A tecnologia que permite a transmissão de sinais de voz por pacotes de dados

(Des)Regulamentação de VoIP: Introdução

Este tutorial foi derivado de um artigo, publicado pelos autores, na conferência “ITS Europe 2005”, promovida pela International Telecommunication Society em 02-04/09/05 no Porto (Portugal). Ele aborda o tema VoIP (Voz sobre Protocolo IP) e versa sobre as seguintes questões:

  • O que é VoIP?
  • Como esta tecnologia está mudando os modelos de negócios na indústria de telecomunicações?
  • Com este tema vem sendo discutido nos Estados Unidos, União Européia e outros países pelo mundo?
  • Quais são os princípios básicos, conceitos e tópicos que os reguladores deveriam considerar para tratar de VoIP?
  • Conclusões.

O que é VoIP?

VoIP não é um serviço, é uma tecnologia que converte sinais analógicos de voz em pacotes, que são roteados da mesma forma que os pacotes de dados são roteados numa rede que utilize a tecnologia IP, lembrando que as questões tecnológicas que dificultavam no passado a percepção da voz pelo ouvido humano, foram superadas. Essa tecnologia permite aos operadores oferecer serviços básicos de voz e outras facilidades (em conjunto com serviços de dados ou outros – ex. internet) através de uma rede IP controlada, pertencente e gerenciada por um ou mais operadores, ou através da rede mundial de acesso livre IP, a internet.

De acordo com o regulador norte-americano FCC, “Tecnologias VoIP, incluem aquelas utilizadas para facilitar a telefonia IP, que permitem a transmissão da voz em tempo-real e outras aplicações baseadas no uso da voz. Tecnologia VoIP é utilzada quando, numa comunicação de voz, pelo menos em uma parte do percurso desta comunicação é feita por pacotes IP, utilizando tecnologia IP e redes IP. Pode-se prover VoIP sobre Internet pública (aberta) ou sobre redes privadas IP. VoIP pode ser transmitida utilizando qualquer tipo de meio (ex. cobre, cabo, fibra, radiofreqüência, etc.).

Diferentemente da tradicional telefonia por comutação de circuitos, onde é estabelecido um circuito dedicado entre os pontos para a transmissão de voz, VoIP conta com a comutação de pacotes que divide a transmissão de voz em pacotes (empacotamento) e os envia através da rota mais rápida disponível. Desta forma, VoIP utiliza mais eficientemente a largura de banda disponível que os circuitos telefônicos comutados e possibilita aos provedores manter uma única rede IP para dados e voz.” (tradução – FCC; 2004; pág. 2-3) [4].

Em trabalho publicado pela ALCATEL, são mencionadas algumas vantagens das tecnologias de VoIP, em especial:

  • A possibilidade de operar um única rede para voz, dados e outros serviços multi-mídia (economia de escopo);

  • Sistemas de roteamento de pacotes mais baratos em Gbit por segundo e a economia de custos através da uso de baixos índices de conversão de bit para voz (economia de custo);

  • O uso de terminais inteligentes, computadores pessoais e telefones IP, e;

  • A redução de barreira de acesso ao mercado de voz e, por conseguinte, à indústria de telecomunicações como um todo (tradução – ALCATEL; 2001; pág. 7) [1].

Tabela 1: VoIP versus STFC tradicional.

Tecnologia de base

Comutação de circuitos (TDM)

Comutação de pacotes

Garantia de qualidade de serviço – QoS

Sim

Não há garantia de qualidade na voz sobre internet, porém há algumas garantias para voz sobre redes IP controladas.

Recursos de rede reservados para marcação da chamada

Sim

Não

Elementos de rede

Classe 4, Classe 5 sistemas de comutação

Gateways, controladores e roteadores

Processamento Inteligente de chamada

Normalmente integrado aos sistemas de comutação

Separados nos controladores e gateways

Largura de banda por chamada

64 kbit/s

Variável de 8 a 32 kbit/s

Confiabilidade para completar a chamada

Redundância de cada elemento de rede

Redundância de rotas pela rede

Custo

Alto custo em Gbit/s

Baixo custo em Gbit/s

Fonte: Elaboração própria baseado em publicação ALCATEL (2001; pág. 8-9) [1].

Há diversas aplicações e serviços baseados na tecnologia VoIP, e podem ser divididas em dois tipos: (i) voz sobre internet, e (ii) voz sobre rede IP controlada ou delimitada.

No primeiro tipo, quando os serviços de voz são oferecidos sobre internet (rede pública aberta mundial) não há garantia de qualidade dos serviços prestados (QoS), isto acontece porque a Internet mundial está sujeita a congestionamento de pacotes em determinados nós da rede e não é dada prioridade aos pacotes de voz sobre outros tipos de pacotes (dados por exemplo).

Por outro lado, a Internet possibilita uma nova facilidade ao usuário de voz sobre internet: a “nomadicidade” do serviço, a partir do pressuposto de que o usuário poderá acessar seu telefone próprio ou outro usuário de qualquer lugar onde houver uma conexão à internet (World Wide Web).

No segundo tipo, o serviço de voz é oferecido através de uma rede privada, restrita ao usuário, ou por uma rede IP delimitada da operadora. Neste caso, desde que haja controle das conexões no pontos de acesso, o usuário pode ter garantia de qualidade dos serviços.