Qual a maior dificuldade dos idosos na natação?

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir a real capacidade que o Projeto Idoso, Natação e Saúde (PINS) da Universidade Federal de Santa Maria tem de estimular o hábito de atividades físicas, bem como caracterizar o bem-estar biopsicossocial dos idosos participantes. A amostra foi constituída por 132 idosos entre 60 a 84 anos, 84,1% do sexo feminino e 15,9% do masculino, praticantes de hidroginásticas há pelo menos seis meses. O instrumento utilizado na pesquisa foi um “questionário multidimensional para estudos comunitários na população idosa” (BOAS, 1987), adaptado. Para análise dos dados, utilizou-se a plataforma Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, 13.0). A maior concentração, 75,7%, está na faixa etária de 60 a 74 anos, considerados idoso-jovens. O projeto tem conseguido estimular o hábito de atividade física em seus participantes, bem como auxiliar a combater a carência de contatos sociais que atinge esta faixa etária, proporcionando aos mesmos um ambiente de interação e formação de novas amizades. Contudo, também detectamos que o hábito da atividade física está estreitamente ligado às condições estruturais oferecidas pela sociedade a esses indivíduos. Nesse sentido, sendo a hidroginástica uma atividade que depende de uma estrutura física específica, o idoso com pouco poder aquisitivo terá maior dificuldade de ter acesso à mesma, quando não é disponibilizada pelos meios públicos.

Chegar à terceira idade já deixou de ser sinônimo de só ficar em casa e esperar a visita dos netinhos. Hoje, pessoas na terceira idade têm a oportunidade de viver uma rotina ativa com muita saúde, basta manter hábitos saudáveis e incluir atividades físicas na rotina. A hidroginástica na terceira idade é uma ótima opção para quem deseja cuidar do corpo, da saúde e da mente.

Com o avanço da idade o corpo humano sofre mudanças negativas, como a perda da musculatura, o declínio da densidade óssea, a redução da capacidade aeróbica, o equilíbrio é afetado e as funções orgânicas diminuem seu ritmo.

Porém, é possível desacelerar o processo de envelhecimento e degeneração orgânica com a alimentação correta, exercitando a mente e praticando atividades físicas adequadas. A hidroginástica na terceira idade é uma atividade muito indicada, porque ela traz diversos benefícios para o organismo e a pessoa sem gerar impactos negativos.

A hidroginástica é indicada para a terceira idade porque a água reduz o impacto dos exercícios e não oferece risco de queda para o idoso. Assim, ele se exercita e fortalece o corpo sem causar efeitos colaterais, como forçar as articulações, por exemplo.

Conheça os benefícios que a hidroginástica na terceira idade pode oferecer para seus praticantes:

1 – Condicionamento cardiovascular

Os movimentos dentro da piscina vão exigir que o coração trabalhe mais acelerado para enviar oxigênio a todas as partes do corpo, e isso estimula o sistema cardiovascular e libera o fluxo sanguíneo, fortalecendo o coração e as artérias.

2 – Ativação da circulação sanguínea

Ao estimular os batimentos cardíacos o sangue flui pelo organismo mais intensamente, o que libera os vasos sanguíneos e faz com que sistema circulatório trabalhe mais livremente. A água aquecida também contribui para vasodilatação e ajuda a amenizar as varizes.

3 – Fortalecimento do sistema respiratório

O coração vai bater mais rápido, o sangue vai fluir mais intensa e livremente e as células vão exigir oxigenação, assim, o sistema respiratório é estimulado, desintoxicado e os pulmões se fortalecem, o que resulta em mais fôlego para atividades do dia  a dia.

4 – Fortalecimento da musculatura

A água exerce pressão sobre o corpo, e com isso, os movimentos exigem força muscular para vencer a resistência da água. Assim, a musculatura é fortalecida e tonificada durante as aulas, garantindo mais força e resistência para o idoso.

5 – Flexibilidade

O corpo também perde sua flexibilidade com o passar do tempo, e as pessoas na terceira idade podem ter os movimentos limitados em razão dessa perda. Ao movimentar o corpo, as articulações são trabalhadas, reduz-se as dores e o idoso gradativamente ganha movimentos mais amplos.

6 – Coordenação motora e equilíbrio

A falta de coordenação motora faz com que as pessoas idosas tenham dificuldade para exercer até mesmo tarefas simples do dia a dia, podendo se tornar dependentes da família. A falta de equilíbrio é um fator perigoso, que ocasiona quedas que podem ter resultados graves. A hidroginástica na terceira idade previne esses dois problemas e o idoso volta a dominar seus movimentos retomando o controle do seu próprio corpo.

7 – Manutenção da densidade óssea 

A densidade óssea é afetada pela idade, e é por isso que os idosos tendem a sofrer fraturas, muitas vezes ocasionadas por situações que não apresentavam risco iminente. A hidroginástica ajuda a manter a densidade óssea prevenindo a osteoporose e reduzindo o risco de fraturas.

Além de tudo isso, a hidroginástica na terceira idade ainda ajuda na perda calórica, favorece a socialização do idoso, combate a ansiedade e a depressão porque ajuda na liberação da endorfina, substância orgânica que causa sensação de prazer e satisfação. Aliando essa atividade a uma reeducação alimentar, o idoso alcança não apenas saúde, mas também alegria, bem-estar e autoestima, melhorando a sua qualidade de vida.

http://blog.academiaboaforma.com.br/hidroginastica-na-terceira-idade-conheca-seus-7-maiores-beneficios/

Quais as dificuldades do exercício físico para as pessoas idosas?

As principais barreiras encontradas foram: a falta de tempo, falta de espaço adequado, falta de disposição, falta de conhecimento, medo de lesões, entre outras.

Quais os benefícios da natação na terceira idade?

Benefícios da natação para idosos.
Melhora no condicionamento físico. ... .
Proteção das articulações. ... .
Melhora na capacidade respiratória. ... .
Estimulação da interação social. ... .
Melhora na autoestima. ... .
Melhora na capacidade cognitiva. ... .
Proteção dos ossos. ... .
Coordenação motora..

Qual é o tipo de atividade física mais ideal para os idosos?

O pilates é uma das principais atividades físicas para idosos, a mais indicada. Sua prática traz benefícios relacionados ao alinhamento da postura e fortalecimento muscular. Além disso, diminui a pressão entre as articulações, visto que o alongamento realizado é utilizando o peso do próprio corpo.

Quais os benefícios da prática de atividades aquáticas para idosos?

As atividades aquáticas estudadas nesta pesquisa indicam que sua prática traz benefícios e melhoria da capacidade aeróbia, capacidade funcional, equilíbrio postural e flexibilidade dos idosos, contribuindo para a manutenção e melhoria de sua saúde.