Qual é a função da contabilidade pública?

Marcos Bergamasco - Agência Phocus

Qual é a função da contabilidade pública?

Isaías Lopes da Cunha

A profissão contábil foi regulamentada pelo Decreto-Lei n° 9.295, de 25 de abril de 1946, no qual disciplinou o exercício e as prerrogativas profissionais do contador e do técnico em contabilidade. Em homenagem a essa conquista, a data 25 de abril foi designado como “Dia do Profissional da Contabilidade”.

A contabilidade é uma ciência que estuda, registra e controla o patrimônio das entidades privada e pública, fornecendo informações econômicas e financeiras essenciais à tomada de decisões pelos administradores. A contabilidade pública, por sua vez, “é um dos ramos mais complexos da ciência contábil, e tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras, patrimoniais” das entidades públicas (Kohama, 2000, p.50).

A atividade contábil, pela sua grandeza e importância, se fundamenta em princípios, leis e normas infralegais emanadas de autoridades tributárias e de órgãos reguladores que disciplinam determinados setor ou segmentos da atividade econômica (RFB, MPAS, STN, BACEN, CVM e SUSEP).

Nesse sentido, a contabilidade aplicada ao setor público é regida pelos artigos 83 e seguintes da Lei nº 4.320/64, a qual tem, entre outras, as seguintes finalidade: (i) evidenciar perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados; (ii) realizar ou superintender a tomada de contas dos agentes responsáveis por bens ou dinheiros públicos; (iii) (iv) controlar os direitos e obrigações oriundos de ajustes ou contratos da Administração Pública; (v) registrar os débitos e créditos da Administração Pública com individualização do devedor ou do credor; (vi) evidenciar os fatos ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial, mediante prévio dos créditos orçamentários, a despesa empenhada, a despesa realizada e as dotações disponíveis, das obrigações e operações financeiras e dos bens patrimoniais.

Com a convergência das normas de contabilidade pública às Normas Internacionais de Contabilidade, o foco da contabilidade deixa de ser o orçamento e passa a ser o patrimônio, trazendo os impactos e desafios para organizações públicas, tais como: (i) reconhecimento das receitas e despesas pelo regime de competência; (ii) realização de depreciação, amortização e exaustão do ativo não circulante, (iii) realização de provisões para as despesas com pessoal, perdas ou contingências; iv) implantação e manutenção de sistema custos.

Para esse exercer esse sacerdócio, a legislação requer habilitação profissional específica e amplo conhecimento multidisciplinar em matemática, economia, administração e direito (tributário, do trabalho, previdenciário e empresarial). Por isso, o contador é o profissional habilitado para registrar, analisar, controlar e evidenciar os atos e fatos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Desta feita, o contador é o agente que materializa e/ou verifica a conformidade dos atos de gestão orçamentária e financeira no Sistema de Contabilidade, mesmo que sejam executados por servidores dos Sistemas de Planejamento e Orçamento, Tributação e Administração Financeira, bem como instrumentaliza e organiza a prestação de contas dos administradores públicos ao Tribunal de Contas e ao Poder Legislativo.

Atualmente, os profissionais da contabilidade, especialmente os contadores estão vinculados às carreiras das áreas finalísticas (Saúde, SEMA, DETRAN etc.) ou à carreira da “Área Meio da Administração Pública”, no cargo de Analista Administrativo – Perfil Profissional Contador, regido pela Lei nº 10.052/2014 que não lhe asseguram prerrogativas funcionais e profissionais.

Pela complexidade e relevância das funções da contabilidade, é indispensável o fortalecimento do Sistema de Contabilidade do Governo do Estado e a valorização profissional dos contadores públicos, por meio da criação da Contadoria Geral do Estado e da carreira de Contador do Estado, assegurando-lhes prerrogativas e retribuições equivalentes às das carreiras de estado.

Nesse contexto, tramita uma Proposta de Medida Provisória no MPOG de fortalecimento dos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Contabilidade e de Custos do Poder Executivo Federal, estruturando o Sistema de Contabilidade Federal e criando a carreira de contador público visando atender os Acórdãos nº 2.351/2006 e nº 1.979/2002, do Plenário do TCU.

No âmbito do Estado de Mato Grosso, a Presidente do CRC/MT, contadora Silvia Cavalcanti, em uma ação proativa em prol da valorização profissional da classe contábil, reuniu com o Governador Pedro Taques para tratar sobre a criação da carreira de contador do Estado, bem como, em audiência com o Presidente do TCE/MT, Conselheiro Waldir Teis, pediu apoio à aprovação da proposta de criação da carreira de contador público.

Portanto, a estruturação do Sistema de Contabilidade do Estado e a valorização dos contadores públicos será um marco na gestão pública estadual, pois estes profissionais exercem uma função essencial, necessária e indispensável, na gestão fiscal, transparência e fiscalização dos recursos públicos a cargo dos órgãos de controle, porque sem informações contábeis não há controle orçamentário, financeiro e patrimonial.

* Isaias Lopes da Cunha. É Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. E-mail:

Quais as principais funções da contabilidade pública?

O objetivo da contabilidade pública é calcular, analisar e gerar informações orçamentárias, econômicas e financeiras para auxiliar os gestores das entidades públicas a tomar sempre as melhores decisões em prol da população, além de permitir também um melhor controle externo e social.

Qual é a função social da contabilidade pública?

A função social da contabilidade pública é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, sejam os de natureza orçamentária, econômica, financeira ou física do patrimônio da entidade do setor público, visando atender aos aspectos legais, independentemente do controle social.

Qual é o conceito de contabilidade pública?

A Contabilidade Pública, também conhecida como de Contabilidade Governamental é o ramo da contabilidade que se dedica ao estudo do Patrimônio dos entes públicos, que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações.

Qual é o objetivo principal da contabilidade?

Ela trata de uma ciência social, mas qual o objetivo da contabilidade? Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.