Ainda que eu ande pelo vale das sombras

4 Mesmo quando eu andar
por um vale de trevas e morte,
não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me protegem.

Leia o capítulo completo: Salmo 23

Ainda que eu ande pelo vale das sombras

Este versículo em outras versões da Bíblia

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Versão Almeida Revista e Atualizada

Ainda que eu ande pelo vale das sombras

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Versão Almeida Revista e Corrigida

Ainda que eu ande pelo vale das sombras


Também pode interessar

O que Davi queria dizer com vale da sombra da morte? Que lugar é este? Na verdade, o vale no Salmo 23:4 não se trata de um lugar físico. Este vale pode ser uma depressão, uma situação opressora ou outras adversidades. Ninguém gostaria de andar por esse vale, mas há situações na vida em que teremos de atravessar por ele.

Ainda que eu ande pelo vale das sombras

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo.
Salmos 23:4a ACF

Na geografia o vale é a área mais baixa de uma região, uma espécie de depressão geográfica. O vale sempre está cercado por montanhas. Poeticamente, podemos entender o vale como um lugar cercado e desfavorável.

Davi queria dizer que mesmo passando pela piores das situações - até perigo de morte - sua convicção em Deus o tornava destemido para atravessar por tal provação. Não estaremos no "alto da montanha" em todos os momentos da vida, haverão situações difíceis em que teremos que atravessar por este vale das sombras.

Existem 2 maneiras de atravessar o vale:

  • Sozinho: provavelmente vulnerável às armadilhas que esse vale oferece.
  • Com Deus: esticando a sua fé, experimentando o extraordinário da provisão divina.

São nestes vales que nossa fé é colocada à prova e Deus se faz presente. Davi sabia disso, pois passou por muitos destes vales e Deus o protegeu em todos.

A abertura do salmo 23 diz: o Senhor é meu pastor e nada me faltará. Confie em Deus! Ainda que você ande pelo vale da sombra da morte, Ele é a sua proteção.

A importância da vara e do cajado no vale

O rei de Israel - que já fora pastor - se coloca como uma ovelha diante de Deus. Na segunda parte do salmo 23 versículo 4, Davi reconhece a correção e a instrução do Senhor:

Ainda que eu ande pelo vale das sombras

A vara e o cajado são dois elementos de trabalho de um pastor de ovelhas. Davi foi pastor e sabia muito bem para que esses dois objetos serviam. Mas o que significa vara e cajado na Bíblia?

  • A vara servia para proteger as ovelhas de possíveis ataques, contar o rebanho e corrigir as ovelhas. A vara na Bíblia está ligada a disciplina e foi citada muitas das vezes nesse contexto.
  • O cajado servia para guiar as ovelhas, dar direção ao rebanho. Ambas sinalizam neste salmo a proteção, a disciplina e o cuidado de Deus.

Mesmo sendo pastor e rei, Davi se via diante de Deus como uma ovelha que precisava ser cuidada, disciplinada e orientada.

Com Deus nos guiando, não há vale suficientemente perigoso que Ele não possa nos guiar. Não há o que temer, Deus está no controle! Em segurança atravessaremos o vale das sombras rumo à maravilhosa luz.

Lembre-se VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! O Senhor é o seu pastor.

Quer saber mais sobre o Salmo 23? Leia: Salmo 23: O Senhor é meu Pastor - Estudo Bíblico.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.

Antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, à terra da escuridão e da sombra da morte;

Ainda que nos quebrantaste num lugar de dragões, e nos cobriste com a sombra da morte.

Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte.

E não disseram: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito, que nos guiou através do deserto, por uma terra árida, e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra pela qual ninguém transitava, e na qual não morava homem algum?

Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.

Então ele, pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte. Castigá-lo-ei pois, e soltá-lo-ei.

Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai.

Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.

Evita que o teu pé ande descalço, e a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: Não há esperança; porque amo os estranhos, após eles andarei.

Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei.

Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor; e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia.

Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.

Não saiais ao campo, nem andeis pelo caminho; porque espada do inimigo e espanto há ao redor.

E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.

Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo.

Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.

Fica comigo, não temas, porque quem procurar a minha morte também procurará a tua, pois estarás salvo comigo.

Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.

Ouviram que eu suspiro, mas não tenho quem me console; todos os meus inimigos que souberam do meu mal folgam, porque tu o fizeste; mas, em trazendo tu o dia que apregoaste, serão como eu.

E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo.

Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniqüidade.

Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.

Ou, quando alguma pessoa tocar em alguma coisa imunda, seja corpo morto de fera imunda, seja corpo morto de animal imundo, seja corpo morto de réptil imundo, ainda que não soubesse, contudo será ele imundo e culpado.

Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.

Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.

Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei.

E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma.

E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei.

E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.

Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.

Como dizes logo: Não estou contaminada nem andei após os baalins? Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos.

E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,

Amando tu aos teus inimigos, e odiando aos teus amigos. Porque hoje dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos; porque entendo hoje que se Absalão vivesse, e todos nós hoje fôssemos mortos, estarias bem contente.

Se ainda com estas coisas não vos corrigirdes voltando para mim, mas ainda andardes contrariamente para comigo,

E, se eu então ainda viver, porventura não usarás comigo da beneficência do Senhor, para que não morra?

Porque a manhã para todos eles é como sombra de morte; pois, sendo conhecidos, sentem os pavores da sombra da morte.

E não andeis após outros deuses para os servirdes, e para vos inclinardes diante deles, nem me provoqueis à ira com a obra de vossas mãos, para que não vos faça mal.

Porventura eu me queixo de algum homem? Porém, ainda que assim fosse, por que não se angustiaria o meu espírito?

Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.

Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

O que significa ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte?

Vales significam partes baixas da terra, uma depressão no solo. Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida.

Onde fala na Bíblia Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte?

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

O que diz o Salmo 23 versículo 4?

4 Ainda que eu andasse pelo avale da sombra da bmorte, não temeria cmal algum, porque dtu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

O que diz o Salmo 23?

O grande significado por trás do Salmo 23 E o bom mesmo seria, se lembrássemos desse Salmo sempre que tudo parecesse está fora do controle. Ele quis dizer que, embora as coisas possam se parecer complicadas, não há nada que nos falte.