A internet não cgega no computador mesmo com cabo

O PC não conecta na Internet por alguns motivos. No entanto, ainda que as falhas sejam variadas, algumas são mais frequentes que outras e podem ser diagnosticadas com facilidade no notebook, como problemas com o cabo Ethernet, roteador, receptor e placa, por exemplo. Para ajudar nesta situação, confira as principais causas de erro de conexão do PC com a rede e suas respectivas soluções. Analise cada tópico e descubra o que pode estar gerando a falta de Internet. 

Veja também: assista ao vídeo abaixo sobre como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

A internet não cgega no computador mesmo com cabo

Como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

1. Cabos

Uma das causas mais frequentes para a falta de Internet é um problema com o cabo. É comum o cabo Ethernet desconectar ou ficar frouxo conforme o usuário mexe no gabinete. Quando isso acontecer, o ícone de rede mostrará um “X” vermelho, indicando suspensão da conexão. Para resolver, basta encaixar o plugue novamente e aguardar alguns minutos para a conexão ser restabelecida.

Ícone indicando cabo desconectado no Windows — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Dobrar o cabo pode danificá-lo e prejudicar a transferência de dados. Mantenha sua fiação esticada para evitar o problema e garantir melhor qualidade de conexão. Outra coisa que pode causar interferência é passar o cabo Ethernet por dentro dos conduítes de energia elétrica. Se for possível, faça sempre uma instalação à parte, de forma que o fio sofra menos com ruído.

2. Roteador/Modem 

Sabe aquele conselho de desligar o roteador e ligar após 10 segundos? Pode funcionar. O travamento do aparelho acontece por diversas causas, entre elas a interferência de outros aparelhos eletrônicos, sobrecarga no tráfego de informações e quedas de luz. Ao reiniciar o modem, você limpa a memória do dispositivo e restaura o funcionamento normal para o envio do pacote de dados.

Reiniciar modem ou roteador pode destravar dispositivo — Foto: Luciana Maline/TechTudo

3. Receptor Wi-Fi

Os adaptadores Wi-Fi sofrem do mesmo mal que roteadores e modems. Se você recebe Internet no computador por meio de um dispositivo do tipo, reinicie-o também. Muitos modelos, como o da imagem abaixo, contam com botão dedicado para essa finalidade. Quando não houver, basta retirar o receptor wireless do USB e recolocá-lo após alguns minutos.

Receptor Wi-Fi com botão para reiniciar — Foto: Raquel Freire/TechTudo

4. Divergência com frequências e largura de canal

Configurações erradas também podem fazer com que seu computador não se conecte à Internet. Um aspecto fundamental é a frequência do roteador. Assim como detalhado nas diferenças entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, os roteadores dual band suportam ambas e, se você comprou um modelo assim, pode ter configurado seu dispositivo Wi-Fi para a banda maior.

Porém, nem todos os notebooks e receptores Wi-Fi têm placa de rede compatível com a banda de 5 GHz. Na maioria dos casos, o suporte é feito apenas à faixa de 2,4 GHz, o que fará com que seu computador não consiga receber o sinal de Internet.

Para solucionar este problema você terá que entrar nas configurações do roteador. Confira qual largura do canal usar no roteador para melhorar a Internet.

Indicações de campos para alterar banda e largura do canal — Foto: Reprodução/Raquel Freire

As setas da imagem acima apontam os campos para mudar banda e largura do canal. Como explicado no tutorial já mencionado, a largura também precisa ser a mesma entre o modem/roteador e o computador (ou adaptador Wi-Fi). Na dúvida, prefira a configuração de banda 2,4 GHz e largura de 20 MHz.

5. Placa de rede

Por falar em placas de rede, o componente pode ser o motivo para falhas de conexão. A origem do problema pode ser ausência ou desatualização do driver da placa, ou mesmo desativação do adaptador de rede.

Confira como diagnosticar e resolver problemas relativos à placa de rede. Para ativar o adaptador, entre no “Painel de Controle”, vá até “Central de Rede e compartilhamento” e clique em “Alterar as configurações do adaptador”. Clique com o botão direito no ícone da placa e selecione “Ativar”.

Ativação da placa de rede via Painel de Controle — Foto: Reprodução/Dario Coutinho

Já para consultar o driver da placa, toque no Menu Iniciar, digite “Gerenciador de dispositivos” e clique na ferramenta. Dê um clique na opção “Adaptadores de rede” para expandi-la e veja se existe um driver. Caso esteja desatualizado ou com problemas, haverá um “X” vermelho no campo correspondente.

Driver da placa de vídeo selecionado — Foto: Reprodução/Dario Coutinho

6. Vínculo entre endereço MAC e IP

Os roteadores contam com um recurso chamado “MAC-IP Biding”, ou apenas “IP Biding”, que cria um vínculo entre o IP fornecido e o endereço MAC dos dispositivos conectados. Assim, sempre que um determinado aparelho (um tablet, smartphone ou notebook) acessa a rede Wi-Fi, o roteador dá o mesmo IP.

O problema é que os roteadores limitam o número de dispositivos que conseguem memorizar. Se a lista estiver cheia, novos aparelhos não conseguirão se conectar à rede Wi-Fi.

Este é mais um dos erros que podem ser solucionados dando reset no roteador. Você pode realizar o procedimento fisicamente ou por meio das configurações do aparelho. Saiba como resetar um roteador neste passo a passo.

Resetar o roteador ajuda — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

7. DNS

O ícone de conexão está normal e a placa de rede também, mas ao acessar qualquer página na web você recebe uma mensagem de erro informando ser impossível se conectar à Internet? Quando isso acontece, é provável tratar-se de falha no servidor DNS.

Aprenda como configurar um DNS externo no Windows 7. O procedimento foi realizado no Windows 7, mas é bastante parecido com outras versões do sistema operacional. A alteração do servidor também é feita por meio da “Central de Rede e Compartilhamento”, acessível via “Painel de Controle”.

Alteração do DNS — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Porque o cabo da Internet não funciona no PC?

Se um cabo Ethernet não funcionar e você tiver outro próximo, experimente o outro cabo Ethernet para ver se isso funciona. Se isso ocorrer, pode ser um problema com o primeiro cabo. Reinicie o modem e o roteador sem fio. Isso ajuda a criar uma nova conexão com seu provedor de serviços de Internet (ISP).

Como ativar Internet via cabo no PC?

Conecte o modem à Internet.
Clique em Iniciar..
Clique em Painel de Controle..
Clique em Conexões de Rede e Internet..
Clique em Configurar ou alterar sua conexão com a Internet..
Clique em Configuração..
Siga as instruções no Assistente para Novas Conexões para se conectar à Internet..

Tem sinal de Internet Mas não conecta?

Reinicie o dispositivo. Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões. Essas opções podem variar de acordo com o dispositivo. Desative o Wi-Fi, ative os dados móveis e veja se há alguma diferença. Se não houver, desative os dados móveis, ative o Wi-Fi e confira novamente.

Como habilitar o cabo de Ethernet?

Para adicionar uma conexão Ethernet, siga estes passos:.
Clique na aba Dispositivos..
Clique no botão Nova na barra de ferramentas..
Selecione Conexão Ethernet na lista Tipo de Dispositivo e clique em Próximo..
Se você já adicionou a placa de interface de rede à lista de hardware, selecione-a na lista Placa Ethernet..