Breve resgate histórico sobre a origem dos problemas ambientais da atualidade

Os problemas ambientais são decorrentes principalmente do crescimento e desenvolvimento da sociedade.

As questões ambientais devem ser alvo de atenção, principalmente pelos impactos socioambientais gerados.

Os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo são:

  • Desmatamento
  • Mudanças climáticas
  • Poluição do ar
  • Poluição da água
  • Degradação do solo
  • Geração de resíduos
  • Superpopulação
  • Extinção de espécies
  • Modificação genética

Desmatamento

Problema: eliminação total ou parcial da cobertura vegetal ocasionando um desequilíbrio ao ambiente.

Causas: a atividade humana é a principal causa do desmatamento para, por exemplo, explorar a madeira e outros produtos da floresta, criar pasto para pecuária e expandir cidades.

Consequências: a retirada da vegetação de um local facilita a erosão do solo, diminui a reciclagem de gás carbônico e afeta diretamente o clima, ocasionando mudanças climáticas.

A floresta tropical é uma das mais devastadas do mundo. Segundo dados do Global Forest Watch (GFW), só em 2018 12 milhões de hectares desse tipo de vegetação foram perdidos.

Possíveis soluções: desenvolvimento sustentável, leis ambientais, cumprimento do código florestal, aumento da fiscalização para conter o desmatamento ilegal e monitoramento do desmatamento.

Saiba mais sobre o desmatamento e o desmatamento no Brasil.

Mudanças climáticas

Problema: significativas alterações no clima do planeta Terra por causas naturais ou em decorrência das ações humanas.

Causas: as mudanças na órbita da Terra e glaciações são exemplos de causas naturais. Já a queima de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, é uma das principais fontes de lançamento de gases nocivos ao ambiente.

O acúmulo de gases na atmosfera intensifica o efeito estufa por reter na superfície o calor proveniente da radiação solar. O agravamento dessa situação faz com que a temperatura média da Terra aumente.

Consequências: acidificação dos oceanos, desequilíbrio dos ecossistemas, desastres naturais, redução de produtividade na agricultura e extinção de espécies.

Possíveis soluções: investimento em energias renováveis, acordos para diminuição da emissão de gases poluentes, preservação das florestas, entre outros.

Saiba mais sobre as mudanças climáticas.

Poluição do ar

Problema: elevação dos níveis de substâncias consideradas poluentes e que acarretam um desequilíbrio ao meio ambiente.

Causas: a poluição do ar é causada principalmente por gases poluentes de fontes naturais, como atividades vulcânicas, e atividades humanas, como industrialização e queima de combustíveis fósseis nos veículos.

Consequências: o aumento de gases poluentes no ar compromete a sua qualidade e pode gerar diversos problemas de saúde, principalmente respiratórios.

Diversos países, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, apresentam a poluição do ar acima do aceitável. Segundo relatório da entidade, só em 2016 a causa da morte de 4,2 milhões de pessoas está relacionada com a poluição do ar.

Possíveis soluções: estabelecimento de limites para os níveis de emissão, utilização de transportes alternativos, monitoramento da qualidade do ar e criação de tecnologias com menor poder de poluição.

Saiba mais sobre a poluição do ar.

Poluição da água

Problema: alteração da qualidade da água tornando-a prejudicial para o ambiente e imprópria para consumo, o que afeta diretamente a manutenção da vida no planeta.

Causas: descarte de produtos e dejetos em corpos d’água, resíduos de atividades agrícolas, domésticas e industriais lançados na água sem o tratamento adequado.

Consequências: desequilíbrio dos ecossistemas, morte de espécies aquáticas, proliferação de microrganismos nocivos e surgimento de doenças, eutrofização e efeito acumulativo de metais pesados nos organismos.

Possíveis soluções: conscientização da população, tratamento de esgoto, leis que delimitem os parâmetros para descarte dos resíduos, fiscalização e punições severas.

Saiba mais sobre poluição da água.

Degradação do solo

Problema: destruição do solo seja por causas naturais ou decorrente das atividades humanas, inviabilizando a sua capacidade de produzir.

Causas: exploração em excesso sem rotatividade de culturas, contato com poluentes, perda de nutrientes, salinização, acidificação, lixiviação e diminuição de matéria orgânica.

Consequências: perda de produtividade na agricultura, infertilidade, impactos socioambientais, entre outros.

Possíveis soluções: rotação de plantio, controle da erosão, reflorestamento e manejo adequado, com utilização de adubo e planejamento correto da cultura.

Leia também sobre poluição do solo.

Geração de resíduos

Problema: aumento do número de materiais descartados na natureza. Seguindo no ritmo atual, segundo a ONU, a geração de resíduos urbanos chegará a 4 bilhões de toneladas por ano em 2050.

Causas: crescimento populacional, industrialização, aumento do consumo, utilização de materiais que demoram a se decompor na natureza, descarte indevido pela população e destinação final inadequada.

Consequências: acúmulo de lixo e geração de doenças, desequilíbrio ambiental, poluição visual, alagamentos pelo entupimento de bueiros, contaminação do solo, da água e do ar.

Possíveis soluções: reduzir a produção de lixo, coleta seletiva para destinação correta, estimular a reutilização e a reciclagem são ações para diminuir a quantidade de resíduos no ambiente.

Leia também sobre tipos de lixo.

Superpopulação

Problema: o número de pessoas do mundo aumenta a cada dia e os recursos disponíveis podem não ser suficientes para todos e um desequilíbrio leve ao esgotamento dos recursos naturais.

Causas: o fenômeno pode estar relacionado com o aumento da expectativa de vida, diminuição da mortalidade infantil e desencorajamento do uso de métodos contraceptivos.

Consequências: a superpopulação está relacionada diretamente com o aumento do consumo e, consequentemente, a produção de resíduos. Quanto mais pessoas no mundo, maior a demanda por água, comida, energia, entre outros.

Além disso, poluição, pobreza, destruição de florestas para construção de cidades, aumento da desertificação pela degradação do solo e surgimento de epidemias são acontecimentos mais propensos.

Possíveis soluções: conscientização da população, planejamento familiar e diminuição da taxa de crescimento populacional.

Leia também sobre crescimento populacional.

Extinção de espécies

Problema: ameaça de desaparecimento de espécies no planeta.

Causas: embora a extinção seja algo que aconteceu em vários momentos no planeta, outros fatores, como poluição, mudanças climáticas, destruição do habitat, caçadas e desastres ambientais têm intensificado a ocorrência do fenômeno.

Consequências: alteração das cadeias alimentares, perda da biodiversidade, redução de recursos alimentares, interferência na autorregulação do ambiente, entre outros.

Possíveis soluções: educação ambiental, preservação dos habitats, proteção das espécies ameaçadas de extinção, combate ao tráfico principalmente de animais, entre outros.

Conheça os animais em extinção no mundo.

Modificação genética

Problema: os organismos geneticamente modificados, frutos da introdução de genes de outras espécies, podem acarretar uma poluição genética no ambiente.

Causas: a busca para desenvolver espécies com características desejáveis, que de forma natural não aconteceria, levou a criação das plantas transgênicas, cujos efeitos ainda são difíceis de estimar com a liberação no ambiente.

Consequências: ameaça à biodiversidade, contaminação por transgenes, eliminação de espécies, exposição à agentes tóxicos, surgimento de pragas.

Possíveis soluções: conscientização sobre os riscos, legislação atualizada, estudo do impacto causado.

Leia também sobre:

  • Impactos ambientais
  • Problemas ambientais no Brasil
  • Exercícios sobre problemas ambientais

Breve resgate histórico sobre a origem dos problemas ambientais da atualidade

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Qual é a origem dos problemas ambientais?

Pela literatura revisada foi possível perceber que os processos de degradação do meio ambiente começaram ocorrer a partir da colonização do Brasil, onde se iniciou a exploração dos recursos naturais, como por exemplo, do ouro, de terras para extração de madeira, consumo de animais silvestres, construção de estradas, ...

Quais são os principais problemas ambientais da atualidade?

Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e também de outras espécies.

Qual a origem dos problemas ambientais brasileiros?

Os atuais problemas ambientais brasileiros estão bastante relacionados com o desenvolvimento da agropecuária, o extrativismo vegetal e a falta de infraestrutura das cidades.

Quais os principais acontecimentos que marcaram a história da evolução ambiental?

1960 – 1970 – Nesse período, grande parte dos conhecimentos atuais dos sistemas ambientais do planeta foi desenvolvido. 1972 – Conferência de Estocolmo, discussão do desenvolvimento e ambiente, conceito de eco-desenvolvimento. 1973 – Foi criada, no Brasil, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA).