Quais regiões são mais frequentes os terremotos no mundo e no Brasil?

Os terremotos ou abalos s�smicos s�o classificados como eventos geol�gicos. Eles s�o definidos como fen�menos de vibra��o brusca da superf�cie da Terra que podem durar segundos ou minutos. Os terremotos ou abalos s�smicos s�o provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tect�nicas. Al�m disso os tremores tamb�m podem ser resultantes de atividade vulc�nica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra. O movimento � causado pela libera��o r�pida de grandes quantidades de energia na forma de ondas s�smicas.

As placas tect�nicas se movimentam lenta e sucessivamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um cont�nuo processo de press�o e deforma��o nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um ac�mulo de press�o que provoca um movimento brusco.

H� tr�s tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em dire��es contr�rias) e transformante (separa placas que est�o se deslocando lateralmente). Os movimentos convergente e divergente das placas provocam altera��es no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida). A parte que penetra tem o nome de zona de subduc��o. No oeste da Am�rica do Sul, por exemplo, o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental originou a cordilheira dos Andes.

A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tect�nicas (�tect�nica� tem origem na palavra �constru��o� em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos. As regi�es mais sujeitas a terremotos s�o aquelas pr�ximas �s placas tect�nicas como o oeste da Am�rica do Sul onde est� localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regi�es em que se formam novas placas como no oceano Pac�fico onde se localiza o Cintur�o de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de cent�metros a milh�es de quil�metros, como por exemplo, a falha de San Andreas na Calif�rnia, Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, localizado no limite das placas Norte-americana e do Pac�fico , ocorrem de 12 mil a 14 mil eventos s�smicos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Baseado em registros hist�ricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes terremotos (de 7,0 a 7,9 na Escala Richter) e um terremoto gigante (8 ou acima) podem ser esperados num ano.

Entre os efeitos dos terremotos est�o: vibra��o do solo, abertura de falhas, deslizamento de terra, tsunamis e mudan�as na rota��o da Terra. Al�m disso temos consequ�ncias prejudiciais ao homem como ferimentos, morte, preju�zos financeiros e sociais, desabamento de constru��es etc.

A regi�o onde ocorre a libera��o de energia s�smica (ondas s�smicas), ou a falha na rocha, � chamada de regi�o focal ou foco s�smico - hipocentro. O ponto diretamente acima do foco, na superf�cie da Terra, � chamado de epicentro. A zona ao redor do epicentro � normalmente a mais afetada por um abalo s�smico.

Em alguns terremotos, os tremores s� podem ser registrados por aparelhos denominados sism�grafos. Outros s�o abalos t�o violentos que devastam extensas regi�es.

O maior terremoto j� registrado foi o Grande Terremoto do Chile, em 1960, atingindo 9.5 na escala de Richter, em seguida o da Indon�sia, em 2004, registrando 9.3 na mesma escala. O que um terremoto provoca na superf�cie da Terra, tal como, tremor sentido pelas pessoas, rachaduras nas paredes ou no solo, desabamentos de edifica��es, etc., pode ser medido como sua intensidade, na escala denominada Escala Mercalli. A escala mais usada para medir a grandeza dos terremotos � a do sism�logo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores.

Um estudo de ge�logos americanos divulgado em Maio de 2008 sugere que terremotos de grandes propor��es � como o que devastou a prov�ncia chinesa de Sichuan, no dia 12 de maio de 2008 � podem provocar tremores secund�rios at� do outro lado do planeta. O ind�cio do fen�meno foi publicado no jornal cient�fico brit�nico Nature Geoscience, por uma equipe de pesquisadores da Ag�ncia de Pesquisa Geol�gica dos Estados Unidos (US Geological Survey). Segundo eles, 12 dos �ltimos 15 grandes terremotos � de magnitude superior a 7 pontos na escala Richter � ocorridos desde 1990 deram origem a ondas s�smicas que provocaram, dias depois, pequenos abalos at� em continentes muito distantes do epicentro do tremor original.

O grande terremoto que sacudiu a costa da Sumatra (Indon�sia), em 2004, por exemplo, provocou abalos secund�rios em lugares como o Alasca, a Calif�rnia e o Equador, segundo os cientistas. Foram tremores menores, entre 3 e 5 graus, mas suficientes para assustar as popula��es destes locais. Os ge�logos n�o deram uma explica��o conclusiva para o fen�meno, apenas apontaram a rela��o entre tremores descoberta depois de analisarem registros de mais de 500 sism�grafos espelhados pelo mundo. E, coincid�ncia ou n�o, a regi�o central da Col�mbia foi abalada por um tremor de magnitude 5,5, duas semanas ap�s o grande terremoto chin�s, o que pode ajudar a comprovar a teoria.

Recomendar esta p�gina via e-mail:

Qual a região de maior incidência de terremotos no mundo?

As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo.

Qual região do Brasil ocorre mais terremotos?

Elas ocorrem com maior frequência na região Nordeste, devido à intensa movimentação interna da Terra nessa localidade. Leia também: Por que há tantos terremotos no Chile?

Quais são os principais locais de ocorrência de terremotos em nosso planeta?

Uma das principais zonas sísmicas da Terra encontra-se em uma região que abrange boa parte dos limites do Oceano Pacífico, indo desde o sul da América do Sul, passando pelo norte da América do Norte e estendendo-se pelo extremo leste da Ásia e da Oceania.

Quais são os maiores terremotos do mundo?

1°) Chile – Em maio de 1960, um terremoto de 9,5 graus na Escala Richter atingiu a cidade de Valdivia, provocando a morte de mais de 5.700 pessoas. 2°) Alasca – Um terremoto de 9,2 graus na Escala Richter atingiu o Alasca em 1964.