Quantos dias demora para menstruar depois da pílula do dia seguinte

Se tomou a pílula do dia seguinte e a menstruação não desceu, isso é normal e pode acontecer mesmo quanto a pílula do dia seguinte foi eficaz. Nos casos de atraso menstrual em mulheres que usam a pílula anticoncepcional, a mulher pode continuar tomando sua medicação regularmente, mesmo não vindo a menstruação. Provavelmente no próximo ciclo haverá um reajuste e o ciclo menstrual habitual será retomado.

A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação devido ao desequilíbrio hormonal que ela provoca. Após o uso da medicação, o organismo precisa se readaptar e reajustar o ciclo menstrual. Isso pode demorar algum tempo a depender de qual momento do ciclo menstrual você utilizou a pílula do dia seguinte.

Quantos dias demora para menstruar depois da pílula do dia seguinte

Quando a pílula do dia seguinte é usada próximo do período que viria a menstruação habitual, esse atraso pode ser de mais de 1 semana, prolongando o ciclo menstrual.

Normalmente, depois de tomar a pílula do dia seguinte, a menstruação volta a descer cerca de uma semana depois da data prevista.

Se a menstruação não ocorrer depois de 4 semanas da tomada da pílula, convém fazer um exame de gravidez.

Pílula do dia seguinte atrasa sempre a menstruação?

Não, nem sempre a pílula do dia seguinte atrasa a menstruação. Embora o atraso da menstruação seja um efeito colateral comum da pílula do dia seguinte, ele não ocorre na maioria dos casos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), para aproximadamente 57% das mulheres que tomam o anticoncepcional, a menstruação vem na data prevista. A maioria das mulheres apresenta pouca ou nenhuma alteração relevante no ciclo menstrual.

Ainda segundo a OMS, cerca de 15% das usuárias que tomam a pílula do dia seguinte podem apresentar um atraso de até 7 dias na menstruação. Aproximadamente 13% das mulheres que usam a medicação podem apresentar um atraso menstrual de pouco mais de 7 dias. Em 15% das mulheres, a pílula do dia seguinte pode antecipar a menstruação em até uma semana.

A pílula do dia seguinte não é o único método anticoncepcional que pode atrasar ou ainda antecipar a menstruação. O anticoncepcional injetável trimestral, o DIU de cobre e os implantes também podem causar irregularidade menstrual.

Depois de tomar a pílula do dia seguinte a menstruação volta ao normal?

Sim, depois de tomar a pílula do dia seguinte a menstruação volta ao normal. A irregularidade ocorre no período menstrual imediatamente seguinte ao uso da pílula. Com a vinda da menstruação, o ciclo volta ao normal.

A irregularidade no ciclo menstrual causada pela pílula do dia seguinte resolve-se espontaneamente. O uso correto do anticoncepcional não provoca alterações duradouras ou permanentes na data da menstruação.

No entanto, o uso repetitivo da pílula do dia seguinte pode tornar as alterações menstruais mais intensas, tornando difícil para a mulher prever a vinda da menstruação e identificar o seu período fértil.

Para maiores esclarecimentos sobre o uso da pílula do dia seguinte, consulte um médico clínico geral, médico de família ou ginecologista.

Para saber mais sobre a pílula do dia seguinte, você pode ler:

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou?

Sangramento após tomar pílula do dia seguinte é normal? Por que ocorre?

Pílula do dia seguinte dose única pode falhar?

Tomei a pílula do dia seguinte. Posso engravidar?

Referência:

FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

A pílula do dia seguinte altera a menstruação? Quais os efeitos colaterais? Respondemos a essas e outras dúvidas comuns de quem usou o contraceptivo.

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência que age bloqueando a ovulação e prevenindo uma possível gravidez depois de uma relação sexual desprotegida. Trata-se de um método com alta dose hormonal e que não deve ser usado com frequência.

Apesar de conhecido, o medicamento ainda gera muitas dúvidas, e aqui buscamos esclarecer os principais pontos sobre o que acontece após o uso da pílula. Confira.

A pílula pode alterar a menstruação e causar sangramentos?

Sim, a pílula do dia seguinte pode causar alterações no ciclo menstrual, mas isso não é uma regra. Quando ela é usada próxima ao fim do ciclo (na segunda metade), o mais comum é a menstruação adiantar, em média, em uma semana. 

Caso a pílula seja usada no início do ciclo (primeira metade), pode ocorrer um sangramento persistente e escurecido, como uma borra de café, durante todo o mês. Esse efeito não é motivo para preocupação e tende a se resolver espontaneamente.

Se não houver nenhum sangramento e a menstruação atrasar, a recomendação é fazer um teste para descartar a possibilidade de gravidez. 

Quais efeitos colaterais a pílula do dia seguinte pode causar?

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

Sintomas emocionais podem ocorrer principalmente se o medicamento for usado de forma contínua – o que não é recomendado –, mas o mais comum são os sintomas físicos. Muitas vezes, as pessoas se sentem mais ansiosas pelo medo de uma possível gravidez indesejada, e não por causa da pílula em si. 

Veja também: Coisas que acontecem no corpo durante a menstruação: o que é normal?

Como saber se a pílula funcionou?

Não há como ter essa certeza imediatamente. A pílula deve ser tomada até 72 horas depois da relação desprotegida, mas quanto mais rápido ela for usada, melhor. Porém, como todo método contraceptivo, não existe 100% de eficácia. 

A recomendação é realizar um teste de gravidez em caso de atraso menstrual, da mesma forma que seria feito sem a utilização da pílula. 

O que pode “cortar” o efeito da pílula?

O principal problema é quando ocorre um episódio de vômito até 2 horas após a ingestão da pílula. Nesses casos, a medicação não é absorvida pelo organismo, e pode-se repetir a dose.

Outra situação é o uso de medicações que aceleram o funcionamento do fígado e podem levar a uma metabolização muito rápida da pílula, como efavirenz e rifampicina, e medicamentos anticonvulsivantes como carbamazepina e fenitoína. Quem usa esses remédios deve consultar o médico para avaliar a necessidade de ajuste da dose da pílula do dia seguinte ou mesmo recorrer ao DIU de cobre, que também pode ser usado como um método de emergência para evitar gravidez.

A pílula do dia seguinte previne gravidez pelo resto do mês?

Não! A pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo – ela serve para bloquear a ovulação após a relação desprotegida. Para continuar tendo relações de forma segura, é necessário utilizar outro método contraceptivo habitual, como a camisinha, por exemplo, que também protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Se você precisa recorrer ao contraceptivo de emergência com frequência, é importante conversar com um médico sobre os métodos contraceptivos disponíveis, como DIU ou implante, que não precisam ser trocados por um longo período, e avaliar o que se adéqua melhor ao seu momento de vida. 

Posso engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?

Como mencionamos acima, nenhum método contraceptivo, de emergência ou não, tem zero índice de falha. Portanto, apesar de pequeno, o risco de gravidez ainda existe. 

Consultoria: Dra. Daniele Duarte, ginecologista e mastologista pela Universidade de São Paulo (USP); dra. Cecília Pereira, ginecologista e mastologista do Grupo Ifé Medicina.

Veja também: Pílula do dia seguinte em 5 perguntas | Patrícia de Rossi

É normal tomar a pílula do dia seguinte e não menstruar?

Principalmente no ciclo posterior à tomada da pílula do dia seguinte, pode haver alteração na característica do sangramento menstrual. A mulher pode apresentar um sangramento reduzido e antes do período esperado para vir a menstruação. Isso ocorre por causa da desregulação provocada pela medicação.

Como saber se a pílula do dia seguinte não funcionou?

As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual. Se houver menstruação (lembrando que é possível que o medicamento cause atrasos), então a pílula funcionou. Caso a menstruação não desça, recomenda-se que a mulher faça um teste de gravidez cerca de 5 a 7 dias após ter feito uso do medicamento.

Quantos dias de atraso a pílula do dia seguinte pode causar?

Não é esperado que você sangre (menstrue) após usar a pílula do dia seguinte. Em cerca de 15% das mulheres a menstruação poderá antecipar em até 7 dias. Aproximadamente 30% das mulheres terão um atraso menstrual que na metade dos casos não passa de 7 dias.

O que fazer para saber se a menstruação vai descer?

como saber se a menstruação vai descer?.
1 - dor de cabeça. ... .
2 - mudança repentina de humor. ... .
3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ... .
4 - aparecimento de espinhas. ... .
5 - cólica e seus efeitos colaterais. ... .
6 - mudança na cor da secreção natural..