Tem 3 meses que parei de tomar anticoncepcional posso engravidar?

Tenho 19 anos e parei de tomar anticoncepcional há dois anos, mas não consigo engravidar. O que pode ser?

Existe um mito de que o uso constante do anticoncepcional leva à infertilidade. Mas não há comprovação científica. Se a mulher para de tomar a pílula, ela já poderia engravidar no próximo ciclo menstrual. Por outro lado, o que o anticoncepcional pode fazer é ocultar alguma doença, já que é capaz de "mascarar" os sintomas de enfermidades como a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos.

Relacionadas

Já alguns anticoncepcionais injetáveis podem deixar o endométrio (camada interna do útero que recebe a gestação) muito fino. Esse efeito pode atrapalhar a implantação do embrião por um período mais prolongado, em alguns casos, até um ano.

São diversos os fatores que podem levar à infertilidade feminina. Entre eles estão: endometriose, distúrbios hormonais ou na ovulação, modificações na anatomia das trompas, entre outros. Mas é importante alertar que a dificuldade em engravidar pode estar em seu parceiro por conta da quantidade ou modificações na qualidade dos espermatozoides, por exemplo. Por isso, é necessário que o casal faça exames a fim de identificar o problema.

Os testes de fertilidade são elaborados de acordo com a história clínica e o exame físico do homem e da mulher. Mas, de uma forma geral, todo casal precisa realizar o espermograma, avaliação da reserva ovariana, ultrassonografia transvaginal e demais exames que o ginecologista e o urologista acharem convenientes.

O tratamento será direcionado de acordo com o diagnóstico de cada casal. Então, para começar, podem ocorrer ajustes na alimentação, peso corporal e estilo de vida. Esses três pontos são muito importantes para melhorar a fertilidade e aumentar as taxas de sucesso nos tratamentos. Caso o bebê não venha por vias naturais, podem ser indicadas terapias como indução da ovulação com o uso de medicamentos, inseminação intrauterina ou fertilização in vitro.

Fontes: Marcelo Gondim, professor de ginecologia do curso de medicina da Unifor (Universidade de Fortaleza) e médico assistente da MEAC-UFC (Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará); Mychelle Torres, ginecologista e especialista em reprodução humana da MEJC-UFRN (Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), que faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Wiler Costa, ginecologista e obstetra da Clínica Liliane Oppernmann, em São Paulo.

Tem 3 meses que parei de tomar anticoncepcional posso engravidar?

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para . Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Desenvolvidas na década de 60, as pílulas anticoncepcionais são dosagens hormonais que o corpo feminino deve receber logo após a menstruação para inibir a gravidez. O medicamento é composto por dois hormônios, progesterona e estrógeno, ambos capazes de bloquear a ovulação e não tirar a fertilidade da mulher, como muitos ainda pensavam.

Portanto, como ela não tira a fertilidade das mulheres, muitas têm dúvidas em relação ao tempo que se leva para engravidar após interromper o uso da pílula anticoncepcional. Mas como cada organismo funciona de maneira diferente, o corpo de algumas mulheres pode levar algum tempo para se acostumar, pois o organismo precisa entender que não está mais sob nenhum efeito hormonal ao qual estava habituado, o que pode dificultar uma gravidez.

Ao fazer a interrupção da pílula, o corpo começa a se preparar para a ovulação novamente. Os hormônios que antes eram da pílula não estão mais presentes, e o corpo precisa começar a produzi-los sozinho. Quando esse processo se inicia – o que normalmente pode levar de dois a três meses – a ovulação e a menstruação devem voltar ao normal.

Porém, alguns médicos afirmam que o prazo normal para engravidar após suspender o uso do medicamento, é de até seis meses. Esse tempo pode variar muito de mulher para mulher, ou seja, dependendo do organismo é possível engravidar no primeiro mês de suspensão. Já em outros casos, o corpo ainda retém certos hormônios do medicamento, fazendo com que demore um pouco mais para normalizar e a gravidez pode não ser imediata.

Todo esse processo depende do tempo que organismo leva para eliminar os resíduos do anticoncepcional e principalmente da dosagem que havia no medicamento, os mais fracos são eliminados mais rapidamente, por exemplo.

E se eu não conseguir engravidar?

A gravidez pode acontecer normalmente em até um ano após a interrupção do uso da pílula anticoncepcional. Se após esse período não obtiver sucesso, é necessário procurar uma avaliação médica conjunta. O homem e a mulher deverão fazer exames com urologista e ginecologista para verificar se há infertilidade de algum dos dois. Se nenhum problema for diagnosticado o casal será orientado pelo seu médico qual o melhor caminho a seguir.


Tem 3 meses que parei de tomar anticoncepcional posso engravidar?

Quanto tempo leva para engravidar depois que parar de tomar o anticoncepcional?

Porém, alguns médicos afirmam que o prazo normal para engravidar após suspender o uso do medicamento, é de até seis meses. Esse tempo pode variar muito de mulher para mulher, ou seja, dependendo do organismo é possível engravidar no primeiro mês de suspensão.

Estou a 6 meses sem tomar anticoncepcional e não engravido?

A depender da sua idade, o fato de você não ter engravidado após 6 meses de tentativas pode ser normal. Após 1 ano de tentativas de gravidez, você tem o diagnóstico de infertilidade.