O que é urbanização e qual sua consequência na qualidade de vida das pessoas?

A Urbanização é um fenômeno que está ligado ao crescimento populacional e territorial das cidades.

Ele é fruto do crescimento vegetativo natural das próprias cidades, somado aos fluxos migratórios vindos do campo. Portanto, a urbanização está intrinsecamente ligada à migração das populações rurais para as áreas urbanas. Esse processo é chamado de êxodo rural.

O processo de urbanização

Assistimos hoje em dia a hegemonia da cidade sobre o campo, com o processo de urbanização crescente. Estudos apontam que dois terços da população mundial devem viver em cidades até 2050.

Vale notar aqui a relação de interdependência entre a cidade e o campo. Enquanto o campo produz segundo a lógica do capitalismo ditado pelas cidades, essas, por sua vez, dependem da produção do campo para sobreviver.

Isso engloba as facilidades que a infraestrutura das áreas urbanas oferece, como água, esgoto, gás, eletricidade, transporte, educação, saúde, etc.

Esses fatores atrativos das cidades também são fortalecidos pelos fatores repulsivos, como os desastres naturais. Esses problemas expulsam as pessoas do campo e outras regiões ermas e não urbanizadas.

História da urbanização

A urbanização é um fenômeno que existe desde o período neolítico, quando cidades surgiram a mais de seis mil anos.

Elas foram chamadas civilizações hidráulicas e nasceram pelos leitos dos rios Tigres, Eufrates, Nilo e Indo, nas regiões do Egito, China, Índia, sem falar da urbanização na Grécia e em Roma.

Durante a Idade Média o processo de urbanização se inverteu e tivemos o êxodo urbano. Contudo, o renascimento urbano dos séculos XI, XII e XIII marcou o retorno da vida urbana.

Nos séculos XVI novos territórios foram descobertos e novas cidades foram fundadas. Muitas prosperaram e cresceram, especialmente aquelas de colônias de povoamento. No século XVIII, com a Revolução Industrial, a urbanização voltou a crescer exponencialmente, o que acontece até os dias de hoje.

Entre o século XIX e XX o mundo urbanizado passou a ser uma realidade e será uma hegemonia ainda no século XXI.

Leia também:

  • Demografia
  • Êxodo Rural
  • Crescimento Vegetativo
  • Zona Rural e Zona Urbana
  • Paisagem Natural e Humanizada

O processo de urbanização no Brasil

Ao contrário da colonização espanhola na América, que primou pela construção de cidades bem estruturadas, no Brasil, a urbanização foi tardia, rápida e desordenada.

A princípio, as cidades brasileiras se estabeleceram no litoral e somente as que possuíam grandes portos se destacaram nos processos de urbanização.

Durante o século XVIII, a mineração na região da Minas Gerais fomentou a urbanização naquele território. Contudo, foi somente em 1930 com a intensificação da industrialização brasileira, que a urbanização vigorou de fato.

Nesta época, o sudeste do país, já possuía forte infraestrutura e o maior número de indústrias do Brasil, o que atraiu muitos imigrantes. Por sua vez, o centro-oeste conheceu o fenômeno da urbanização com a construção de Brasília, em 1960.

Saiba mais:

  • Urbanização Brasileira
  • Industrialização no Brasil
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

Urbanização e planejamento urbano na atualidade

O que é urbanização e qual sua consequência na qualidade de vida das pessoas?
Nova York nos Estados Unidos é uma megacidade com forte urbanização

Atualmente não é raro encontrarmos cidades que cresceram tanto que acabaram por se fundir a outras, no processo que chamamos de "conurbação".

Estas regiões metropolitanas podem abrigar milhões de pessoas, onde o planejamento urbano se torna essencial. Isso porque ele que determina a natureza dos processos de urbanização, sendo responsável direto pelo nível de qualidade de vida nas cidades.

Problemas da Urbanização

A natureza da urbanização nos países desenvolvidos caracterizou-se pelo desenvolvimento lento e bem estruturado, sobretudo na Europa, Estados Unidos e Japão. Nesses locais, o planejamento meticuloso garantiu um bom desenvolvimento urbano.

Já nos países pobres a urbanização é impetuosa, resultando na formação de favelas. Nesse contexto, impera o desemprego ou subemprego, aumento das desigualdades, violência urbana, etc.

O que é urbanização e qual sua consequência na qualidade de vida das pessoas?
A favela da Rocinha no Rio de Janeiro é a maior do país

Entenda mais sobre cada um dos problemas da urbanização:

  • Favelização no Brasil
  • Desigualdade Social no Brasil
  • Violência Urbana
  • Violência no Brasil

Você vive na cidade ou no campo? Caso viva na cidade, você é atendido por serviços como coleta de lixo, água tratada, coleta de esgoto, iluminação pública etc.? A vida nas cidades, em virtude da grande concentração populacional em pequenos espaços, necessita de alguns serviços, como os acima citados, para que possa garantir um mínimo de condições de vida às pessoas.

A saída do campo, da zona rural, para as cidades é uma característica retomada pela sociedade capitalista ocidental. A concentração industrial e comercial em espaços urbanos fez com que as pessoas passassem a habitar em locais próximos a essas regiões.

Na Europa, esse processo intensificou-se no século XIX. No Brasil, o processo de urbanização ocorreu principalmente no século XX. Durante o período colonial e imperial houve a criação de cidades, mas elas devem ser consideradas como casos isolados, já que a atividade econômica predominante estava ligada à produção agrícola.

Mesmo no século XX, apesar das primeiras décadas conhecerem o surgimento de cidades, principalmente as capitais dos estados ou na área de produção de café, foi apenas na segunda metade do século que esse processo se intensificou. Foi tão grande a urbanização da população brasileira que, na primeira década do século XXI, cerca de 85% da população vivia em áreas urbanas.

Mas para que se viva com um mínimo de qualidade nas áreas urbanas são necessárias algumas condições. E é aí que entra um dos principais problemas que surgem na vida urbana das cidades brasileiras, marcada por uma profunda desigualdade de distribuição dessas condições necessárias à vida urbana.

A primeira dessas condições são as habitações. Para poderem descansar, prepararem sua alimentação e realizarem outras tarefas domésticas, as pessoas precisam estar protegidas por um teto. Porém, nem todos têm uma habitação própria. Nesses casos, são obrigadas a pagarem aluguel para pessoas ou empresas que detêm casas excedentes. Há ainda casos de empresas que compram grandes lotes de terrenos, em áreas consideradas de boa localização, para realizarem grandes obras de habitação e comerciais, como edifícios e shopping centers, com o objetivo de lucrarem com a venda às pessoas. Essa situação é conhecida como especulação imobiliária e está influenciando diversas alterações urbanísticas nas cidades nos últimos tempos.

Por outro lado, a população mais pobre que não tem condições de adquirir essas casas, ou mesmo pagar os aluguéis, é obrigada a se deslocar para as periferias das cidades, onde conseguem construir suas habitações. Mas, na maioria das vezes, essas habitações são construídas em lugares inadequados, como em encostas de morros e às margens de rios e córregos. Essas construções estão sujeitas a uma insegurança constante em virtude dos riscos de alagamentos e deslizamentos em decorrência de chuvas, por exemplo.

Nessas áreas há ainda outros problemas que surgem para uma melhor qualidade de vida das pessoas, como a falta de saneamento básico. O oferecimento de água tratada e potável, bem como serviços de coleta de lixo e de esgoto é essencial para evitar a proliferação de doenças e epidemias, garantindo, dessa forma, condições mínimas de sobrevivência. Nesse sentido, as políticas de saneamento básico deveriam ser tratadas como políticas de saúde pública.

Outras condições essenciais à vida nas cidades nos dias de hoje dizem respeito aos sistemas de transporte e trânsito de pessoas e mercadorias. A concentração de um número grande de pessoas nas cidades cria problemas de deslocamento dessas mesmas pessoas pelos espaços urbanos.

A utilização de transportes individuais, como os automóveis, gera problemas de congestionamento e um aumento no gasto de tempo nas deslocações. O transporte coletivo seria uma saída para evitar essa situação, mas a falta de investimentos em transportes coletivos de massas, como ônibus e trens, aliada ao controle empresarial privado que existe sobre esses serviços impede que as pessoas vejam o transporte coletivo como uma forma satisfatória de deslocamento.

A questão do deslocamento está relacionada à mobilidade urbana, elemento necessário para que as pessoas tenham acesso aos diversos serviços da cidade. Se há dificuldades na mobilidade urbana, há dificuldades de as pessoas irem aos locais onde são oferecidos serviços de saúde, educação e cultura, por exemplo. Essas dificuldades impedem que as pessoas tenham acesso pleno a esses serviços, criando obstáculos ao direito que elas têm em se deslocar pelos espaços urbanos.

Para que haja uma vida de qualidade nas cidades, é necessário que as pessoas possam decidir sobre as formas em que as condições para uma vida minimamente digna nos espaços urbanos são oferecidas e executadas.


Por Tales Pinto
Graduado em História

O que é urbanização e qual sua consequências na qualidade?

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

Quais são as consequências do processo de urbanização?

A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.

Como a urbanização interfere na nossa qualidade de vida?

A urbanização provocou diversas consequências nas cidades, relacionadas, em especial, ao rápido e desordenado crescimento dos centros urbanos, em razão do grande volume de movimentação da população do campo para a cidade, assim como dos problemas de desigualdade e renda comuns nos países subdesenvolvidos do globo.

Quais as principais consequências sociais e econômicas do processo de urbanização?

luoman / iStock / Getty Images Plus A urbanização acelerada trouxe diversas consequências negativas ao meio ambiente, assim como a destruição dos rios, aumento das inundações, desmatamento e diminuição dos recursos naturais.