Cetoconazol dipropionato de betametasona para que serve

Cetoconazol dipropionato de betametasona para que serve
Cetoconazol ajuda a combater problemas causados por fungos Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash/Divulgação

Publicidade

O cetoconazol é um medicamento que serve para combater doenças causadas por fungos. Ele é vendido em comprimidos, mas também encontrado nas formas de creme dermatológico e xampu.

Na versão em pomada, há ainda a opção que une o cetoconazol ao dipropionato de betametasona.

É um medicamento antifúngico que combate micro-organismos causadores de problemas como dermatite seborreica (a famosa caspa), micose e candidíases (oral, vaginal ou sistêmica).

Outras doenças menos conhecidas também constam em bula, como a blastomicose. “É uma infecção que normalmente envolve os pulmões e é causada pelo fungo blastomyces dermatitidis”, explica Fernanda Ostrovski Sales, farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Para vencer a ação desses micro-organismos, o cetoconazol destrói a membrana que mantém os fungos vivos, chamada de ergosterol.

+ Leia também: Candidíase: tratamento, sintomas e prevenção

A pomada e o comprimido podem ser utilizados ao mesmo tempo?

Sim. A loção vai agir diretamente na lesão, e o comprimido ajuda a combater a infecção pela corrente sanguínea.

Para que serve a pomada de cetoconazol com dipropionato de betametasona?

O cetoconazol é um antifúngico e a betametasona, um anti-inflamatório. “A associação desses dois medicamentos elimina o fungo e ajuda a controlar a resposta inflamatória desencadeada por ele”, explica Fernanda.

A farmacêutica alerta, porém, que em infecção por fungos, a presença de um corticoide, como a betametasona, pode atrapalhar a ação do antifúngico. Por isso, é importante ter a avaliação médica antes de optar por esse tipo de pomada.

Como tomar o cetoconazol comprimido?

Deve ser ingerido com água, junto às refeições. A dose para os adultos é de 200 mg a 400 mg por dia.

Continua após a publicidade

Quanto dura o tratamento?

Em média, o tempo de tratamento é de duas a quatro semanas.

Idosos e crianças podem usar o medicamento?

Esse medicamento não deve ser utilizado por crianças menores de 2 anos. Nas maiores, um profissional de saúde deve avaliar se os benefícios de recorrer ao remédio superam os riscos.

“O cetoconazol também não deve ser a primeira escolha para o tratamento de micoses em idosos, uma vez que existem alternativas com melhor perfil de segurança”, aponta Fernanda.

E as gestantes ou mulheres que amamentam?

O cetoconazol deve ser evitado na gravidez e amamentação, especialmente quando se considera a ingestão de comprimidos.

Que tipo de medicamento não pode ser ingerido ao mesmo tempo que o cetoconazol?

Não se recomenda o uso concomitante com benzodiazepínicos (ansiolíticos), como diazepam, clonazepam, alprazolam, por prolongar os efeitos sedativos desse grupo.

O cetoconazol pode impactar o funcionamento do coração se for associado a remédios como metadona (analgésico), pimozida (antipsicótico) e cloroquina (imunomodulador).

“Pacientes em uso de anticoagulantes, como varfarina, rivaroxabana e dabigratana, devem ser monitorados, porque o cetoconazol pode aumentar o efeito deles”, alerta Fernanda. O mesmo vale a quem utiliza estatina, remédio que controla o colesterol.

Por outro lado, a ação do cetoconazol pode ser reduzida se misturado a substâncias como carbamazepina (anticonvulsivante) e rifampicina (antibiótico).

BUSCA DE MEDICAMENTOS

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

DISTRIBUÍDO POR

× O conteúdo apresentado no resultado da pesquisa realizada (i) não representa ou se equipara a uma orientação/prescrição por um profissional da saúde e (ii) não substitui uma orientação e prescrição médica, tampouco serve como prescrição de tratamento a exemplo do que consta no site da Farmaindex: “TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM A INTENÇÃO DE INFORMAR E EDUCAR, NÃO PRETENDENDO, DE FORMA ALGUMA, SUBSTITUIR AS ORIENTAÇÕES DE UM PROFISSIONAL MÉDICO OU SERVIR COMO RECOMENDAÇÃO PARA QUALQUER TIPO DE TRATAMENTO. DECISÕES RELACIONADAS AO TRATAMENTO DE PACIENTES DEVEM SER TOMADAS POR PROFISSIONAIS AUTORIZADOS, CONSIDERANDO AS CARACTERÍSTICAS PARTICULARES DE CADA PESSOA” • O conteúdo disponibilizado é meramente informativo, tendo sido obtido em banco de dados fornecido exclusivamente pela Farmaindex, sendo de única responsabilidade daquela empresa; • Isenção de qualquer garantia de resultado a respeito do conteúdo pesquisado; • Informativo de que caberá ao usuário utilizar seu próprio discernimento para a utilização responsável da informação obtida.

Continua após a publicidade

  • Anti-inflamatórios
  • Antibiótico
  • Candidíase
  • Coração
  • Criança
  • Fungos
  • Gravidez
  • Medicamentos
  • Terceira Idade
  • Tratamentos de saúde

A saúde está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA SAÚDE e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.

Para que é indicado a pomada cetoconazol dipropionato de betametasona?

Este medicamento é destinado ao tratamento de micoses (doenças inflamatórias da pele) que foram afetadas ou possam ser afetadas por fungos ou leveduras.

Onde posso usar cetoconazol dipropionato de betametasona?

O cetoconazol + dipropionato de betametasona é indicado no tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos ou leveduras.

Pode usar a pomada cetoconazol nas partes íntimas?

Sim, o medicamento cenotonazol é utilizado para tratar todos os tipos de sintomas de candidíase candidíase (oral, garganta, de vulva e vagina).

Para que o cetoconazol é indicado?

O cetoconazol comprimido é indicado para o tratamento de certas infecções causadas por fungos como blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose e paracoccidioidomicose quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes.