Quais os impactos que podem ser causados no meio ambiente pelo descarte indevido de smartphones?

30 de agosto de 2017

Hoje em dia estima-se que existam 168 milhões de celulares em uso, sim é isso mesmo! O grande número de aparelhos em circulação e o rápido avanço da tecnologia fazem com que a prática de descartar smartphones se torne cada vez mais comum. Todavia, na maioria das vezes, esse lixo eletrônico é descartado de forma inadequada, o que causa uma série de impactos ambientais. E descartar celular

Saiba que você pode ajudar a conservar o meio ambiente para que as gerações futuras também possam viver bem.

Neste post vamos mostrar alternativas para que você possa agir de forma mais sustentável quando chegar a tão esperada hora de trocar o seu aparelho celular.

Os impactos ambientais causados pelo descarte

Ao olhar um celular, na maioria das vezes, não temos noção da quantidade de materiais diferentes que o compõe — inclusive materiais nobres, como ouro e platina. Esses materiais acabam, na maioria das vezes, indo parar no lixo comum.

Conforme diagnóstico da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), o descarte inadequado de celulares pode prejudicar a vida humana e o meio ambiente, causando a poluição do solo e da água nos locais em que os aparelhos são depositados. Além disso, quando os celulares são incinerados, têm capacidade de emitir gases tóxicos à atmosfera.

Composição do aparelho celular

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), dos 118 elementos químicos contidos na tabela periódica, os celulares trazem 43 deles, tais como o mercúrio, o cádmio e o chumbo, que são conhecidos como “metais pesados” por serem extremamente tóxicos, tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente.

O celular também é constituído por carcaça, bateria, chip e placa de circuito impresso (PCI). A carcaça é constituída por polímeros plásticos, enquanto a PCI, considerada o “cérebro” do celular, tem em sua composição cerca de 24% de materiais cerâmicos - como a sílica, alumina, mica e titanato de bário -, 12,7% de polímeros e 63,3% de metais - como o chumbo, que é altamente nocivo.

De um modo geral os principais metais encontrados são: ferro, alumínio, estanho, tântalo, gálio, ouro, prata, cromo, zinco, cádmio, níquel, chumbo, cobre e mercúrio.

Quais os impactos que podem ser causados no meio ambiente pelo descarte indevido de smartphones?

Baterias

Existem três principais tipos:

Bateria níquel/cádmio: esse é o modelo de bateria mais antigo. Tem baixo custo e curto tempo de vida útil. Hoje em dia, caiu em desuso, já que não é tão eficiente e contém em sua composição cádmio, que é um metal pesado altamente tóxico.

Bateria hidreto metálico/óxido de níquel: possui menor potencial de poluição, é mais eficiente no armazenamento de energia e, por isso, demora mais a descarregar.

Bateria de íons lítio: tecnologia mais moderna, que é utilizada na maioria dos smartphones atuais.

Alternativas para evitar o descarte

Cansou do aparelho? Ele está ultrapassado? Com defeito? Seja qual for o motivo, existem alternativas que, pelo bem do nosso Planeta, devem ser consideradas ao descartar celular. Confira algumas:

  1. Analise bem a necessidade da troca, tenha certeza de que ela é realmente necessária;
  2. A bateria estragou? Caso seja removível, procure substituí-la, em vez de descartá-la completamente. E, se for o caso de descartar, faça isso com consciência e de maneira correta - veja abaixo;
  3. A tela trincou? Isso não é motivo para se desfazer do aparelho. Contrate uma assistência profissional para realizar a troca da sua tela. A empresa se encarregará de dar o descarte apropriado ao material danificado;
  4. Por último, antes de descartar um aparelho celular, considere doar. Tenha sempre em mente que existem pessoas que pode precisar daquilo que, para você, se tornou obsoleto.

Se for descartar celular, que seja da forma correta

Se nenhuma das alternativas se aplicar e for realmente necessário realizar o descarte, é preciso fazê-lo da forma correta. Existem empresas especializadas na reciclagem desse tipo de lixo, então:

  • Procure as revendedoras da sua operadora, pois elas devolverão a bateria às empresas fabricantes, sendo descartadas de forma segura;
  • É possível conferir a lista fornecida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que destaca as principais empresas de celulares e onde os aparelhos de determinadas marcas devem ser descartados;
  • Por último, a ONG Lixo Eletrônico também disponibiliza aos usuários uma lista de locais onde é possível realizar a doação de artigos para a reciclagem dos resíduos eletrônicos.

Agora você conhece melhor as alternativas sobre como descartar celular da maneira correta — se for realmente o caso — e ajudar o planeta.

Precisa de uma assistência técnica para seu celular? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.

Quais são os impactos que os smartphones podem causar ao meio ambiente?

Dentre os diversos recursos extraídos do meio ambiente para a produção de um smartphone, destacam-se minerais como lítio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina, o que intensifica a pegada global em 18 m² de solo, 12.760 l de água e 16 kg de emissões de carbono.

Quais são os impactos do descarte incorreto dos smartphones?

Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

Quais os principais impactos ambientais do uso e desuso dos celulares?

Os impactos ambientais causados pelo descarte Conforme diagnóstico da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), o descarte inadequado de celulares pode prejudicar a vida humana e o meio ambiente, causando a poluição do solo e da água nos locais em que os aparelhos são depositados.

Quais os problemas causados pelo lixo eletrônico no meio ambiente?

Por serem feitos com alta tecnologia, esses resíduos podem conter substâncias tóxicas e metais pesados, como o chumbo, mercúrio, cromo e cádmio por exemplo, capazes de contaminar o solo, a água e os alimentos – impactando tanto o ambiente quanto a saúde humana.