Qual a diferença do bolo para o Cake?

Dicas

Especialista explica as características de cada um em tempo de preparo, tipos de massa e recheio

Qual a diferença do bolo para o Cake?

Bolos são aerados e macios, enquanto as tortas são mais sequinhas

Unsplash

Recheio
O chef lembra que tortas e bolos podem ser recheados com sabores semelhantes, mas o que vai diferenciar é o ponto do recheio, tipo de massa e acabamento. Mas como assim? Pense no brigadeiro como exemplo. Nos dois casos, é preciso uma massa que consiga receber o recheio sem que elas se quebrem, já que o leite condensado cozido tende a ser mais pesado. Para o bolo, porém, é necessário que não seja um ponto muito duro, para não dificultar o manuseio na massa, nem que seja tão mole para não escorrer pelas laterais. No caso da torta, apesar de não haver o risco de escorrer pelas laterais da massa, é necessário que o ponto do brigadeiro seja mais durinho, a fim de não molhar a massa ou vazar.

Massa e tempo de forno
O cozimento também é um diferencial na hora de assar as massas. Para as tortas, as formas costumam ser caneladas, de espessura menor e mais baixas, com temperatura a 180 ° (pode variar de acordo com seu forno) e o tempo entre 20 a 40 minutos. Bolos precisam de formas maiores, com pelo menos 8 a 10 centímetros, mais altas para que o conteúdo não transborde e que a massa consiga ficar lisa e bem acabada. A temperatura também costuma ser 180 °, mas leva em média 40 minutos para ser assado. 

Ainda assim, não são só os ingredientes que diferenciam as duas receitas. Essa variação pode depender também das regiões do Brasil. No Sul, por exemplo, a Torta Marta Rocha é um bolo estruturado com base de pão de ló, suspiros e castanhas. “Se a gente for pro Nordeste, a torta é similar ao nosso bolo recheado de aniversário, enquanto bolo é o que leva pasta americana. Então varia muito de região para região”, pontua.

TIPOS DE MASSA DE TORTA

São conhecidos principalmente três tipos de massa de torta: sucrée, sablée e brisée. Já as massas de bolo podem se diferenciar entre pão de ló, amanteigada, génoise e chiffon. A seguir, conheça a diferença entre elas.

Sucrée
Costuma ter mais açúcar na massa e é indicada para recheios mais cítricos, como tortas de limão, para equilibrar a acidez.

Sablée
É uma massa mais neutra, que aceita bem recheios mais doces ou neutros, como, por exemplo, o banoffee ou morango.

Brisée 
É um tipo de massa mais sensível, usada para fazer tartelete e tortinhas. “Imita uma massinha esfarelenta, que gruda no céu da boca por causa da manteiga”, diz o professor de confeitaria. 

TIPOS DE MASSA DE BOLO

No geral, as massas de bolo levam ingredientes parecidos que são ovo, farinha, fermento e açúcar. Suas principais diferenças estão no processo, como usar clara e neve,  o movimento de adição de ingrediente entre outros. “ É esse movimento que parece que não, mas faz toda a diferença na no ponto da massa”, comenta o chef de cozinha. Alguns tipos de massa de bolo:

Pão de ló
Esse tipo de massa de bolo leva açúcar, farinha e ovo. A principal diferença é a fermentação mecânica, feita ao bater os ovos com açúcar, e a técnica de incorporar farinha movimentando de baixo para cima para manter o ar responsável pela fermentação. É um bolo típico de Portugal.

Amanteigada
Como o próprio nome já diz, ela leva mais manteiga para a massa ser mais densa e ter mais estrutura. Bolos assim conseguem aguentar recheios mais pesados, como os que levam pasta americana.

Génoise
Muito comum na França e na Itália, é semelhante ao pão de ló. Leva os mesmos três ingredientes - açúcar, farinha e ovo - porém o modo de preparo é diferente, usando manteiga clarificada para ficar mais elástica. É a massa usada para rocamboles.

Chiffon
Segundo Alan, é uma massa mais “americanizada”, criada principalmente para receber o recheio buttercream.

Você que adora um doce, e é apaixonado por bolos e tortas, precisa ler este post. Qual é a diferença entre um bolo e uma torta? Até mesmo quando você decide preparar um em sua casa, podem surgir dúvidas quanto ao tipo de massa, recheios e modo de preparo de cada um. Mas não se preocupe, estas dúvidas são recorrentes na maioria das pessoas. Que tal esclarecer algumas dúvidas agora em nosso blog? Confira abaixo. Bolo

Qual a diferença do bolo para o Cake?

Massa macia e aerada Os bolos trazem uma massa mais macia e aerada, sendo preparada à base de farinha de trigo, leite, ovos, açúcar, ou manteiga e assada no forno. A massa pode também ser incrementada de uma infinidade de ingredientes. Podem estes ser fubá, frutas, chocolate, nozes e muito mais. Além disso, a massa do bolo costuma ser mais pesada que a de uma torta, sem contar que as proporções da massa no bolo são maiores do que a quantidade de recheio. Criatividade na hora de rechear Um bolo pode ser recheado ou não. Fica a critério de quem está preparando! Porém o recheio deixa a receita ainda mais saborosa, e como a massa do bolo é mais densa, ela suporta qualquer tipo de recheio. Entre as opções mais clássicas estão frutas, nozes, castanhas, chocolates e outros. Também vale lembrar das coberturas, um acabamento indispensável para quem ama doces. E neste quesito podemos pensar em chantili, marshmallow, pasta americana, ganache, etc. Tempo de forno Cerca de 40 minutos, em forno preaquecido a 180°, é o tempo que um bolo precisa para assar. Porém, dependendo do tipo de forno, este tempo pode ter alguma variação. Tortas

Qual a diferença do bolo para o Cake?

Massa é uma base úmida e mais elaborada No caso das tortas, a massa é bem mais elaborada. Geralmente costuma ser mais cremosa, úmida e sofisticada. Pode ter a base amanteigada, feita de biscoito, ter várias camadas de recheios. Nas tortas, a massa é mais leve que a do bolo. A massa nesse caso também pode se estender pelas laterais da sobremesa e até por cima, parecida com uma crosta, mais crocante ou cremosa de acordo com os ingredientes utilizados. Mais quantidade e cremosidade nos recheios Uma torta é feita basicamente por massa, recheio e cobertura. Ela é bem recheada, com misturas cremosas e coberturas que vão do chantili, marshmallow entre muitas outras. Os recheios nestes casos são um universo a parte. Há muitas possibilidades. Creme de brigadeiro, merengue, frutas e muitos outros ingredientes fresquinhos que dão mais delicadeza ao sabor da torta. Tempo de forno A massa da torta fica no forno por entre 20 e 40 minutos, numa temperatura de 200° C. O tempo pode variar de acordo com o tipo de forno. ‌

#Tortas #Bolo #Cake #TortaArtesanal