Sobre os níveis de Biossegurança em laboratório biológicos, assinale a alternativa correta

  1. Questões de Concurso
  2. Questões da Prova

limpar filtros

60 Questões de concurso encontradas

60 resultados

Página 9 de 12

Sobre os Níveis de Biossegurança em laboratório biológicos, assinale a alternativa correta.

(a)

O nível de Biossegurança 4, ou laboratório de contenção máxima, destina-se à manipulação de microrganismos da classe de risco 4, onde há o mais alto nível de contenção, além de representar uma unidade geográfica e funcionalmente independente de outras áreas. Esses laboratórios requerem, além dos requisitos físicos e operacionais dos níveis de contenção 1, 2 e 3, barreiras de contenção (instalações, desenho equipamentos de proteção), procedimentos especiais de segurança.

(b)

O nível de Biossegurança 5, é o nível de contenção laboratorial que se aplica aos laboratórios de ensino básico, onde são manipulados os microrganismos pertencentes a classe de risco 5. Não é requerida nenhuma característica de desenho, além de um bom planejamento espacial e funcional e a adoção de boas práticas laboratoriais.

(c)

O nível de Biossegurança 2, é o nível de contenção laboratorial que se aplica aos laboratórios de ensino básico, onde são manipulados os microrganismos pertencentes a classe de risco 2. Não é requerida nenhuma característica de desenho, além de um bom planejamento espacial e funcional e a adoção de boas práticas laboratoriais.

(d)

O nível de Biossegurança 3 diz respeito ao laboratório em contenção, onde são manipulados microrganismos da classe de risco 6. Este nível se aplica aos laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico, sendo necessário, além da adoção das boas práticas, o uso de barreiras físicas primárias (cabine de segurança biológica e equipamentos de proteção individual) e secundárias (desenho e organização do laboratório).

(e)

O nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 8 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 9. Para este nível de contenção, são requeridos, além das barreiras físicas primárias, desenho e construção laboratoriais especiais. Deve ser mantido controle rígido quanto a operação, inspeção e manutenção das instalações e equipamentos e o pessoal técnico deve receber treinamento específico sobre procedimentos de segurança para a manipulação destes microrganismos.

Os profissionais que manipulam substâncias químicas (drogas oncogênicas, antibióticos, hormônios, esteróides, etc.) devem sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) como medida de proteção. Nestes casos, os EPI utilizados são:

(a)

jaleco de algodão, gorro, luvas, jaleco e sapatilhas descartáveis, máscaras contra gases e máscara contra pó.

(b)

apenas jaleco e máscara descartáveis.

(c)

jaleco de algodão, jaleco, gorro, sapatilhas descartáveis, máscaras contra gases e dosímetro.

(d)

apenas jalecos, máscaras e sapatilhas, descartáveis.

(e)

jaleco, gorro, luvas, máscara e sapatilhas descartáveis, máscaras contra gases e máscara contra pó.

Um pesquisador está elaborarando um projeto de pesquisa que envolve a obtenção de amostras de material genético dos espécimes coletados de forma a investigar a filogenia de um grupo taxonômico de interesse. Para esse fim, o pesquisador necessitará:

Em relação à coleta de material botânico, fúngico, ou microbiológico, a instrução normativa (IN) 154 do MCT indica que:

No SISBIO (Sistema de Autorização e Informação em biodiversidade), o pesquisador estrangeiro poderá obter, como titular, uma licença permanente de coleta se e apenas se:

Os laboratórios clínicos, para análises de qualidade da água assim como possíveis patógenos, são classificados em 4 níveis de biossegurança (ou contenção) NB1, NB2, NB3 e NB4. Os níveis são designados pelo grau de proteção proporcionado ao pessoal do laboratório, meio ambiente e à comunidade. Da mesma forma, os organismos são classificados segundo seu potencial patogênico.

Assinale a opção que indica um organismo da Classe de Risco 3 (NB3).

  • A Leishmania.

  • B Lactobacillus.

  • C Staphylococcus.

  • D Plasmodium.

  • E Vírus de febres hemorrágicas.

Os laboratórios constituem-se em uma das partes mais importantes dos estabelecimentos de ensino, dos institutos de pesquisa e das indústrias. Pelos tipos de trabalho que neles são desenvolvidos, são incontáveis os riscos de acidentes causados por exposição a agentes tóxicos e(ou) a corrosivos: queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos. Desse modo, todos os requisitos de segurança devem ser incluídos já na montagem do laboratório e mesmo pequenos detalhes devem ser previstos no projeto inicial.

Internet:<www2.iq.usp.br> (com adaptações).

Com relação à segurança e às boas práticas relacionadas aos laboratórios de uma instituição de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A A atividade de estocagem e o manuseio de materiais apresentam baixo risco de acidentes.

  • B Estudantes ou professores que utilizem óculos de grau devem ser dispensados do uso dos óculos de segurança.

  • C A ingestão de alimentos e bebidas pode ser considerada atitude adequada para um ambiente laboratorial.

  • D Para se trabalhar com fontes de calor, é aconselhável o uso de luvas revestidas de amianto.

  • E Para que as normas de segurança sejam atendidas, substâncias oxidantes devem ser armazenadas próximas a líquidos voláteis ou inflamáveis.

Os produtos químicos, devido às suas propriedades, muitas vezes desconhecidas por não especialistas, podem reagir entre si de modo violento, resultando, por exemplo, em uma explosão, ou podendo produzir gases altamente tóxicos ou inflamáveis. Por essa razão, toda e qualquer atividade que necessite de transporte, armazenamento, utilização (manuseio) ou descarte deve ser executada de tal maneira que as substâncias não entrem acidentalmente em contato com outras que lhes são incompatíveis.

Internet:<www.infoescola.com> (com adaptações).

No que diz respeito ao transporte e ao armazenamento de produtos químicos, assinale a alternativa correta.

  • A Compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, e bases devem ser armazenados, preferencialmente, na parte superior de uma bancada ou de um armário.

  • B Alguns reagentes líquidos, geralmente solventes, são inflamáveis, requerendo o seu armazenamento em baixas temperaturas, de preferência em refrigeradores à prova de explosão.

  • C O armazenamento de produtos químicos deve ocorrer, preferencialmente, no interior do próprio laboratório de ensino ou de pesquisa.

  • D O transporte de frascos de produtos químicos deve ser feito com critério. O transporte, principalmente de grandes frascos, deve ocorrer em contato com o corpo do operador, que pode ser um técnico, um estudante ou até mesmo um professor.

  • E Produtos químicos de laboratório podem ser armazenados em contato direto com o solo.

Durante a execução de um experimento em uma câmara de fluxo laminar previamente esterilizada, um técnico de laboratório derrubou um frasco que continha uma solução estéril.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a atitude ética que o técnico deverá adotar. 

  • A Ele deve rapidamente tentar recolocar a solução no frasco e continuar o trabalho.

  • B Ele deve aspirar a amostra e, para não perder tempo, preparar outra solução não estéril para o experimento.

  • C Ele deve evitar comentar sobre o ocorrido com pessoas que estejam no laboratório e continuar trabalhando.

  • D Ele deve comunicar o ocorrido ao chefe responsável, informando, inclusive, que a solução era estéril.

  • E Ele deve recolocar a solução no frasco e, em seguida, inserir 1 mL de álcool a 70% para esterilizar a solução.

Acerca da organização de um laboratório de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A A disposição de equipamentos laboratoriais não é importante para realização de experimentos.

  • B Os dispositivos e equipamentos de segurança só podem ser utilizados na presença de três técnicos laboratoriais.

  • C O descarte no esgoto dos resíduos tóxicos produzidos deve ser imediato.

  • D O técnico deve fazer compatibilização dos materiais e reagentes presentes no ambiente.

  • E A manipulação de compostos tóxicos voláteis pode ser realizada fora do ambiente de proteção.

Quais são os 4 níveis de biossegurança?

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório.

Quanto à biossegurança Assinale a alternativa correta?

Sobre a biossegurança a alternativa correta é a d. Os princípios de biossegurança se aplicam às práticas relacionadas aos organismos geneticamente modificados e a células-tronco embrionárias.

O que é nível de biossegurança 4?

O nível de Biossegurança 4 é indicado para o trabalho que envolva agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial relevado de transmissão por aerossóis, classificados como microrganismos da classe de risco 4.

Qual é a classificação do laboratório de Nível 1 de biossegurança?

Nível 1 de biossegurança (NB-1) É determinado para a manipulação de agentes da classe de risco 1, ou seja, microrganismos que têm baixa probabilidade de provocar doenças em seres humanos sadios ou animais. Logo na porta, é recomendado afixar um aviso de risco biológico.