Causas e consequências do abandono escolar em Angola pdf

Atas do 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura “Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas", organizadas por L. Almeida, A. Araújo, A.P. Cabral, J. Cruz, J.C. Morais & M. Simões

Estudantes Adultos em Doutoramento: Como se caracterizam e quais as suas maiores aprendizagens? (pp.554-572)

1923 palavras 8 páginas

Introdução
O presente trabalho, tem como objetivo apresentar as reflecções sobre a abandono escolar em Angola diagnosticar as causas e consequências, posteriormente propor algumas medidas para minimizar este fenómeno.

Numa sociedade em que deseja o desenvolvimento a educação torna-se a base fundamental para um progresso social por todos desejados. Dai que o abandono escolar é um grande encrave para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
Em Angola o índice do abandono escolar tem vindo a ser cada vez mais preocupante nos últimos anos. Muitos são as causas desse fenómeno como:
- Dificuldade de assimilação dos conteúdos curriculares;
- Avaliação incorreta;
- A falta de ética e deontologia profissional de alguns professores;
- Questões familiares como (divorcio, dificuldade financeira, economia excessiva numero elevado de filhos, gravidez precoce, casamentos prematuros,);
-Ouso de álcool e drogas;
-Impulsionamento a uma entrada precoce no mundo do trabalho e do dinheiro;
-Dificuldade em lhe dar com conflitos que surgem na escola como: a rejeição por parte dos colegas, por algumas particularidades físicas ou de personalidade;
-A falta de acompanhamento dos pais e encarregados de educação;
-A falta de incentivo por parte dos professores;
-Dificuldade de assimilaçãodos conteúdos curriculares
- A educação clássica transforma a memoria humana num banco de dados. Amenoria humana não tem essa função.

São varias as disciplinas com conteúdos muitos vastos e os professores da nossa época muitos pensam que o bom aluno é aquele que consegue decorar tudo aquilo que esta em um fasciculo ou os conteúdos administrados pelos professores.

Muitos dos alunos vem isto como uma carga muito grande de suportar, isto vás co que eles percam o gosto pela aprendizagem que prefere abandonar a escola.

Os tipos de avaliação
Como uns dos grandes problemas da nossa escola é que a prova é utilizada com intimidação, isto cria um


Relacionados

  • agua

    2601 palavras | 11 páginas

    Lido: 26032 Vezes - Estude mais em: Biologia A descoberta de rio subterrâneo embaixo do Rio Amazonas O Estado brasileiro do Amazonas já é dono do maior rio do mundo em volume de água. Agora existe a possibilidade dele também ser dono do maior rio subterrâneo do planeta. Pesquisadores do Observatório Nacional, no Rio ... Autor: Juliana, Grupo Escolar - Lido: 10191 Vezes - Estude mais em: Geografia A Força das Águas Por Rodnei Vecchia Se as guerras do século XX foram motivadas pela exploração….

  • Rapunzel

    3544 palavras | 15 páginas

    de orientação e discussão do estágio |10 | |02 |Apresentação do estagiário na unidade escolar |03 | | |Pesquisa no documento de registro do planejamento (plano escolar), para conhecimento da | | |03 |concepção de aprendizagem adotada pela escola para a educação infantil. |03….

  • Trabalho no frio

    1501 palavras | 7 páginas

    No ano de dois mil e deis empatamos as pausas, tendo redução de afastamento e atestado médicos, e isto é um custo amenos na empresa funcionário acaba ficando mais satisfeito e acaba produzindo mais. Mudança de cultura dos funcionários e ate mesmo do dono da empresa Primeira reunião do sindicato e com ministério do trabalho foi certamente com frigorifico e veio trazer uma realidade que agente não reconhecia que e a existência grande frigorífica de. E avia muito trabalho repetitivo e sem nem uma….

  • DESAFIOS

    3287 palavras | 14 páginas

    resolver um problema”. 3- Resolução de um problema em forma de um projeto. Etapas da resolução de problemas e conceitos importantes ao executar um projeto. 4- Projeto e sua Avaliação. O que é um Projeto, e porque incluir projetos no currículo escolar? Arquivo que introduz essas questões e os critérios que podem ser utilizados para avaliar um projeto. Referências: 1- Oficina da Mente - www.officinadamente.com.br 2- Trechos extraídos de “A Arte de Resolver Problemas”, de George Polya; e “Aventuras….

  • Prova de matematica

    8546 palavras | 35 páginas

    C C C C C D D D D D E E E E E A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E SEED0902/19-PEBII-Matemática-20-manhã 2 CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 01. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.° 9.394/96, é correto afirmar que o Sistema Educacional Brasileiro: I. compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior; II. compreende as instituições de ensino mantidas pela União….

  • TRABALHO

    16549 palavras | 67 páginas

    ver com todos indistintamente. 1.5 – O Pequeno Empresário e a Busca de Novos Caminhos Políticos e Éticos É relevante a preocupação com assuntos éticos em pequenas empresas. Brown e King (1982) procuraram avaliar numa pesquisa as percepções dos donos de pequenas e outros que são consideradas como grandes empresas, a fim de perceberem quais são os fatores internos e externos que afetam a ética das pequenas empresas. Os resultados mostraram que as pessoas das pequenas empresas têm padrões éticos….

  • Cantina Escolar

    4597 palavras | 19 páginas

    AS INFLUÊNCIAS ALIMENTARES NAS CANTINAS ESCOLARES QUE INTERFEREM NA SAÚDE DA POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL INFLUENCES FOOD IN SCHOOL CANTEENS AFFECTING THE HEALTH OF THE CHILD POPULATION INFLUENCIAS DE ALIMENTOS EN LOS COMEDORES ESCOLARES QUE AFECTAN A LA SALUD DE LA POBLACIÓN INFANTIL DANIELE DE MORGADO MACEDO1 FABÍOLA HOUTET DE CARVALHO OLIVEIRA2 RICARDO LAINO RIBEIRO3 1Bacharelando em Nutrição – UNIGRANRIO, 2Bacharelando em Nutrição – UNIGRANRIO, 3Docente do Instituto de Ciência….

  • Educação

    5199 palavras | 21 páginas

    de trabalho). Os interesses dessas classes, por serem divergentes só se sustentavam mediante a dominação de uma classe sobre a outra. (ARANHA, 2006.p.196) Observa-se então que o trabalho assalariado foi separando os trabalhadores da burguesia,dos donos dos meios de produção. Com a sociedade capitalista surgem as desigualdades que podem ser caracterizada pela pobreza, o desemprego, o preconceito e etc. Muitos países como o Brasil não são tão pobres, mas são tão desiguais que, apesar de apresentarem….

  • PERCEP O E ATEN O

    7440 palavras | 30 páginas

    Coerentemente um a definição de “estímulo” comentada anteriormente, poderíamos dizer que o novo corte de cabelo da namorada não foi estímulo para o comportamento do rapaz, ser o quanto um dado som que o cão ouve não é estímulo para o comportamento de seu dono. A diferença é que o rapaz tem todo o aparato fisiológico necessário para ver ou perceber) o cabelo da namorada, mas, pelo menos aquele momento, este não é um estímulo relevante (ao que ele esteja atento) de seu ambiente. Portanto, se o corre de cabelo….

  • trabalho

    1357 palavras | 6 páginas

    que o referido passageiro est em movimento. De acordo com os conceitos de movimento e repouso usados em Mecnica, explique de que maneira devemos interpretar as afirmaes de Helosa e Abelardo para dizer que ambas esto corretas. 02) Imagine um nibus escolar parado no ponto de nibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas. Quando o nibus entra em movimento, sua posio no espao se modifica ele se afasta do ponto de nibus. Dada esta situao, podemos afirmar que a concluso ERRADA que a) o aluno que est….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as consequências do abandono escolar?

Além de comprometer o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural dos indivíduos, o abandono escolar tem como reflexo direto a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. As pessoas que não conseguem terminar os estudos, geralmente acabam ocupando cargos informais, de menor qualificação e remuneração baixa.

Quais são os principais motivos de abandono escolar?

Quais são as principais causas da evasão escolar?.
Falta de dinheiro para pagar mensalidade. ... .
Gravidez não planejada na adolescência. ... .
Pouco suporte emocional da escola e da família. ... .
Desinteresse pelo aprendizado. ... .
Dificuldades de aprendizagem. ... .
Levantar informações sobre evasão escolar na instituição de ensino..

O que causa o abandono escolar pelos jovens?

Falhas da escola E até mesmo uma falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos alunos, por exemplo. Outros fatores que são importantes de mencionar e que ainda são causas de abandono e evasão, como desigualdade social, gravidez na adolescência, distância entre a escola e a casa, e até fatores socioemocionais.