A inativação de todos os ribossomos de uma célula afetaria diretamente a

Atualizámos a nossa política de privacidade de modo a estarmos em conformidade com os regulamentos de privacidade em constante mutação a nível mundial e para lhe fornecer uma visão sobre as formas limitadas de utilização dos seus dados.

Pode ler os detalhes abaixo. Ao aceitar, está a concordar com a política de privacidade atualizada.

Obrigado!

Ver política de privacidade atualizada

Encontrámos um problema, por favor tente novamente.

(Cesgranrio) Que descrição melhor explica o mecanismo da digestão intracelular, subsequente ao processo de fagocitose exibido por certos protozoários?

a) Inicialmente, a substância a ser incorporada adere à superfície celular; surgem a seguir depressões da membrana do citoplasma, que resultam em vesículas, as quais penetram no fluido intracelular e se associam aos lisossomos secundários, para a digestão final.

b) Partículas microscópicas são incorporadas ao citoplasma por meio da formação de pseudópodos; constitui-se em torno delas um vacúolo que passa ao citoplasma, e que posteriormente se funde com o lisossoma primário, aí ocorrendo a digestão intracelular.

c) Inicialmente são emitidas projeções do citoplasma, que envolvem gotículas do meio extracelular, constituindo vacúolos de conteúdo líquido; esses vacúolos são envolvidos por numerosos microfilamentos, e seu conteúdo é gradativamente eliminado para o citoplasma para excreção.

d) Substâncias ou partículas do meio extracelular são circunscritas por pseudópodos emitidos pelo protozoário; o material estranho é incorporado ao citoplasma, onde é imediatamente submetido à ação das enzimas autofágicas; os resíduos da digestão são incorporados em lisossomos e constituem os corpos residuais da digestão.

e) A primeira etapa corresponde à aderência da partícula extracelular à superfície do protozoário; em seguida, a partícula é ativamente transportada através da membrana plasmática; ao penetrar no citoplasma, recebe um invólucro de membranas lisossômicas, onde se encontram as enzimas digestivas; a digestão se processa então no interior do vacúolo assim formado.

Com estes exercícios sobre o ribossomo, você pode avaliar seus conhecimentos em biologia celular.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Os ribossomos são organelas relacionadas com a:

a) síntese de lipídeos.

b) síntese de proteínas.

c) fotossíntese.

d) respiração celular.

e) digestão intracelular.

ver resposta


Questão 2

Analise as alternativas abaixo e marque aquela com o local da célula eucarionte onde é sintetizada a maior parte de RNA ribossomal.

a) membrana plasmática.

b) complexo golgiense.

c) nucléolo.

d) plasmídeo.

e) mitocôndrias.

ver resposta


Questão 3

Que nome é dado ao grupo de ribossomos unidos por uma molécula de RNA mensageiro?

a) subunidade ribossomal.

b) multirribossomo.

c) polirribossomo.

d) estreptorribossomos.

e) ribossomo transportador.

ver resposta


Questão 4

(UFPB) Os antibióticos são de extrema importância para o combate a muitas doenças causadas por bactérias. No entanto, o seu uso indiscriminado pode trazer graves problemas de saúde pública, a exemplo do surgimento das bactérias multirresistentes, como a KPC. Uma classe muito importante de antibióticos tem sua eficácia por agir no ribossomo da célula bacteriana, impedindo o funcionamento correto desse componente celular. Diante do exposto, é correto afirmar que essa classe de antibiótico é eficaz porque:

a) Impede a transcrição gênica.

b) Modifica o código genético.

c) Destrói a membrana plasmática.

d) Impede a síntese de proteínas.

e) Provoca mutações gênicas.

ver resposta


Questão 5

(Cederj) Os polissomos são formados basicamente por uma molécula de RNAm (RNA mensageiro), associada a um determinado número de ribossomos. Nas células eucarióticas, os polissomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou ligados à membrana do retículo endoplasmático. Quantos tipos de proteína, em um polissomo livre formado com oito ribossomos, serão sintetizados nos eucariotos?

a) Um.

b) Dois.

c) Quatro.

d) Oito.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. Os ribossomos são estruturas encontradas em todos os tipos celulares que exercem função fundamental na síntese de proteínas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. O RNA é sintetizado no nucléolo. As proteínas sintetizadas no citoplasma migram para o núcleo para associarem-se ao RNA e originarem as unidades ribossomais.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Os polirribossomos são grupos de ribossomos que traduzem o RNA mensageiro.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”.Como o antibiótico atua sobre os ribossomos, será impedida a síntese proteica, função realizada por essas estruturas.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Apenas uma proteína é sintetizada, uma vez que apenas uma molécula de RNAm é traduzida.

voltar a questão


A inativação de todos os ribossomos de uma célula afetaria diretamente a

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas