimentar. ... .
Identificar o tipo de resíduo gerado. ... .
Mapear a geração de resíduos por fonte geradora..