Tem maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão dentro de qual grupo taxonômico *?

Imagine todos os seres vivos do planeta, tanto animais como vegetais. Agora, tente pensar em uma denominação para cada um deles, de forma que seus nomes os agrupe conforme suas características em comum. Difícil, não é? Mas é exatamente isso que um ramo da biologia faz. Existem pessoas que trabalham apenas para identificar e nomear espécies - os botânicos (no caso das plantas) e os zoólogos (no caso dos animais) e são chamados sistematas.

É muito importante para a ciência que todos os seres vivos sejam identificados, ou não seria possível estudá-los. A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum. Como num jogo de encaixar, cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada divisão as similaridades ficam cada vez mais acentuadas.

Por exemplo, no reino animal estão todos os animais. Nele, há diversos subgrupos que unem os animais que têm mais coisas em comum, como o dos mamíferos, que engloba apenas animais que mamam. A partir daí, há mais subgrupos, como os que são gerados em placenta (placentários) e que são a maioria, ou os que colocam ovos - esse é o caso dos ornitorrincos.

Ordem decrescente

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie. No caso do grupo "classe", encontra-se a superclasse (que fica um grau acima da classe) e a infraclasse (que fica um grau abaixo da classe). Da mesma maneira ocorre com o grupo da ordem: existe a superordem e a infraordem. No grupo de espécies, encontra-se a subespécie.

Essas subdivisões são muito comuns no caso dos insetos. A razão disso, está muitas vezes ligada à peculiaridades como número de articulações nas antenas - é o caso de uma espécie de besouro. Estudiosos descobriram que uma espécie de besouro tem alguns indivíduos com número maior de articulações nas antenas. E estes apenas se reproduziam com os seus iguais. Então, esses besouros foram classificados em uma subespécie.

O mesmo acontece com os cães. Geneticamente, são idênticos aos lobos (Cannis lupus). Mas apresentam diversas diferenças quanto a tamanho e forma. Assim, são classificados como uma subespécie dos lobos: são os Cannis (gênero) lupus (espécie) familiaris (subespécie).
Ao usar o ser humano como exemplo, veja uma classificação taxonômica completa:

  • Reino: Animalia (o homem é um animal, e nesse grupo estão todos os animais).
  • Filo: Chordata (possui notocorda - formação da coluna vertebral - no seu desenvolvimento embrionário, e aqui estão todos os vertebrados).
  • Classe: Mammalia (seu filhos mamam, e nessa classe estão todos os mamíferos)
  • Infraclasse: Placentalia (é um mamífero cuja fêmea possui placenta - mamíferos que não possuem placenta pertencem a outra infraclasse)
  • Ordem: Primata
  • Família: Hominidae (dentro desse grupo estão as subfamílias Gorilla (gorilas), Pan (chimpanzés), Ardipithecus (extinto), Australopithecus (extinto) , Pierolapithecus (extinto), Sahelanthropus (extinto), Paranthropus (extinto), Kenyanthropus (extinto), Orrorin (extinto), Homininae (seres humanos).
  • Subfamília: Homininae
  • Gênero: Homo.

Na verdade, o gênero Homo contém diversas espécies, porém, com exceção do sapiens, todas estão extintas. São elas : Homo antecessor, Homo rhodesiensis, Homo rudolfensis, Homo habilis, Homo cepranensis, Homo ergaster, Homo erectus, Homo floresiensis, Homo georgicus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis, Homo sapiens.

  • Espécie: Homo sapiens.


Conforme os grupos se subdividem de acordo com as características compartilhadas, o número de animais enquadrados diminui. Ao mesmo tempo, estes apresentam cada vez mais características em comum.

Cada grupo de classificação é chamado de táxon - de onde vem o nome taxonomia. Esse sistema de classificação permite que os seres vivos sejam agrupados conforme o seu grau de parentesco e permite compreender melhor a evolução da vida na Terra.

Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!

Table of Contents Show

  • Em quais grupos podem ser divididos os seres vivos coloque na ordem do maior para o menor?
  • O que é ordem na classificação dos seres vivos?
  • O que é gênero botânico?
  • Em quais grupos podem ser divididos os seres vivos coloque na ordem do maior para o menor?
  • O que é ordem na classificação dos seres vivos?
  • O que é gênero botânico?

Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão dentro do seguinte grupo taxonômico: Divisão. Família. Classe. Tem maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas: (a) classe. (b) divisão. (c) família. (d) gênero. A ordem do maior ao menor grau de parentesco é: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Observe que, se dois organismos pertencem à mesma classe, obrigatoriamente pertencem ao mesmo filo e reino. Entretanto podem ser de ordens (ou espécies) diferentes. As categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Elas são consecutivas, e a cada categoria os organismos vão se especificando mais, portanto o grupo que possui os organismos mais relacionados é o gênero, alternativa c). ( ) Quanto menor o parentesco entre dois seres vivos, menor é o número de níveis de classificação que eles compartilham. ( ) O sabiá e a pomba, por serem duas aves, compartilharam os níveis de classificação até o nível de gênero. ... Possuem o mesmo gênero. Ordem , pois um conjunto de ordens faz uma classe. Já o chimpanzé e o homem são mais próximos entre si do que do gorila. Em termos evolutivos, a linha ancestral que originou os gorilas se separou dos dois outros. Chimpanzé e homem tiveram um ancestral comum. “O primata mais próximo do ser humano é o chimpanzé, que tem 98% do DNA em comum”, esclarece Marta. Dois organismos que pertencem ao mesmo Gênero, pertencem necessariamente à mesma Espécie. D O epíteto específico deve iniciar sempre com letra maiúscula. Todo nome científico deve ser binomial, sendo a primeira palavra usada para identificar a espécie e a segunda para denominar o gênero. Explicação: Antes de Filo vem Reino e antes de Reino vem Domínio. sendo assim seres que pertencem ao mesmo Filo, pertencem ao mesmo Reino. Espécie é definido como um conjunto de indivíduos muito semelhantes, capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis, isto é, que também sejam capazes de se reproduzir. Os seres humanos, independente de seu país, continente e raça, pertencem à mesma espécie. Resposta: Panthera Leo pelo fato de ser uma espécie. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Categorias taxonômicas

  • Reino: a maior das categorias, é constituída por um conjunto de filos;
  • Filo: constituído por um conjunto de classes;
  • Classe: constituída por um conjunto de ordens;
  • Ordem: constituída por um conjunto de famílias;
  • Família: constituída por um conjunto de gêneros;

Em quais grupos podem ser divididos os seres vivos coloque na ordem do maior para o menor?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.

O que é ordem na classificação dos seres vivos?

Ordem (latim: ordo, plural ordines) é um taxon de alto nível hierárquico utilizado no sistema de classificação científica dos seres vivos para agrupar famílias constituídas por espécies que apresentam entre si um elevado grau de semelhança morfofuncional.

O que é gênero botânico?

No sistema de nomenclatura binomial utilizado na biologia, o nome de um organismo é composto por duas partes: o seu género (escrito sempre com maiúscula), e o modificador específico (também conhecido como o epíteto específico).

328 Apostila de BIOLOGIA – Professor Ismael Sistemática, Taxonomia e Zoologia 329 Apostila BIOLOGIA – Professor Ismael Sistemática e Zoologia Unidade I – Classificação dos Seres Vivos: Cap. 1 – Classificação Biológica: 1 – Introdução: Até os dias atuais, os pesquisadores já descreveram mais de 2 milhões de espécies de seres vivos, número que tende a continuar subindo, e para facilitar o estudo dessa grande variedade, os seres humanos passou a separá-los em diferentes grupos já nos tempos mais remotos. Por exemplo, os homens primitivos já separavam os seres em animais, vegetais e minerais, comestíveis e não comestíveis etc.  Classificar é uma característica inerente aos seres humanos, como por exemplo: o Arquivos em uma escola separados em ordem alfabética; o Coleção de figurinhas e cartões telefônicos; o Livros em uma biblioteca; O ramo da Biologia que se dedica a classificar e a dar nomes aos seres vivos é a TAXONOMIA e a área que estuda a biodiversidade e busca compreender a origem e o parentesco evolutivo é a SISTEMÁTICA. A taxonomia organiza os seres vivos em categorias hierárquicas ou táxons, onde táxons menores estão incluídos em táxons maiores. 2 – O Sistema de Lineu – Sistema Binomial: Recebe esse nome, pois o nome da espécie é constituído de duas palavras e essa proposta foi elaborada pelo naturalista sueco Carollus Linnaeus (1707-1778), sendo usada até hoje. Esse sistema apresenta regras que devem ser seguidas em todo o mundo a fim de facilitar a comunicação entre pesquisadores de diversos países. As regras são: o O primeiro nome é o _________________ e deve ser escrito com inicial maiúscula. o O segundo é o __________________________ devendo ser escrito com inicial minúscula. A taxonomia pode ser comparada a um arquivo bem organizado de informações sobre os seres vivos. Imagine que cada documento desse arquivo contenha os dados sobre uma espécie de organismo e que documentos semelhantes poderiam ser reunidos em uma pasta, que representaria um gênero. Na pasta referente ao gênero Canis, por exemplo, estariam as espécies C. lupus, C. familiaris e C. latrans. Pastas de gêneros semelhantes seriam reunidas em gavetas de um armário; as gavetas corresponderiam às famílias e os armários às ordens. Todos os armários em uma sala pertenceriam à mesma classe e salas de classes semelhantes corresponderiam ao mesmo filo. 330 o Todo o nome da espécie deve ser grafado destacado em itálico ou sublinhado e o idioma utilizado é o latim. o O epíteto específico nunca deve ser escrito sozinho. o O gênero pode vir sozinho quando se refere a um grupo de diferentes espécies que o compõe. Exemplos: Musa cavendishii (banana nanica) e M. paradisiaca (banana prata e banana maçã) Canis familiaris (cão doméstico) e C. lupus (lobo europeu) Phaseolus communis (feijão comum)  Categorias Taxonômicas: As principais categorias taxonômicas ou táxons atuais, são em ordem decrescente: REINO → FILO ou DIVISÃO → CLASSE → ORDEM → FAMÍLIA → GÊNERO → ESPÉCIE Em alguns casos há variações dessas categorias utilizando os prefixos “super” e “sub” como superordens, subgêneros, entre outros. Também a fim de facilitar a compreensão, algumas categorias devem utilizar terminações determinadas. Por exemplo, para a categoria família em zoologia a desinência recomendada é IDAE (Felidae, Canidae, Hominidae, etc.) e para os botânicos, família possui como terminação ACEAE (Orchidaceae, Bromeliaceae, Poaceae, etc.) e ordem à terminação ALES (Bromeliales, Rosales, etc.).  Conceito de espécie: Conceito biológico: ________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Conceito filogenético: ______________________________________________________ ____________________________________________________________________ 3 – Árvores Filogenéticas: As árvores filogenéticas ou cladrogramas são representações gráficas em forma de árvores, onde os táxons são posicionados em ordem filogenética, ou seja, ordenados de acordo com suas relações de parentesco. As árvores filogenéticas são confeccionadas a partir de uma matriz contendo os dados disponíveis (morfológicos, químicos ou genéticos) sobre os táxons estudados. Estes dados são comparados, e os táxons agrupados pelas semelhanças e diferenças entre si em clados. Abaixo, estão alguns exemplos de árvores filogenéticas. 331 4 – Os Reinos dos Seres Vivos: Reino é a categoria mais geral de classificação e até o final do século XIX os biólogos agrupavam todos os seres vivos em dois grandes reinos – ANIMAL e VEGETAL. Em 1899, o biólogo alemão Ernst Haeckel propôs a criação de dois novos reinos – PROTISTA e MONERA onde seriam incluídos os protozoários e as bactérias. Os fungos e as algas ainda continuariam no reino vegetal ou METAPHITA. Somente em 1969 seria proposto por Wittacker a criação de um novo reino que incluísse somente os fungos – FUNGI. O sistema utilizado hoje é o de cinco reinos, apesar de ainda ser bastante polêmico. Baseia-se principalmente nas características quanto ao número de células (uni ou pluricelulares), quanto ao tipo de célula (procarióticas ou eucarióticas) e quanto ao tipo de nutrição (autotróficos ou heterotróficos).  Reino Monera: _____________________________________________________________ __________________________________________________________________________  Reino Protoctista: __________________________________________________________ __________________________________________________________________________  Reino Fungi: ______________________________________________________________ 332 __________________________________________________________________________  Reino Metaphita ou Plantae: ___________________________________________________ __________________________________________________________________________  Reino Metazoa ou Animalia: ___________________________________________________ __________________________________________________________________________ Obs.: 1. Os vírus não estão incluídos em nenhum reino pois não são constituídos de células, característica geral dos demais seres vivos. Eles são extremamente simples, compostos de um ácido nucléico (DNA ou RNA) envolvidos por uma cápsula protéica, sendo parasitas intracelulares obrigatórios. 2. Algumas classificações atuais propõem um sistema em que os reinos estão incluídos em três domínios: Archaea, Bacteria e Eucariota.  Testes de Múltipla Escolha: 1. (UEPG-PR) São representantes do reino Monera: a) Fungos, algas e bactérias. d) Vírus e bactérias. b) Bactérias e algas azuis. e) Todos os organismos celulares c) Protozoários e as bactérias.. 2. (UFMT) Observando um ser vivo, encontramos a seguinte descrição: “a célula não possui carioteca e nem qualquer organela membranosa, sendo fotossintetizante e clorofilada”. Pela descrição acima, podemos afirmar que se trata de um(a): a) Alga unicelular eucarionte. d) Cianofícea. b) Fungo. e) Platelminto. c) Molusco. 3. (UFBA) Dois animais que pertencem à mesma ordem devem pertencer, necessariamente: a) À mesma espécie. d) À mesma subordem. b) Ao mesmo gênero. e) À mesma família. c) À mesma classe. 4. Qual das alternativas abaixo traz escrito corretamente o nome científico de uma espécie? a) Hydra viridis (um cnidário). c) lacerta Viridis (réptil). b) Felis Leo (leão). d) Ursus maritimus (urso polar). 5. Espera-se encontrar maior grau de semelhança entre organismos pertencentes a um (a) mesmo (a):

Bernardo Ferreira está aguardando sua ajuda.

Você pode estar interessado em

Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão dentro do seguinte grupo taxonômico: Divisão. Família. Classe. Tem maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas: (a) classe. (b) divisão. (c) família. (d) gênero. A ordem do maior ao menor grau de parentesco é: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Observe que, se dois organismos pertencem à mesma classe, obrigatoriamente pertencem ao mesmo filo e reino. Entretanto podem ser de ordens (ou espécies) diferentes. As categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Elas são consecutivas, e a cada categoria os organismos vão se especificando mais, portanto o grupo que possui os organismos mais relacionados é o gênero, alternativa c). ( ) Quanto menor o parentesco entre dois seres vivos, menor é o número de níveis de classificação que eles compartilham. ( ) O sabiá e a pomba, por serem duas aves, compartilharam os níveis de classificação até o nível de gênero. ... Possuem o mesmo gênero. Ordem , pois um conjunto de ordens faz uma classe. Já o chimpanzé e o homem são mais próximos entre si do que do gorila. Em termos evolutivos, a linha ancestral que originou os gorilas se separou dos dois outros. Chimpanzé e homem tiveram um ancestral comum. “O primata mais próximo do ser humano é o chimpanzé, que tem 98% do DNA em comum”, esclarece Marta. Dois organismos que pertencem ao mesmo Gênero, pertencem necessariamente à mesma Espécie. D O epíteto específico deve iniciar sempre com letra maiúscula. Todo nome científico deve ser binomial, sendo a primeira palavra usada para identificar a espécie e a segunda para denominar o gênero. Explicação: Antes de Filo vem Reino e antes de Reino vem Domínio. sendo assim seres que pertencem ao mesmo Filo, pertencem ao mesmo Reino. Espécie é definido como um conjunto de indivíduos muito semelhantes, capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis, isto é, que também sejam capazes de se reproduzir. Os seres humanos, independente de seu país, continente e raça, pertencem à mesma espécie. Resposta: Panthera Leo pelo fato de ser uma espécie. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Categorias taxonômicas

  • Reino: a maior das categorias, é constituída por um conjunto de filos;
  • Filo: constituído por um conjunto de classes;
  • Classe: constituída por um conjunto de ordens;
  • Ordem: constituída por um conjunto de famílias;
  • Família: constituída por um conjunto de gêneros;

Em quais grupos podem ser divididos os seres vivos coloque na ordem do maior para o menor?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.

O que é ordem na classificação dos seres vivos?

Ordem (latim: ordo, plural ordines) é um taxon de alto nível hierárquico utilizado no sistema de classificação científica dos seres vivos para agrupar famílias constituídas por espécies que apresentam entre si um elevado grau de semelhança morfofuncional.

O que é gênero botânico?

No sistema de nomenclatura binomial utilizado na biologia, o nome de um organismo é composto por duas partes: o seu género (escrito sempre com maiúscula), e o modificador específico (também conhecido como o epíteto específico).

Qual categoria taxonômica apresenta o maior grau de semelhança entre si?

O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes. Os filos, por sua vez, agrupam classes semelhantes, as quais agrupam ordens semelhantes, que agrupam famílias, que agrupam gêneros semelhantes.

Tem maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão dentro dos seguintes grupos taxonômicos?

4) Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados em uma das seguintes categorias taxonômicas: D gênero.

Qual o grupo da classificação dos seres vivos têm maior grau de parentesco?

A ordem do maior ao menor grau de parentesco é: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

Quais os Taxons na ordem do menos semelhante ao mais semelhante?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.