A acumulação flexível, da qual resulta o sistema de produção toyotista, caracteriza-se por:

Índice

Introdução

Toyotismo é um sistema de produção industrial de mercadorias desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial. O sistema levou esse nome pois foi instalado na fábrica da Toyota a partir da década de 1960.

A principal característica do Toyotismo é a chamada flexibilização da produção - ou acumulação flexível -, que tem como premissa básica a adequação da produção e estocagem dos produtos a partir da demanda de consumo. 

Como surgiu o Toyotismo? 

O Toyotismo, criado pelos japoneses, foi o sistema alternativo ao Fordismo - desenvolvido anteriormente pelo empresário estadunidense Henry Ford, ainda na década de 1910.

Após a criação do Toyotismo e sua aplicação nas fábricas japonesas, esse sistema se espalhou pelo mundo e ainda é comum em muitas indústrias na contemporaneidade.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚   

História do Toyotismo

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se encontrava com graves problemas econômicos e sociais resultantes de um mercado consumidor fortemente reduzido e da extrema dificuldade de importação de matéria-prima.

Diante deste cenário, os engenheiros Shingeo Shingo, Taiichi Ohno e Eiji Toyoda desenvolveram um modelo produtivo que visava encontrar formas de fabricação de produtos com os menores custos possíveis.  

A acumulação flexível, da qual resulta o sistema de produção toyotista, caracteriza-se por:
 Fotografia de Eiji Toyoda.

O modelo desenvolvido entre os anos de 1948 e 1975 nas indústrias da montadora automobilística Toyota possuía uma abordagem fabril diferente dos já conhecidos modelos fordista e taylorista, aplicados nas empresas dos Estados Unidos e de vários países da Europa. 

Após visitar fábricas estadunidenses, os engenheiros japoneses perceberam que os modelos que funcionavam nas imensas fábricas nos Estados Unidos, com seus grandes mercados consumidores, mas que não funcionavam no contexto japonês.

O sistema toyotista foi criado para se adaptar à realidade japonesa no pós-guerra, que possuía um espaço geográfico e mercado consumidor menores se comparados a outros países.

Por isso, os engenheiros japoneses criaram um sistema que visava a redução de desperdício e a produção adequada ao consumo, em prol da redução dos custos de produção e o aumento de lucros.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Quais são as principais características do Toyotismo?

São características fundamentais do Toyotismo:

  • Modelo industrial baseado no “just in time”, que consiste na regulação entre o fornecimento de matéria-prima, a produção e a venda. Ou seja, somente a matéria-prima necessária para produzir uma quantidade definida de mercadorias em um certo tempo estabelecido é requisitada e utilizada. O chamado “just in time” ajudou a economizar matéria-prima e, sendo assim, capital. Além disso, viabilizou a economia de espaço de estocagem e tornou mais ágil a produção e circulação das mercadorias
  • A quantidade de mercadorias produzidas é diretamente definida pela demanda do mercado. Isso ajuda a evitar o acúmulo de estoque, excedentes de produção e desperdício de matéria-prima. 
  • Diferente do sistema fordista, onde cada trabalhador se tornou especializado em uma função determinada da linha de produção, os trabalhadores nos sistema toyotista precisam ser multifuncionais - ou seja, conhecer muito bem todo sistema de produção - , além de altamente qualificados.
  • Implementação de sistemas de qualidade nas variadas etapas de produção e nos processos de distribuição, visando manter a alta qualidade dos produtos e controlar desperdícios.
  • Implementação de pesquisas de mercado para avaliar demandas, satisfação etc. 
  • Acompanhamento e controle constante das etapas, onde a visibilidade, transparência e organização são fatores fundamentais. Esses valores deram origens a metodologias como o chamado “Kanban”. 
  • Aumento da diversificação dos produtos. 

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Quais as principais inovações do Toyotismo?

Um fator importante a se considerar é que o desenvolvimento desse sistema foi acompanhado de um intenso desenvolvimento tecnológico, do aumento das análises de mercado, controles de qualidade e afins, que são muito presentes nas empresas atuais.

O Toyotismo é um dos sistemas de produção responsáveis pela flexibilização não só do processo produtivo, como também das formas de trabalho. O caráter multifuncional dos funcionários no sistema toyotista contribuiu para a diminuição da oferta de empregos no setor secundário da economia (industrial) e, com isso, fez aumentar a concentração de oferta de serviços no setor terciário (serviços).

Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, Brasil.

Exercício de fixação

UERJ/2012

Leia a seguinte reportagem:

A comparação entre modelos produtivos permite compreender a organização do modo de produção capitalista a cada momento de sua história. Contudo, é comum verificar a coexistência de características de modelos produtivos de épocas diferentes.

Na situação descrita na reportagem, identifica-se o seguinte par de características de modelos distintos do capitalismo:

A organização fabril do Taylorismo – legislação social fordista

B nível de tecnologia do Neofordismo – perfil artesanal manchesteriano

C estratégia empresarial do Toytismo – relação de trabalho pré-fordista

D regulação estatal do pós-Fordismo – padrão técnico sistêmico-flexível

São características do trabalho Toyotista acumulação flexível?

É caracterizado pela flexibilização da produção, com adoção do sistema just-in-time, que produz conforme a demanda. Além disso, nota-se a ausência de estoques. Há também o emprego de tecnologia intensiva, da terceirização produtiva e de mão de obra multifuncional.

Qual é a principal característica do toyotismo?

Podemos destacar como a principal característica do Toyotismo a produção flexível. Ela vai variar de acordo com a necessidade do consumidor. Antes de fazer qualquer produto, são feitas pesquisas de mercado e é preciso ter a demanda declarada. É por isso que o conceito é chamado “Just in Time”.

Quais as principais características do sistema de acumulação flexível?

A acumulação flexível caracteriza-se pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional.

O que foi o sistema de acumulação flexível?

O Toyotismo – também conhecido como acumulação flexívelé um modelo de produção industrial idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) e difundido pelo mundo a partir da década de 1970 após a sua aplicação pela fábrica da Toyota, empresa japonesa que se despontou como uma das maiores empresas do mundo na fabricação de ...