23 dias depois da relação posso fazer o teste

23 dias depois da relação posso fazer o teste

olá, estou super preocupada... sou casada, mas ainda não me sinto preparada pra ser mãe... fiz uma viagem recentemente... lua de mel.. segunda... lá meu marido se animou pra fazer sem camisinha... estou com receio de estar grávida... tomo anticoncepcional... terminei dia 7/12 a cartela... o dia da relação sem camisinha foi dia 22/12 e depois dia 2/1 e depois dia  3/1...  se eu fizer o teste de farmácia amanhã (8/01) é possível já dar positivo se eu estiver grávida?
DETALHE: não sentia muito desejo sexual.. agora sinto o tempo inteiro... nem durmo com tanta vontade... será sinal de gravidez?

http://brasil.babycenter.com/thread/191157/exame-de-farmacia-pode-dar-faso-positivo-?startIndex=30#ixzz3OAlPqgBB

Propaganda

Tópicos recentes em Gravidez - Assuntos gerais

23 dias depois da relação posso fazer o teste

23 dias depois da relação posso fazer o teste

23 dias depois da relação posso fazer o teste

Tem certeza de que quer apagar?

Acompanhe o desenvolvimento do seu bebê

23 dias depois da relação posso fazer o teste

Cadastre-se já para receber boletins grátis sobre sua gravidez e o desenvolvimento do seu bebê.

Receber a notícia de uma gravidez sempre é uma surpresa (ou um choque). E para acabar com a dúvida (e a ansiedade) o mais rapidamente possível, muitas mulheres fazem testes de gravidez de farmácia antes de procurar um especialista e realizar o exame de urina ou de sangue.

Mas será que os dispositivos vendidos na farmácia são confiáveis? Existe mesmo um resultado falso-positivo? A partir de quando a mulher pode realmente duvidar estar grávida?

Veja também

Respondemos as principais questões sobre os testes de gravidez a seguir.

Como funciona o teste de gravidez?

Os testes vendidos em farmácia usam uma reação química que capta a presença do hormônico HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina. Essa substância só aparece durante a gravidez e serve para manter o corpo lúteo, uma formação no ovário que aparece toda vez que a mulher ovula.

Quando a urina entra em contato com a tira do teste, os anticorpos presentes na fita procuram uma das duas subunidades do HCG conhecida como beta. Se ela for encontrada no xixi, os anticorpos se juntam a ela e provocam uma reação química que libera cor.

Sempre vai aparecer uma linha, para mostrar que o exame está funcionando. A segunda linha só aparece quando o beta HCG é detectado, confirmando a gravidez.

Quando suspeitar de uma possível gravidez e investir em um teste?

Dá para saber se a mulher está grávida a partir do décimo dia de fecundação, mas os especialistas recomendam que o teste de farmácia seja feito somente depois que a menstruação atrasar.

O beta HCG pode dar positivo com apenas um dia de atraso menstrual. O problema é que a gravidez nem sempre faz a menstruação atrasar em um mesmo período de tempo em todas mulheres.

A maior precisão ocorre naquelas que possuem ciclos regulares de 28 dias, que tiveram relação a pelo menos cada dois dias no período fértil (10º ao 18º dia) e que, obviamente, o casal seja fértil. Às vezes, esses sintomas vêm associados com sensibilidade mamária e urgência urinária.

Tem algum período em que o teste não vai funcionar?

Sim. Obviamente, em ciclos irregulares pode ser mais difícil prever uma gravidez em apenas um dia de atraso da menstruação. Mas mesmo em ciclos regulares o teste pode "falhar". Isso é mais comum quando há atraso da ovulação em um ou dois dias (não ovulou no 14º dia), por exemplo. Por esse motivo, é recomendado repetir o teste três ou quatro após a primeira "checagem".

Há a possibilidade de um "falso-negativo" ou "falso-positivo"?

Nos exames de laboratório não, mas nos de farmácia, sim. O "falso-positivo" geralmente ocorre devido a uma patologia que produz HCG, como o desenvolvimento anormal do ovo ou até tumores. Já o "falso-negativo" é mais comum quando há um erro de cálculo do período fértil.

Os testes de farmácia são confiáveis?

Sim, os testes são confiáveis. Mas os especialistas costumam recomendar fazer também o exame de sangue, que é ainda mais preciso e detecta a gravidez até mesmo antes do atraso da menstruação.

O teste de sangue é mais sensível porque a concentração de hormônio é maior no sangue do que no xixi. A análise do sangue determina ainda a concentração do beta-HCG, que ajuda a determinar se a gestação está progredindo ou não —no início da gravidez, a quantidade do hormônio dobra a cada 48 horas.

Fontes: Silvana Quintana, professora associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e vice-presidente da Comissão Nacional Especializada de Trato Genital Inferior da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia); e Carlos Alberto Politano, ginecologista e obstetra, membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e da Febrasgo.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Quantos dias depois de ter relação Posso fazer o teste?

caso tenha sido em dia fértil a relação sexual, poderá dar positivo após 10 dias, mas o ideal é que se faça o exame de sangue! Os testes de farmácia não são muito confiáveis, por isso o melhor a fazer é depois de 12 a 14 dias após a relação sexual que se suspeita ter acontecido a gestação.

Quantos dias dá positivo o teste de gravidez?

Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O beta HCG pode ser realizado antes desse período, porém pode apresentar um resultado falso-negativo.

Quantos dias após a fecundação o teste de farmácia da Positivo?

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).