Quem é o maior medalhista paraolímpico do Brasil até a Londres 2012 )?

Getty

Quem é o maior medalhista paraolímpico do Brasil até a Londres 2012 )?

Daniel Dias comemora mais um recorde mundial e o ouro nos 50m S5

Daniel Dias não se cansa de derrubar marcas nos Jogos Paralímpicos. Nesta quinta-feira, um dia após se tornar o maior vencedor brasileiro na competição, o nadador levou o ouro nos 50m costas S5, com mais um recorde mundial e se juntou a Clodoaldo Silva e Ádria Santos, como o maior medalhista do país, com 13 pódios na carreira.

Após já cravar o melhor tempo das eliminatórias da prova, Daniel baixou ainda mais sua marca e estabeleceu o novo recorde mundial dos 50m costas S5, nadando para 34s99, superando o antigo detentor do recorde, o chinês Junquan He, que ficou com a prata, com 36s41. O bronze ficou com o húngaro Zsolt Vereczkei.

O resultado faz com que Daniel Dias ratifique os 100% de aproveitamento até agora nas provas individuais em Londres, com quatro ouros em quatro provas - totalizando oito na carreira, após quatro em Pequim – e entre para a galeria dos maiores medalhistas do Brasil, já que em território chinês, levou outras quatro pratas e um bronze.

Uma das inspirações de Daniel, o nadador Clodoaldo Silva conheceu sua primeira Paralimpíada em 2000, em Sydney, quando conquistou quatro medalhas (três pratas e um bronze). Quatro anos depois, foram seis ouros e uma prata, em Atenas; e, em Pequim, mais uma prata e um bronze. Em Londres, Clodoaldo ainda não foi ao pódio.

Já a velocista Ádria Santos fez sua primeira participação nos Jogos em 1988, em Seul, quando levou duas pratas e, quatro anos depois, em Barcelona-1992, conseguiu seu primeiro ouro. Desde então, foram mais três pratas em Atlanta-1996, dois ouros e uma prata em Sydney-2000, um ouro e duas pratas em Atenas-2004 e um bronze em Pequim-2008.

Para Daniel Dias, que tem 24 anos, a conta pode ir ainda mais longe somente em Londres, já que o brasileiro ainda disputa as provas dos 50m borboleta S5, 100m livre S5 (em ambas, terá a concorrência de Clodoaldo Silva), e o revezamentos 4x100m medley.

Quem é o maior medalhista paralímpico do Brasil até 2012?

O atleta com mais medalhas Além das medalhas, Daniel Dias recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, incluindo o título de melhor atleta paralímpico do mundo, após os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, quando quebrou cinco recordes na natação.

Quem é o maior atleta paralímpico do Brasil?

Aos 33 anos, o nadador Daniel Dias é o maior medalhista paralímpico do Brasil. E da natação. E, claro, também está entre os maiores do mundo de todos os tempos. Desde Pequim, em 2008, Dias marcou pódio em todas as edições das Paralimpíadas, conquistando 14 ouros, sete pratas e três bronzes – 24 medalhas no total.

Quem é o maior medalhista paralímpico é de que país ele é?

Daniel Dias: o maior atleta paralímpico do Brasil. Daniel Dias tem uma má-formação congênita dos membros superiores, perna direita e pé esquerdo. Sua carreira paralímpica começou com um sonho ao ver o também ex-nadador Clodoaldo Silva conquistar medalhas em Atenas 2004.

Qual o atleta brasileiro paralímpico com maior número de medalhas conquistadas?

Luiz Cláudio Pereira | Atletismo - 6 ouros Um dos maiores nomes do atletismo paralímpico do Brasil, Luiz Cláudio Pereira foi por bastante tempo recordista do número de medalhas conquistadas.