A importância do acesso a leitura para a formação do cidadão crítico

A importância do acesso a leitura para a formação do cidadão crítico

A leitura é algo essencial na formação dos cidadãos, desenvolve a criatividade, aumenta o vocabulário, aprimora o conhecimento, além de ajudar na concentração e na construção textual. Sabendo dessa importância o Sesc AM incentiva essa prática, desde 1986 a instituição realiza feiras de livros em diversas localidades do Amazonas. Ao longo dessas décadas milhares de leitores tiveram a oportunidade de se aproximar da literatura de maneira lúdica e criativa.

O Sesc reconhece a importância da leitura e se orgulha em promover projetos e atividades que a incentivam, como a Feira de Livros, o Festival Literário, o Sesc Ler e o Bibliosesc. O projeto Sesc Ler que incentiva a leitura está presente na capital e em Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Maués e Tefé. Já o Bibliosesc é uma unidade móvel que permite à população acesso a livros de vários estilos e segmentos.

Este ano, o Sesc traz a 4ª edição do Festival Literário que irá acontecer de 10 a 14 de outubro no município de Itacoatiara. O Festival que tem como tema “Cidade – espaço de vida, palavras e poesias”, homenageando o escritor Aldisio Filgueiras, integra a vasta programação do Sesc no que diz respeito ao fomento e incentivo a formação do leitor e cidadão.

A ação também tem como objetivo envolver instituições e empresas, chamando-as à responsabilidade social na formação da população, na preservação e promoção da cultura brasileira e na participação da cultura regional amazônica. Que este ano conta com a parceria do Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Sidi Telecomunicações, Mil Madeiras, Paco Uniformes e o Senac AM.

A programação contará com encontros literários, palestras, vendas de livros, espaços recreativos e de entretenimento, além da participação de escritores regionais.  Para promover a valorização do livro e da leitura no imaginário popular, incentivando a leitura e contribuindo significativamente para a formação intelectual, mediante a oferta de uma programação que contemple a formação de leitores.

De acordo com Augusto Cury,escritor e psicologo brasileiro,os frágeis usam a violência,e os fortes as ideias.Segundo essa afirmação podemos concluir que quanto maior o conhecimento de um individuo,melhor será sua visão crítica,para tanto,a importância do acesso à leitura é fundamental para a formação do cidadão crítico.Entretanto,infelizmente no Brasil a falta de incentivo e habito de leitura é um grande problema.

Em primeiro plano, nota-se insuficiência de leitura por parte da população brasileira,segundo os dados da CBL ( câmara brasileira do livro) a média é menos de dois livros lidos no ano,enquanto que em países desenvolvidos está entre cinco a sete.Desse modo,evidenciando assim a má formação crítica dos cidadãos brasileiros e isso ocorre principalmente pela falta de habito dos leitores e incetivo e governamental.

Sob esse viés,agrava em uma sociedade acomodada no saber e de intelecto fragilizado em relação a qualquer questão mais complexa que demanda de uma leitura aprofundada,ocasionando assim em ações violentas ou radicalistas por falta de interpretação crítica e racional,visto que,enaltece um conhecimento cultural alienado e superficial,no qual, estimula o comodismo em um habito ruim da falta de leitura constante.

Portanto,faz necessário uma intervenção do MEC (ministério da educação) ampliar e incentivar o habito de leitura nos brasileiros através da disponibilidade de livros gratuitos no própio site do órgão responsável.Além disso, utilizar métodos de gamificação estimulando, assim, a leitura através da diversão.Dessa forma,a importância do acesso à leitura para a formação do cidadão crítico se tornaria um pouco mais motivadora ampliando o publico e a constância na leitura.

A importância ao acesso a leitura para a formação do cidadão critico

A importância do acesso a leitura para a formação do cidadão crítico

-  16 Set 2020, 21:18 #37042

Atualmente, a leitura é uma essencial ferramenta informativa de grande importância na formação critica do cidadão.
De acordo com o o famoso escritor Monteiro Lobato "Uma nação se faz com homens e livros", essa afirmação torna-se verdadeira, dado que a leitura tem um papel fundamental para se adquirir conhecimento. Contudo, o hábito de ler não faz parte do cotidiano de muitos brasileiros, consequente pela ausência de contato com livros na infância.
Com base em uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, a maior influência para o costume de leitura é a família. Sendo assim, a falta de incentivo vinda da família prejudica o contato entre as crianças e os livros. Destacando a análise feita pelo Ibop em 2018, cerca de 52% da população do Brasil tem o costume de ler.
A leitura tem como base fazer com que o indivíduo alcance o conhecimento, construa seu próprio pensamento crítico e defenda sua concepção.
Destarte, é função do governo tomar as devidas atitudes para reduzir a atual situação. Para que a população tenha a prática de leitura desde cedo, é necessário que o Ministério da Educação viabilize por meio de verbas, livros para escolas de nível fundamental e incentive debates juntamente com as familiares, por meio de palestras que explorem a importância da leitura para a formação do cidadão com senso crítico.

PS: Podem corrigir como se fosse uma redação do Enem, com as 5 competências. Estou treinando para o Enem 2021. Obrigada

Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A importância do acesso a leitura para a formação do cidadão crítico

A importância do acesso a leitura para a formação do cidadão crítico

-  16 Set 2020, 21:44 #37044

Introdução com uma citação relacionada ao tema bacana, mas não consegui indentificar com clareza suas teses (considere a ausência do hábito de leitura e falta de contata com a leitura na infância)
Use conectivos senti falta, principalmente no desenvolvimento.
Gostei da sua conclusão mas atente-se, a sua tem agente, ação, meio, detalhamento mas faltou a finalidade.
Evite repetições, use sinônimos ou pronomes.
Fiquei com dúvida se seu texto tem 3 parágrafos ou o d2 ficou bem curto.

Similar Topics

TópicosEstatísticasÚltima mensagem

Como desenvolver o pensamento crítico na era digital (POR FAVOR ALGUÉM CORRIGE, NÃO TENHO NINGUEM PARA TER BASE😢
por Mikael1000  - 23 Nov 2022, 08:33  - In: Outros temas

2 Respostas 
88 Exibições
por Vivieuvi
23 Nov 2022, 11:52

A importância da família na formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres na sociedade brasileira para a
por Vanilson  - 16 Mar 2022, 13:42  - In: Outros temas

6 Respostas 
266 Exibições
por Felipe082
16 Mar 2022, 18:39

Os reflexos da ausência do senso crítico em seleção aos problemas socioambientais na sociedade brasileira.
por NatiAlves22  - 24 Abr 2022, 11:12  - In: Outros temas

2 Respostas 
275 Exibições
por Matadora
24 Abr 2022, 20:09

Como desenvolver o pensamento crítico do brasileiro na era digital.
por julialaris12  - 09 Out 2022, 14:39  - In: Outros temas

0 Respostas 
84 Exibições
por julialaris12
09 Out 2022, 14:39

TEMA COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO DO BRASILEIRO NA ERA DIGITAL (Alguém pode corrigir por favor 😢?)
por Mikael1000  - 22 Nov 2022, 00:15  - In: Outros temas

0 Respostas 
21 Exibições
por Mikael1000
22 Nov 2022, 00:15

COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO NOS BRASILEIROS NA ERA DIGITAL (ALGUEM CORRIGE POR FAVOR😢?)
por Mikael1000  - 22 Nov 2022, 08:27  - In: Outros temas

0 Respostas 
28 Exibições
por Mikael1000
22 Nov 2022, 08:27

Como desenvolver o pensamento crítico na era digital . (POR FAVOR ALGUÉM CORRIGE, POR PENA😢🙏)
por Mikael1000  - 22 Nov 2022, 14:53  - In: Outros temas

0 Respostas 
22 Exibições
por Mikael1000
22 Nov 2022, 14:53

A importância da leitura na formação infantil
por EuDavila  - 20 Mar 2022, 18:13  - In: Outros temas

5 Respostas 
387 Exibições
por EuDavila
10 Abr 2022, 09:42

A importância da leitura no processo de formação do indivíduo.
por Libia928  - 29 Ago 2022, 11:51  - In: Outros temas

4 Respostas 
198 Exibições
por byPaul
29 Ago 2022, 20:47

A Relevancia de uma infancia saudável na formação do cidadão brasileiro
por LuMachadiana  - 17 Fev 2022, 14:45  - In: Outros temas

2 Respostas 
835 Exibições
por EuDavila
20 Fev 2022, 18:23

Qual a importância da leitura na formação de um cidadão crítico?

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

Qual é a importância da leitura para a formação do cidadão?

Neste contexto, compreende-se que a leitura exerce um papel importância como prática social na formação do cidadão e como fonte de informação e disseminação de cultura. A leitura já foi considerada apenas decifração de códigos, hoje, porém, ela é instrumento para formação da cidadania.

Como fazer uma redação sobre a importância da leitura?

Ler bons livros ajuda a sua memória a gravar sobre temas relevantes. Portanto, faz muito bem para o cérebro. Quando você tem uma boa memória, consegue desenvolver textos coerentes, usando a sua bagagem de conhecimento. Afinal, somente quem guarda o que leu consegue lembrar deles na hora de escrever o seu texto.

Como a aquisição da leitura pode impactar a vida das pessoas como cidadãos?

A leitura nos dá a oportunidade e expandir o nosso repertório cultural, pois através dela conseguimos obter novos conhecimentos, sobre os mais diversos assuntos que nos interessarmos, sem sair do lugar.