Como mandar mensagem perguntando sobre vaga de emprego

Depois de uma entrevista de emprego, é normal querer ser atualizado sobre o processo de contratação, especialmente se você acredita que teve um bom resultado. No entanto, há diversas armadilhas que devem ser evitadas ao enviar um e-mail de acompanhamento. Se você parecer insistente, desleixado ou informal demais, pode prejudicar suas chances de conseguir o emprego.

Hora certa para enviar o e-mail

Espere um tempo após a entrevista. Há uma boa chance de que o entrevistador esteja conversando com outros candidatos, então não é uma boa ideia contatá-lo tão depressa. Aguardar alguns dias antes de pedir uma resposta é muito importante.

Tom de voz

Independentemente do clima da sua entrevista, mantenha seu tom profissional e formal. Não é o momento certo para ser engraçado, mas sim para ser claro e objetivo sobre a sua mensagem. Você está apenas procurando uma atualização sobre o recrutamento, então vá direto ao ponto e não perca tempo com conversas desnecessárias.

O que incluir na mensagem

É importante ser disciplinado ao pedir um feedback. Considere essas dicas para enviar uma mensagem profissional e simples com as melhores chances de receber uma resposta:

Assunto

Não há necessidade de passar horas pensando no assunto do e-mail. A abordagem mais eficaz para que a sua mensagem seja lida rapidamente é responder ao e-mail mais recente entre você e o entrevistador. Se isso não for possível ou se vocês não tiverem trocado mensagens anteriores, inclua seu nome, a data e a hora da entrevista no assunto.

Siga esse formato: “João Silva – Re: Entrevista na terça-feira às 16h”.

Corpo do texto

Mantenha o texto simples. O motivo pelo qual você está enviando um e-mail é a solicitação de uma atualização da vaga e o entrevistador saberá disso antes mesmo de abrir sua mensagem. Seja educado, direto e siga esses passos:

  • Agradeça a entrevista
  • Explique que você deseja um feedback e seja específico sobre a vaga
  • Reafirme seu interesse na posição e nas próximas etapas
  • Peça uma atualização do progresso, explicando que qualquer informação que possam lhe dar será muito apreciada

Assinatura

Após expressar seu interesse e pedir uma atualização, finalize o e-mail se colocando à disposição para tirar quaisquer dúvidas do entrevistador. Fale que está no aguardo de uma resposta e agradeça.

Verificações finais

Por mais óbvio que pareça, não esqueça de reler seu e-mail antes de enviá-lo. Verifique que está bem espaçado, com a pontuação correta e sem erros de digitação. O uso corretor ortográfico pode ajudar.

Use nosso e-mail de exemplo como sugestão:

Assunto: João Silva – Re: Entrevista na terça-feira às 16h

Olá <nome do entrevistador>,

Agradeço a entrevista na <data da entrevista>. Foi ótimo conversar com você sobre o <nome do cargo> e tenho certeza de que essa vaga se encaixa perfeitamente no meu momento de carreira atual. Gostaria de receber uma atualização sobre o processo de recrutamento, agradeço por qualquer informação que você possa me fornecer sobre as próximas etapas. Além disso, fico à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido desde a última vez que nos falamos.

Fico no aguardo,

João Silva

Alternativas ao e-mail de acompanhamento

Se você ainda não tiver trocado e-mails com o entrevistador, talvez esse não seja o melhor tipo de acompanhamento a fazer. Dependendo da vaga para a qual você está se candidatando, as seguintes alternativas também podem ser consideradas:

  • Plataformas de mensagens instantâneas, como Skype
  • LinkedIn
  • Ligação por telefone
  • WhatsApp

Um pecado mortal que muitos candidatos a vagas de emprego cometem é não saber como fazer uma mensagem de apresentação aos recrutadores, ou sequer dar importância a esse detalhe.

Uma mensagem de apresentação (também conhecida como carta de apresentação) é um documento bem objetivo de uma página, que servirá como uma vitrine de sua credibilidade. Esse texto é o primeiro contato que seu recrutador terá com você ― antes mesmo de ler seu currículo ― e tem o intuito de “vender seu peixe”, de maneira que ele fique interessado em saber mais sobre sua vida profissional e suas competências para o trabalho.

Por isso, nessas poucas linhas você deve apresentar seu histórico de trabalho, comentar suas habilidades profissionais e seu interesse pessoal em se candidatar àquela vaga. Embora muita gente não se dê conta, os gerentes e recrutadores de contratação usam a mensagem de apresentação combinada com os currículos para selecionar os candidatos.

Para que você acerte em cheio na hora de montar o currículo e anexar a mensagem de apresentação ao documento, criamos este post com 6 dicas infalíveis:

  • Tenha objetividade e use recursos de escaneabilidade;
  • Adapte o conteúdo para cada vaga;
  • Seja cordial sempre;
  • Utilize a linguagem usada pela empresa;
  • Evite palavras difíceis;
  • Destaque sua vontade de ser contratado.

Vamos conversar melhor sobre cada uma delas? Dê uma olhada!

  • 1 Por que fazer uma mensagem de apresentação?
  • 2 6 dicas para acertar na sua mensagem de apresentação profissional

Por que fazer uma mensagem de apresentação?

Ao candidatar-se a uma vaga de emprego, você precisa convencer o destinatário de que merece ser convidado para uma entrevista. Então, de imediato, o recrutador vai analisar a clareza e a eficácia com que você defende sua posição e sua imagem profissional por meio da mensagem de apresentação.

Para fazer isso com sucesso, é preciso incluir sua experiência relevante para o cargo, ter um quê de persuasão e evitar erros básicos de ortografia e gramática, a fim de garantir a impressão desejada.

Além disso, lembre-se de que sua mensagem de apresentação pode aparecer de diferentes formas:

  • no corpo do e-mail, quando a empresa solicita o envio por esse canal;
  • no próprio currículo, muito comum ao serem enviadas versões impressas, mas também por e-mail;
  • em um portfólio, especialmente para áreas criativas como de design e projetos.

Passos para uma carta de apresentação eficaz

Lembre-se de que, ao escrever uma mensagem de apresentação, você deve seguir estes passos:

  1. Apresente-se.
  2. Mencione o cargo ou a função para qual você está se candidatando.
  3. Mostre que suas habilidades e sua experiência correspondem às habilidades e experiências necessárias para o cargo.
  4. Incentive o recrutador a ler o seu currículo.
  5. Termine a mensagem com um plano de ação (por exemplo, a solicitação de uma entrevista ou uma reunião).
  6. Despeça-se cordialmente.

6 dicas para acertar na sua mensagem de apresentação profissional

Agora que você já sabe a importância de se dedicar a esse documento e os passos para fazê-lo, confira nossas dicas para escrever uma mensagem de apresentação que vai colocar você entre os melhores currículos.

1. Tenha objetividade e use recursos de escaneabilidade

Ao escrever a mensagem de apresentação de seu currículo, você não pode fazer rodeios. Lembre-se de que, muito provavelmente, os recrutadores recebem pilhas de currículos ao abrirem um processo seletivo; então, você não pode esperar que ele ficará admirando o seu por muito tempo.

Nesse sentido, em primeiro lugar, observe qual será o meio de envio. Se for por meio eletrônico, a leitura é ainda mais dinâmica. Então, você precisa ter bastante objetividade e defender sua candidatura em poucas linhas.

Além disso, independentemente do formato de sua mensagem, procure escrever frases e parágrafos curtos (pois isso facilita o entendimento), alinhe o texto à esquerda e negrite pequenos trechos importantes que ressaltam pontos-chaves.

2. Adapte o conteúdo para cada vaga

Não incorra no erro de mandar textos padronizados, porque isso todo mundo faz. Demonstre que você conhece a empresa e conecte-se com a missão dela. Ao fazer isso, certamente você saltará na frente de muitos outros currículos, pois os recrutadores enxergarão um real interesse seu em trabalhar na organização.

Claro que alguns trechos ficarão parecidos com os de outras mensagens, afinal, você é a mesma pessoa. Contudo, para cada vaga é importante observar os prerrequisitos e adequar sua experiência a eles. Com uma boa mensagem de apresentação, ainda que você não tenha certas experiências mais aprofundadas, esse detalhe torna-se administrável e você não perde a chance de avançar no processo seletivo.

3. Seja cordial sempre

Estamos vivendo um tempo de muita correria e impessoalidade. Dessa forma, um importante diferencial é criar uma relação de empatia com os recrutadores já no primeiro contato ― nesse caso, por meio da mensagem de apresentação.

Então, mantendo a educação que o tom de uma conversa entre desconhecidos exige, demonstre cordialidade e franqueza em suas palavras. Adotar essa postura também reforça a ideia de que você dedicou tempo para redigir o documento e não saiu aplicando “Control + C, Control + V” na hora de entrar em contato com essa empresa.

Aliás, como aluno da Unopar, você tem um contato direto com diversas empresas da região e pode procurar a vaga de emprego tão esperada por meio do Canal Conecta. Uma oportunidade e tanto para você distribuir o seu currículo, não é mesmo?

4. Utilize a linguagem usada pela empresa

Antes de enviar uma mensagem de apresentação, também é importante verificar qual é o tom que a empresa costuma utilizar em suas conversas. Normalmente, empresas mais modernas, como é o caso das startups, costumam utilizar uma linguagem mais jovial; empresas mais tradicionais, como escritórios jurídicos, esperam que seus candidatos se comuniquem com bastante formalidade.

Para isso, reforçamos a segunda dica: você deve se conectar com a missão da empresa e, indo além, estudar um pouco sobre suas rotinas e práticas. Uma maneira bem interessante de descobrir qual é o tom da comunicação que organização utiliza é entrar em suas redes sociais e estudar alguns de seus conteúdos (artigos de blog, vídeos etc.).

5. Evite palavras difíceis

Não confunda formalidade com vocabulário de alta complexidade, ou você acha que o recrutador terá um dicionário em mãos para ler o seu currículo? Lembre-se de uma coisa: você pode escrever uma mensagem de apresentação de alto nível com um vocabulário simples e palavras bem colocadas.

Nada de utilizar expressões como “por obséquio” e “vossa senhoria”, entre outras. Na verdade, até o chavão “Venho por meio desta…” é bastante clichê. Como diz o ditado “o chique é ser simples”, então, busque uma forma coerente e criativa de se expressar, mas sempre respeitando a linguagem adequada para o contato com a empresa.

6. Destaque sua vontade de ser contratado

Mesmo em poucas palavras, tente emocionar o leitor, destacando sua vontade de trabalhar efetivamente. Lembre-se de que as melhores empresas estão em busca de talentos que se engajem com os propósitos organizacionais e que queiram dar o melhor de si.

Para isso, enfatize por quais razões você sente ter preparo para assumir esse cargo, demonstrando que sua motivação pessoal é um diferencial importante para a sua contratação. Em outras palavras, essa é a “cereja do bolo” para convencer o recrutador a não colocar seu currículo no arquivo.

Esperamos que essas dicas ajudem você a redigir uma mensagem de apresentação de alto nível. Utilize-as sem medo e verá o quanto seu currículo será valorizado. Como estamos em um mercado de extrema competição, somente aqueles que têm proatividade se destacam. Seja você uma dessas pessoas!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que todos possam saber como escrever um currículo completo e cheio de qualidade!

Como mandar mensagem para empresa perguntando sobre processo seletivo?

Conteúdo: a sua pergunta precisa ser endereçada a quem está conduzindo o recrutamento, de forma clara, objetiva, sucinta e educada. É importante começar o texto com uma saudação, informar o nome da posição à qual você se candidatou e se identificar ao final da mensagem. É de bom-tom agradecer a oportunidade.

Como mandar mensagem para saber sobre vaga de emprego?

Planeje sua mensagem Tente incluir um tema, interesses ou conexões em comum como forma de iniciar a conversa, captar a atenção e aumentar as chances de retorno. Depois do primeiro contato e tendo uma resposta positiva, escolha um momento apropriado para detalhar seu interesse em uma recolocação ou vaga anunciada.

Como perguntar se a vaga de emprego?

Descreva rapidamente seu histórico profissional e acadêmico e pergunte se há vagas disponíveis na sua área..
Por exemplo, escreva: “Caro Sr. ... .
Se não conseguir encontrar o responsável pela área de contratação e só tiver o contato de um funcionário da empresa, peça para ele passar o contato de alguém do RH..

Como mandar mensagem perguntando sobre a entrevista?

“Olá, XXX! Aqui é o [seu nome]. Eu estou no processo seletivo da vaga XYZ. Escrevo porque estou interessado na posição e gostaria de ter uma previsão da data de retorno da minha última entrevista, que aconteceu no dia YYY.